Quem fez transfusão há mais de 14 anos deve se submeter a teste
O médico especialista em doenças infecciosas e parasitárias Rafael Sani Simões fez um alerta para a possibilidade do Brasil enfrentar um surto de hepatite C a partir de 2011. Segundo ele, todas as pessoas que receberam sangue antes de 1992 têm grandes riscos de estarem infectadas e não saberem.
Ele argumenta que antes de 1992 o sangue destinado as transfusões não era analisado para detecção do vírus da hepatite C, pois não se conhecia completamente essa forma de hepatite.
“Hoje em dia, já sabemos que essa doença pode não se manifestar por até 20 anos. Por esse motivo, cerca de 90% dos contaminados desconhecem suas condições e descobrem que estão infectados em um estágio já muito avançado”, explica Simões.
O especialista diz que a doença age silenciosamente e raramente provoca sintomas. “Sem dar sinais, evolui para quadros graves, como cirrose ou câncer, sem que o paciente perceba o risco para a sua saúde.”
Para facilitar diagnóstico precoce e tratamento adequado, o médico aconselha as pessoas que receberam transfusão antes de 1992 a fazer teste de hepatite C.
http://www.bomdiasorocaba.com.br/index.asp?jbd=2&id=108&mat=55695
2007-01-03
00:10:00
·
6 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
http://tratamentosalternativos.blogspot.com/2007/01/quem-fez-transfuso-h-mais-de-14-anos.html
2007-01-03
00:16:26 ·
update #1
Sabem por que os hemocentros nescessitam de sangue? por que eles cobram pelo sangue como contam a amiga acima com experiencia.. e combram nao so do paciente, mas tambem do governo.. Ha muita coisa errada nisso. ja existem muitos tratametnos eficazes alternativos e muitas transfusoes sao feitas desnecessariamente.
inclusive se os gays e quem tiver transado com outro homem no ultimo ano, nao podem doar sangue, eh porque tem coisa errada ai. o sangue ainda nao eh seguro. existe um periodo de ate 60 dias onde os virus nao sao detectados pelos exames.
mas a mafia do sangue continua fazendo sua falsa propaganda.
fiquem alertas a isso. sei que serei negativado mas e a pura verdade.
uma bolsa de sangue vale caro ao governo e quem sai ganhando com isso?
procurem saber sobre novos tratametnos disponivies e ficarao surpresos....
abraco e parabens pela boa intencao e a mor ao proximo, sei que vcs estao sendo sinceros ao fazer isso, mas muitos estao sendo enganados...
2007-01-03 04:16:49
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
0⤊
1⤋
Caro colega,
Posso contar a minha história? Tenho 28 anos, e tomei uma transfusão de sangue logo que nasci. Era receber a transfusão ou morrer. E não existia a possibilidade de um "tratamento alternativo", porque eritroblastose fetal é algo que só se resolvia, na época, com transfusão.
Ou seja, se eu não tivesse tomado aquela tranfusão, hoje eu não estaria aqui.
Acontece que, há 10 anos, fui doar sangue e descobri que tinha hepatite C. Eu peguei, sim, naquela transfusão. Aquela mesma transfusão que salvou minha vida, quando eu era recém nascida. Só que, no meu caso, o diagnóstico foi "precoce" (18 anos após a contaminação), e eu sempre levei uma vida muito regrada, nada de álcool, comidas gordurosas, etc. Isso fez com que o tratamento fosse mais eficaz, na minha opinião.
Então, ao invés de fazer campanha contra a transfusão de sangue (que é algo que, em boa parte dos casos, é necessário e salva vidas), que tal aproveitar essa sua pergunta para fazer uma campanha pelo diagnóstico precoce da hepatite C? Hepatite C tem tratamento, disponível pelo SUS, inclusive. Mas é necessário o diagnóstico precoce, ok?
2007-01-03 10:56:43
·
answer #2
·
answered by Verbena 6
·
1⤊
0⤋
Eu fiz transfusão de sangue em 1986, em virtude de um grave acidente que sofri (foram 32 bolsas de 380ml em média).
E essa notícia me deixou muito preocupado. Mas, se eu fizer o exame agora, e o resultado for "positivo", existe cura??? (Meu e-mail está aberto para comentários)
Meu irmão faleceu com essa doença terrível, que é a Hepatite C!
Um Abraço!
2007-01-03 08:37:03
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O porque já está esplicado pelo médico o importante é avisar e quem estiver dentro desse grupo deverá procurar ajuda médica para prevenir o desenvolvimento da doença que é grave.
2007-01-03 08:24:27
·
answer #4
·
answered by Solange Macedo C 6
·
0⤊
0⤋
Mas então não é só no Brasil, é no mundo todo!!
A Organização Mundial da Saúde, da ONU, deve ter chegado à conclusão que os testes não são necessários, pois em caso contrário já estaria alertando a população.
2007-01-03 08:20:50
·
answer #5
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
Li a notícia e fiquei surpresa. Realmente é uma infelicidade que antes de 1992 não existisse testes para fazer no sangue em relação à hepatite C. É melhor, quem fez transfusão, por cautela fazer o exame.
Vou utilizar a fonte e mandar por e-mail para os meus amigos. obrigada
2007-01-03 08:15:49
·
answer #6
·
answered by Felicidade 6
·
0⤊
1⤋