English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Transfusões de sangue potenciam um novo surto de Creutzfeld-Jacob


Hugo Bordeira
em Londres
Centenas de pessoas no Reino Unido poderão estar em risco de contrair a doença de Creutzfeld-Jakob, a variante humana da doença das vacas loucas, através de sangue contaminado ou em cirurgias realizadas com instrumentos infectados. Esta é pelo menos a convicção do cientista britânico John Collinge, um especialista da Unidade Prião do Medical Research Council de Londres, que analisou um grupo de 66 pessoas vítimas de transfusões de sangue infectado e chegou à conclusão de que pelo menos três faleceram de causas directamente relacionadas com a doença.

"O facto de três indivíduos deste grupo, que sabemos ter sido exposto através de sangue contaminado, terem desenvolvido a doença de Creutzfeld-Jakob sugere que a infecção pode ser transmitida de forma muito eficaz por esta via, pelo que o risco para os restantes indivíduos contaminados é bastante elevado", escreve o professor, num relatório publicado na revista científica The Lancet.

Esta facilidade de propagação através de sangue infectado torna a doença potencialmente mais perigosa do que se pensava. Na verdade, sendo um vírus originado na Encefalopatia Espongiforme Bovina (também conhecida como BSE ou "doença das vacas loucas"), os principais receios tinham que ver com a propagação através de carne contaminada. No entanto, este estudo sugere que o risco de contaminação é maior através da transfusão de sangue, uma vez que por esta via não existe a barreira da mutação do vírus que ocorre na transmissão entre espécies.

Do grupo de 66 pessoas que se sabe terem sido contaminadas através de transfusões de sangue, 39 morreram de causas não relacionadas (34 das quais nos cinco anos seguintes à infecção) e sabe-se que três faleceram devido a lesões provocadas por priões (proteínas transmitidas pela doença que se propagam e destroem as células cerebrais). Neste momento há 24 indivíduos portadores do vírus que podem vir a desenvolver a nova variante da doença de Creutzfeld-Jakob, que segundo os médicos tem um período de incubação relativamente longo - tipicamente vários anos - mas, uma vez activa, é geralmente fatal ao fim de um ou dois anos.

Nos três casos estudados pelo professor John Collinge, a doença desenvolveu-se em seis/sete anos, bastante mais depressa do que nos casos de transmissão por carne contaminada. O último paciente analisado, cuja identidade foi reservada por motivos de privacidade, contraiu o vírus numa transfusão de sangue com 23 anos e começou a ter sintomas ao fim de sete anos. Iniciou um tratamento experimental em 2004 nesta unidade de investigação médica e acabou por falecer um ano depois, já com 32.

Uma conclusão que levanta receios de uma segunda epidemia no Reino Unido e deixou em alerta o Serviço Nacional de Sangue britânico, que já reconheceu não ter testes de despistagem capazes de detectar o vírus. Até à data, a doença já provocou 160 vítimas mortais no país, a maioria das quais jovens que ingeriram carne contaminada.
http://dn.sapo.pt/2006/12/09/sociedade/transfusoes_sangue_potenciam_novo_su.html

2007-01-03 00:23:49 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

4 respostas

Gatu Esperto, toma cuidado com essas perguntas...

Se continuar batendo tanto na mesma tecla, vai acabar fazendo as pessoas ficarem com medo de doar sangue...

2007-01-03 00:30:24 · answer #1 · answered by Makoto 6 · 1 0

Muito interessante, espero realmente que este tipo de pergunta, sirva para refletirmos sobre todas as "grandes" descobertas ... O maravilhoso avanço na engenharia genética...E nós no Brasil? Como podemos nos proteger dos transgênicos? Dos venenos colocados nas lavouras? Você tem certeza absoluta, que esses alimentos não trazem nenhuma seqüela?E qual a seqüela do excesso de hormônio colocado nas aves, nos peixes, no boi?Quantos alimentos transgenicos ingerimos?
Bom começar a se preocupar com essas questões... algumas doenças são fatais ... as piores são as que deixam seqüelas.
Tenha um bom dia.

2007-01-03 01:04:59 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

O fato é que as pessoas consomem muitos produtos de origem animal ecom isso devoram não só os animais mas também grande reservas florestais as quais são devastadas para a criação de bovinos, deve ser a vingança das vacas....

visite
www.mundonovo.org

2007-01-03 00:29:09 · answer #3 · answered by Pâmi Gárcia 1 · 0 0

Ótimo, então a solução é abanmdonar a transfusão de sangue e recorrer á tratamento arriscados ausentes de transfusão de sangue!

Milhões de pessoas irão sofrer com esse regresso da medicina, mas tudo devido aos dogmas das religiões, que são mais importantes que a própria humanidade...

Viva a opressão religiosa!!!

:-(

2007-01-03 04:37:02 · answer #4 · answered by Jeanioz 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers