English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-03 20:38:44 · 7 respostas · perguntado por Mari 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

A par do altar (ou mesa do sa­cri­fício) deve haver nas igrejas um am­bão (ou mesa da palavra), espécie de estante de forma e matéria condizentes com as do altar, voltada para a assembleia. De lá se fazem as leituras e normalmente a homilia.

2007-01-03 21:16:15 · answer #1 · answered by Francisco 7 · 1 0

Pequena tribuna ou púlpito existente nas primitivas igrejas cristãs destinado a leituras e cantos litúrgicos.

2007-01-03 20:50:29 · answer #2 · answered by . 6 · 2 0

S. f.
1. Tablado pequeno, comum nas primitivas igrejas cristãs, utilizado para prédicas, cantos litúrgicos, etc., e que, no séc. XIV, foi substituído pelo púlpito.

Digitei a palavra Ambão no programa do Aurelio e pronto, ele dá a resposta... Recomendo esse Dicionário Digital, procure na net e baixe pra você é muito bom...

Um abraço..

2007-01-03 21:50:25 · answer #3 · answered by John Nash 2 · 0 0

Um suporte para colocar objetos religiosos.

2007-01-03 21:20:56 · answer #4 · answered by Enzo- 7 · 0 0

Ambão é um pedestal, uma certa estante, um apoio com pé para se apoiar o livro de leituras durante a missa.

2007-01-03 21:00:23 · answer #5 · answered by jgn 3 · 0 0

Não é ambão! É LAMBÃO!... O que você encontra por aí, nessas "igrejinhas" atrás de púlpitos improvisados.

2007-01-03 23:04:33 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

2. O ambão

Aqui está uma palavra que não é corrente na nossa língua. Não admira. "Ambão" é um termo derivado da língua grega, na qual quer dizer lugar para onde se sobe. Os ambões antigos tinham sempre degraus. O ambão é o lugar da proclamação da Palavra de Deus. A elevação que lhe corresponde facilita a transmissão da palavra e a visibilidade do leitor, que são duas coisas importantes. A maior parte das igrejas não possuem ambão, mas sim uma estante das leituras, o que não é a mesma coisa: O lugar das leituras deve ser um ambão estável e não uma simples estante móvel.

É do ambão que se proclamam as leituras e o salmo responsorial. Pode também fazer-se do ambão a homilia e a oração dos fiéis. Mas não se devem fazer do ambão os comentários e introduções às leituras, nem dirigir daí o canto da assembleia. A dignidade da palavra de Deus é tão grande que merece um lugar que lhe seja reservado.

Para realçar a importância do ambão, convém adorná-lo com sobriedade, colocando junto dele algumas flores. Mas não devem ser tantas que desviem para elas a atenção dos fiéis que escutam a Palavra de Deus. É que esta Palavra é muito mais importante do que as flores. E tudo o que possa diminuir ou desviar a atenção dos fiéis durante a proclamação da Palavra, presta um mau serviço litúrgico.

Para que as leituras sejam bem ouvidas por todos, a igreja deve estar devidamente sonorizada. E para que os leitores possam ver bem o texto dessas leituras, deve haver luz suficiente no ambão. Embora sejam os leitores que devem ter o cuidado de verificar, antes da missa, se o leccionário está aberto na página certa, não fica mal aos acólitos lembrar-lhes isso, se eles se esquecerem de o fazer.

Quando, na celebração da missa dominical, o segundo leitor acaba de proclamar a sua leitura, um dos acólitos vai ao ambão, tira o leccionário e guarda-o, para que o diácono ou o presbítero que vai ler o evangelho, possa colocar o evangeliário na estante do ambão.

2007-01-03 20:52:10 · answer #7 · answered by Gui 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers