English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

quero saber o conceito, tipos de lesões, principais problemas pós tce

2007-01-03 14:10:50 · 6 respostas · perguntado por SONORA 1 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

6 respostas

O Traumatismo crânio-encefálico é também conhecido pelas suas iniciais TCE. Trata-se de um tipo de traumatismo na cabeça, geralmente de sérias conseqüências e que pode ser devastador do ponto de vista da personalidade. A Alteração da Personalidade (AP) devido ao TCE diferencia-se dos chamados Transtornos da Personalidade (TP) pela origem ambiental da AP.
O TCE pode também acompanhar-se de seqüelas físicas graves que requerem tratamento intensivo precoce, normalmente em unidades de terapia intensiva (UTI) e reabilitação neurológica e fisioterápica prolongadas. As seqüelas cognitivas mais importantes são a amnésia, desorientação e transtornos da percepção. A morbidade a longo prazo, que é o aspecto mais preocupante, se deve às eventuais conseqüências emocionais e do comportamento. Afetando a região frontal ou fronto-temporal pode ter como seqüelas a desinibição sexual exagerada e inconveniente, agressividade, apatia, ansiedade contínua e labilidade do estado de ânimo. Os pacientes com esses sintomas são incapazes de participar dos programas de reabilitação convencionais.

2007-01-03 14:41:02 · answer #1 · answered by Juarez dos Reis Correa 4 · 0 0

Não sei..
Estou fazendo testes....
Dou fortes porradas na cabeça da minha sogra, mas a velha é mesmo "cabeça dura"....
hehehe

2007-01-07 09:36:06 · answer #2 · answered by Douglas o sabe tudo 2 · 0 0

AHH Pelo o que eu sei o traumatismo crânio_encefálico é por exemplo se uma pessoa levar um golpe muito forte na cabeça ou ser atropelado se ela levar um golpe muito forte na cabeça com isso o celebro ficara com algumas lesões tipo o traumatismo crânio-encefálico isso significa que á pessoa(SER POR A CASO ELA SOBREVIVER AO ACIDENTE E PODER SAIR DO HOSPITAL)Ela terá varias consequencias como:Falta de movimentação no corpo por exemplo do lado direito ela não poderá se movimentar só do dado esquerdo o traumatismo crânio-encefálico SIGNIFICA QUE Á PESSOA PERDEU ALGUM MOVIMENTO DO SEU CORPO ficou palarisado por causa do acidente e muitas vezes isso não tem cura.....Á pessoa permanecera sem poder se movimentar alguma parte do corpo:nao podendo falar,andar,ou movimentar á cabeça para o lado etc..EU SEI PORQUE TENHO 5 PESSOAS DA MINHA FAMILIA QUE SÃO ENFERMEIROS E EU JÁ OUVI UMA CONVERSA DELES SOBRE ISSO espero poder ter ajudado á exclarecer á sua duvida

2007-01-03 14:36:40 · answer #3 · answered by Lyne 4 · 0 0

O Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE) acompanha a humanidade desde os seus primórdios. A incidência desta afecção aumenta em relação direta com o desenvolvimento tecnológico e a modernização. Atualmente é a maior causa de morbidade e mortalidade nas comunidades; é a terceira causa mais comum de morte nos EUA, excedido apenas por doenças cardio-vasculares e câncer. No Brasil não existem dados estatísticos confiáveis.

O tratamento clínico desta afecção ainda é controvérsia nos grandes centros do mundo. O manuseio terapêutico tem embassamento no conhecimento das injúrias cerebrais primárias e secundárias. As injúrias primárias representam os efeitos imediatos e/ou irreversíveis da dissipação de energia dentro da substância cerebral. A vasta maioria desses fenômenos ocorrem dentro dos millisegundos do impacto ou penetração. As injúrias primárias incluem as disrupturas neuronais ou gliais diretas, as injúrias vasculares e as injúrias de partilhação ( explosão temporal, lacerações ). As injúrias primárias são melhores compreendidas quando separadas em focais ( hematoma, contusão, laceração, hemorragia ), ou difusas ( hemorragias petequiais múltiplas, inchaço cerebral, disfunção transitória ( confusão, amnésia, inconsciência ) e lesão axonal persistente ( inconsciência longa, lesão axonal difusa ). Existe uma forte evidência de que as lesões primárias podem ocorrer em tempo posterior ao trauma, tal como horas, conhecidas como lesões primárias tardias.

Imediatamente depois do insulto primário, uma série de eventos reativos iniciam, alguns causam aceleração ou aumento da injúria celular inicial e outros causam novas injúrias. Esta cascata complexa de eventos constituem as injúrias cerebrais secundárias, que podem ser categorizadas de várias formas. Eventos extra-cranianos como hipotensão e hipóxia, podem ocorrer como resultado da injúria primária ou devido ao trauma sistêmico, aspiração ou má-condutas nas manobras de ressuscitação. Além disso, alterações metabólicas, desequilíbrios fluidos ou eletrolíticos, e infecção local ou sistêmica podem agravar a injúria traumática. No nível celular, ocorrem reações bioquímicas que podem resultar em morte das células parcialmente injuriadas.

Diferentemente da injúria primária, os processos bioquímicos e sistêmicos que constituem a injúria cerebral secundária pode ser amenizada por uma variedade de intervenções ou terapias farmacológicas. Assim, o focus dos cuidados clínicos estão diretamente direcionados : (1) a prevenção da isquemia cerebral; (2) ao fornecimento do substrato fisiológico para manutenção da energia celular; e, (3) a prevenção das complicações.

2007-01-03 14:20:59 · answer #4 · answered by Jiraya Novikoff 1 · 0 0

golpe na testa, tão duro que chega ao cérebro

2007-01-03 14:18:43 · answer #5 · answered by cmaxbenavides 2 · 0 0

é uma lesão no crÂnio

2007-01-03 14:17:54 · answer #6 · answered by Rafael 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers