O Traumatismo crânio-encefálico é também conhecido pelas suas iniciais TCE. Trata-se de um tipo de traumatismo na cabeça, geralmente de sérias conseqüências e que pode ser devastador do ponto de vista da personalidade. A Alteração da Personalidade (AP) devido ao TCE diferencia-se dos chamados Transtornos da Personalidade (TP) pela origem ambiental da AP.
O TCE pode também acompanhar-se de seqüelas físicas graves que requerem tratamento intensivo precoce, normalmente em unidades de terapia intensiva (UTI) e reabilitação neurológica e fisioterápica prolongadas. As seqüelas cognitivas mais importantes são a amnésia, desorientação e transtornos da percepção. A morbidade a longo prazo, que é o aspecto mais preocupante, se deve às eventuais conseqüências emocionais e do comportamento. Afetando a região frontal ou fronto-temporal pode ter como seqüelas a desinibição sexual exagerada e inconveniente, agressividade, apatia, ansiedade contínua e labilidade do estado de ânimo. Os pacientes com esses sintomas são incapazes de participar dos programas de reabilitação convencionais.
2007-01-03 14:41:58
·
answer #1
·
answered by Juarez dos Reis Correa 4
·
0⤊
0⤋
traumatismo quer dizer "pancada", crânio-encefálico quer dizer que foi no encéfalo, é sinônimo de cérebro.P.ex, alguém cai de uma moto de bate com a cabeça no meio fio, saindo sangue.Ele teve um traumatismo crânio-encefálico.Dependendo da lesão no cérebro a pessoa terá sua recuperação.são n possibilidades de recuperação, considerando o local do trauma(ferimento), profundidade da lesão, menor ou maior as possibilidades de recuperação.
2007-01-04 10:28:26
·
answer #2
·
answered by JAS 7
·
0⤊
0⤋
1. Traumatismo = lesão no osso
2. Crânio = ossos que protegem o cérebro
3. Encefálico = ossos que protegem o encéfalo (= cérebro + cerebelo + bulbo)
Ou seja, 'rachou o tatu', e os principais problemas dependem do grau de lesão. Abaixo desses ossos, existem as 3 meninges e o Líquor, que protegem o cérebro, o encéfalo todo. Se a lesão atingir os neurônios (encéfalo), então depende da região. Se pegar o bulbo, por exemplo, a respiração e os movimentos cárdio-respiratórios, o controle do vômito ficam comprometidos. Se pegar o córtex cerebral, pode ter alterações na fala, no pensamento, na crítica. Enfim, cada situação depende de avaliação minuciosa, e a PSICONEUROLOGIA tem técnicas de ponta para reverter lesões e melhorar a vida do paciente.
boa sorte.
2007-01-03 14:25:03
·
answer #3
·
answered by Camaradad´água 4
·
0⤊
0⤋
É quando você tem uma lesão no crânio e cérebro decorrente de um traumatismo, que pode ser contuso ou perfurante (fratura, avulsão, hemorragia, isquemia, perda de substância, infecção, lesão neurológica, coma, morte cerebral...).
Os "problemas pós-tce" vão depender da extensão da lesão, da localização e da gravidade do traumatismo, é um assunto tão extenso que dá para escrever um livro, se você descrever a lesão (localização, tipo de traumatismo, extensão, se tiver algum laudo radiológico...) fica mais fácil poder te explicar alguma coisa melhor.
Pode contar comigo, ok?
2007-01-03 14:22:18
·
answer #4
·
answered by Gravitolino Nonato 6
·
0⤊
0⤋