English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que estes conspiram tanto? Porque estes nos dizem que comer carne faz mal? Que pecado é este que estamos cometendo em comer carne?

2007-01-03 04:44:26 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

4 respostas

Não sei... não há nada de errado em comer carne. Os animais selvagens fazem isso o tempo inteiro. Nós tb somos animais, e não seres extraterrestres.

Se há uma coisa de errada em relação a carne, ela está nos abatedouros, q as vezes parecem mais presídios e salas de torturas para animais.

Por acaso puniriam os tigres indianos por comerem pessoas? Ou os lobos por devorarem búfalos? Isso é perfeitamente normal na natureza, então pq não seria perfeitamente normal para nós? Tb somos caçados e tb somos caçadores. O problema é q transformamos a caça em uma indústria.

2007-01-03 08:59:12 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Na verdade não estamos pecando ao comer carne, mas seria ótimo se parássemos com isso...

Já li sobre abatedouros e sobre a forma de abate dos bois, frangos e outros animais e fiquei enojado! Quero parar de comer carne, mas é tãããão difícil!

Pelo menos carne vermelha já parei de comer... ^^

2007-01-03 13:55:04 · answer #2 · answered by Makoto 6 · 2 0

.
Um churrasco e uma cervejinha vai bem, não?
.

2007-01-03 15:56:23 · answer #3 · answered by Biggi 7 · 0 0

Pergunta complexa...

Inicialmente, pq o conceito de pecado é muito complicado para se aplicar a comer carne. A Bíblia condena o consumo de carne? Em algumas situações, sim - e nota-se mesmo em alguns textos prega-se que o ideal é não comer carne (animais em geral), por serem pouco saudáveis, apresentarem alto risco de contaminação ou por dificultar a harmonização entre os seres. Mas em outras o texto ou é omisso ou fala abertamente em matança de animais.
Em textos budistas e hindus e em algumas vertentes do espiritismo essa relação entre espiritualidade e consumo de carne é tratada de forma mais aberta, com vedações expressas.
Só que, pessoalmente, eu não gosto da utilização de textos simbólicos com pragmatismo, para comprovação de um ponto de vista.

Mas, vamos pensar em vegetarianos. Porque dizem que carne faz mal? Normalmente porque têm experiência própria no assunto, sentem-se melhor sem a carne e acham interessante compartilhar. Sem contar a questão da defesa dos animais, em que muitos vegetarianos tentam se colocar em defesa do que não têm voz.

Agora, sem entrar no conceito de "pecado" que é religioso e demandaria uma análise teológica extensa, por que se combate o consumo de carne?
Simplesmente porque na outra ponta desse hábito - que nutricionalmente é desnecessário (afirmação reconhecida pela ADA - American Dietetic Association - e pela USDA - Unites States Department of Agriculture, baseada em estudos diversos) - há um animal que sofre durante a criação/manejo e morre violentamente no processo de abate.

A questão é: a cadeia alimentar se aplica aos seres humanos? Questionável essa afirmação hoje em dia. Nós somos uma espécie que, pra início de conversa, tem a agricultura. E, infelizmente, também a pecuária. Que cadeia alimentar é essa que prescinde da caça, da busca pelo alimento, em que há uma abundância absurda de nutrientes e que o consumo de carne é feito normalmente apenas para satisfação de um desejo alimentar? Em que o alimento é descaracterizado, cortado, fatiado, frito, temperado...
Ainda, em que a carne é armazenada e - ao contrário de grãos, por exemplo - apodrece rapidamente - mesmo resfriada - ou tem que ser mantida em nada saudáveis concentrações de gordura, sal e/ou conservantes químicos para se manter até o consumo?
Quantas pessoas conhecemos que comeriam sem o menor problema um tolete de carne crua e quente. Ou mesmo um ovo cru sem demonstrar nojo, ou mesmo um copo de leite não pasteurizado tirado da vaca?
Contra ponto, quantas pessoas comem frutas direto do pé quando têm a oportunidade sem a menor exitação?

Os vegetais são seres vivos? Sem dúvida. Mas esses sim são indispensáveis à dieta (por mais que uma pessoa diga que é "carnívora", não sobrevive muito tempo sem vegetais, o que inclui cereais como arroz, trigo, milho, batata e seus derivados, além das fontes de vitamina C que são exclusivamente vegetais, entre outros micronutrientes. Mas o contrário - comer apenas vegetais - é possível, e se bem planejado traz uma qualidade alimentar invejável).
Ademais, são seres que não são dotados de sistema nervoso central, não têm estrutura familiar - coisas que os animais têm e demonstrar claramente ao sentir dor ou ao ver um companheiro abatido.

Além disso, há conseqüências ecológicas graves pela criação de animais em larga escala - acúmulo de dejetos e poluição de lençóis de água, poluição do ar por liberação de gases intestinais nessas criações (metano, principalmente), poluição do meio ambiente no abate (descarte inadequado de sangue e víceras), uso irracional da água (usa-se muito mais água na criação de animais do que para produzir a mesma quantidade/qualidade de proteína de origem animal), incentivo a monoculturas (soja, principalmente, para alimentação de animais).

Há inúmeras comunidades online, sites e livros sobre vegetarianismo e suas vertentes - incluindo o veganismo e o movimento de "libertação animal" - em que esses pontos de vista e outros são tratados.

Acredito que é muito saudável ao menos que o ato de comer carne não seja encarado como um hábito corriqueiro e sem conseqüências - seja para a saúde, para os animais, para o meio ambiente.

2007-01-03 14:28:40 · answer #4 · answered by renata1978 5 · 2 2

fedest.com, questions and answers