English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Diferenças da Torah
Algumas partes da Torah abordam aspectos mais apurados de algumas seções do código de Hamurabi que tem a ver com o direito de propriedade, e devido a isso alguns especialistas sugerem que os hebreus tenham derivado sua lei deste. No entanto, o livro Documents from Old Testament Times (Documentos da época do Velho Testamento) diz: "Não existe fundamento algum para se assumir qualquer empréstimo pelos hebreus dos babilônicos. Mesmo se os dois conjuntos de leis diferem pouco na prosa, eles diferem muito no espírito."

Código de Hamurabi Torah
Pena de morte para roubo de templo ou propriedade estatal, ou por aceitação de bens roubados. (Seção 6) Roubo punido por compensação à vítima. (Ex. 22:1-9)
Morte por ajudar um escravo a fugir ou abrigar um escravo foragido. (Seção 15, 16) "Você não é obrigado a devolver um escravo ao seu dono se ele foge do dono dele para você." (Deut. 23:15)
Se uma casa mal-construída causa a morte de um filho do dono da casa, então o filho do construtor será condenado à morte (Seção 230) "Pais não devem ser condenados à morte por conta dos filhos, e os filhos não devem ser condenados à morte por conta dos pais." (Deut. 24:16)
Mero exílio por incesto: "Se um senhor (homem de certa importância) teve relações com sua filha, ele deverá abandonar a cidade." (Seção 154) Pena de morte por incesto. (Lev. 18:6, 29)
Distinção de classes em julgamento: Severas penas para pessoas que prejudicam outras de classe superior. Penas médias por prejuízo a membros de classe inferior. (Seção 196–205) Você não deve tratar o inferior com parcialidade, e não deve preferenciar o superior. (Lev. 19:15)

2007-01-03 23:14:36 · 2 respostas · perguntado por RELIGIÃO MATA E CEGA 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

2 respostas

Antes de julgar se um código de leis antigas é válido ou não, faz-se necessário lembrar que ele era válido há milhares de anos. Então, na época, e na região em que o Código de Hamurabi era adotado, ele era, possivelmente, confiável, sim. O Código de Hamurabi é muito anterior à Bíblia, não há meio de comparação entre eles, porque são frutos de épocas diferentes.

2007-01-03 23:24:51 · answer #1 · answered by Verbena 6 · 1 0

Uma vez que o Código de Hamurabi, atualmente, é utilizado como simples menção na história do Direito não vejo por que invalidá-lo. A noção de direitos, ética, moralidade é inerente a cada povo.
Em uma questão acadêmica, o Código de Hamurabi e a Torah são a base do Direito Moderno, uma vez que este utilizou muito daqueles para redigir seus textos e nortear sua noção de ética.
A Torah e o Código de Hamurabi tratam de vários assuntos referentes à convivência em sociedade, direitos e deveres de cada cidadão. É claro que a essência de um e de outro é completamente diversa.

2007-01-03 23:38:11 · answer #2 · answered by Maya 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers