English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por que milhares que fizeram tansfusoes de sangue precisam fazer testes urgente?

Quem fez transfusão há mais de 14 anos deve se submeter a teste

O médico especialista em doenças infecciosas e parasitárias Rafael Sani Simões fez um alerta para a possibilidade do Brasil enfrentar um surto de hepatite C a partir de 2011. Segundo ele, todas as pessoas que receberam sangue antes de 1992 têm grandes riscos de estarem infectadas e não saberem.

Ele argumenta que antes de 1992 o sangue destinado as transfusões não era analisado para detecção do vírus da hepatite C, pois não se conhecia completamente essa forma de hepatite.

“Hoje em dia, já sabemos que essa doença pode não se manifestar por até 20 anos. Por esse motivo, cerca de 90% dos contaminados desconhecem suas condições e descobrem que estão infectados em um estágio já muito avançado”, explica Simões.

O especialista diz que a doença age silenciosamente e raramente provoca sintomas. “Sem dar sinais, evolui para quadros graves, como cirrose ou câncer, sem que o paciente perceba o risco para a sua saúde.”
http://www.bomdiasorocaba.com.br/index.asp?jbd=2&id=108&mat=55695
Para facilitar diagnóstico precoce e tratamento adequado, o médico aconselha as pessoas que receberam transfusão antes de 1992 a fazer teste de hepatite C.

2007-01-03 22:00:45 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

3 respostas

Isso é preocupante. A hepatite C é uma doença grave que pode se transformar em câncer hepático. As transfusões são um grande risco. Imagine as pessoas que dependem dela para viver como os renais crônicos.

2007-01-07 03:38:46 · answer #1 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 0 0

Caro colega,

Você já fez essa pergunta uma vez (http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ask5WO7sFkTHyoY0acfngQDI6gt.?qid=20070103051000AACguqQ&show=7#profile-info-9ba184a0ff0636963d2641ae5a151e1caa), e está apresentando uma "notícia velha" como se fosse uma bomba. Já se sabe a respeito da hepatite C há um bom tempo, e esse "surto de hepatite C a partir de 2011" está muito mal explicado.

Já foram feitas várias campanhas para esclarecer a população a respeito desse assunto, sempre por organizações não-governamentais, incentivando o diagnóstico precoce.

Dizer que "90% dos infectados descobrem a doença em estágio muito avançado" é ser alarmista e disseminar o pânico. A grande maioria dos portadores de hepatite C que conheço descobriu que tinha o vírus ao doar sangue. De fato, 90% dos portadores do vírus ainda desconhece que tem a doença, mas daí a dizer que "90% dos portadores só descobrem a doença em estágio muito avançado", vai uma grande distância.

Se você quer saber, realmente, mais sobre a hepatite C, recomendo o site do Grupo Otimismo (http://www.hepato.com/), o site do Grupo Esperança (http://www.grupoesperanca.org.br/), o site do HCVida (http://www.hcvida.com.br/) e o site do dr. Drauzio Varella (http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/hepatitec.asp). Recomendo também a leitura do livro do dr. Luiz Caetano da Silva, "O Fígado Sofre Calado". É muito esclarecedor, e não dissemina o pânico gratuito...

Quanto à colega acima, o autor da pergunta não está falando de Aids, e sim de hepatite C...

2007-01-03 22:12:24 · answer #2 · answered by Verbena 6 · 1 0

Gatu Esperto, eu não quis dizer que era para não mostrar os fatos, mas só para tomar cuidado em não exagerar... Hipoteticamente, não estou dizendo que ocorreu!

Não foi a intenção parecer que eu estava censurando algo ou criticando, mas sabe como tem gente que é meio fanática por aí, né...? ^^

Nota adicional:
Além do mais, não entendo muito sobre doação, transfusão e coisas relacionadas ao sangue... Prefiro não dar muita opinião nisso!

2007-01-08 05:16:50 · answer #3 · answered by Makoto 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers