A auto-hemoterapia é um procedimento polêmico, por isso coloquei texto de dois sites. O primeiro defende e o segundo reprova a técnica. Leia e tire você mesma as conclusões. Espero que ajude.
A favor => Auto-Hemoterapia é um recurso terapêutico de baixo custo, simples que se resume em retirar sangue de uma veia e aplicar no músculo, estimulando o Sistema Retículo Endotelial, quadruplicando os macrófagos em todo organismo. A técnica é simples: retira-se o sangue de uma veia comumente da prega do cotovelo e aplica-se no músculo, braço ou nádega, sem nada acrescentar ao sangue. O volume retirado varia de 5ml à 20ml, dependendo da gravidade da doença a ser tratada.
As doenças infecciosas, alérgicas, auto-imunes, os corpos estranhos como os cistos ovarianos, miomas, as obstruções de vasos sangüíneos são combatidas pelos macrófagos que, quadruplicados, conseguem assim vencer estes estados patológicos ou pelo menos, abrandá-los. No caso particular das doenças auto-imunes a autoagressão decorrente da perversão do Sistema Imunológico é desviada para o sangue aplicado no músculo, melhorando assim o paciente.
O sangue, tecido orgânico, em contato com o músculo, tecido extra-vascular, desencadeia uma reação de rejeição do mesmo, estimulando assim o S.R.E. A medula óssea produz mais monócitos que vão colonizar os tecidos orgânicos e recebem então a denominação de macrófagos. Antes da aplicação do sangue, em média a contagem dos macrófagos gira em torno de 5%. Após a aplicação a taxa sobe e ao fim de 8h chega a 22%. Durante 5 dias permanece entre 20 e 22% para voltar aos 5% ao fim de 7 dias a partir a aplicação da auto-hemoterapia. A volta aos 5% ocorre quando não há sangue no músculo.
Histórico
--------------------------------------------------------------------------------
Em 1911, F. Ravaut registra: modo de tratamento auto (uno mismo, haima - sangra) empregado em diversas enfermidades infecciosas, em particular na febre tifóide e em diversas dermatoses. Ravaut usa a auto-hemoterapia em certos casos de asma, urticária e estados anafiláticos (dicionário enciclopédico de medicina, T.1 de L. Braier).
Em 1941 o Dr. Leopoldo Cea, no Dicionário de Términos Y Expressiones Hematológica, pg 37, cita: auto-hemoterapia, método de tratamento que consiste em injetar a um indivíduo cierta cantidad de sangre total (suero Y glóbules) tomada de este mismo indivíduo.
H. DOUSSET - AUTO-HEMOTERAPIA - Técnicas indispensáveis. É útil em certos casos para dessensibilizações - 1941.
Stedman - Dicionário Médico - 25ª edição - 1976 - pág 129 - Auto-hemotherapy - auto-hemoterapia - tratamento da doença pela retirada e reinjeção do sangue do próprio paciente.
1977 - Index Clínico - Alain Blacove Belair - auto-hemoterapia - terapêutica de dessensibilização não específica.
Entretanto foi o professor Jesse Teixeira que provou que o S.R.E era ativado pela auto-hemoterapia em seu trabalho publicado e premiado em 1940 na Revista Brasil - Cirúrgico, no mês de Março. Jesse Teixeira provocou a formação de uma bolha na coxa de pacientes, com cantárida, substancia irritante. Fez a contagem dos macrófagos antes da auto-hemoterapia, a cifra foi de 5%. Após a auto-hemoterapia a cifra subiu a partir da 1ª hora chegando após 8 horas a 22%. Manteve-se em 22% durante 5 dias e finalmente declinou para 5% no 7º dia após a aplicação.
Contra => Nenhum estudo científico e o Conselho Federal de Medicina reconhecem a auto-hemoterapia como recurso para tratamento de qualquer que seja a doença. O nefrologista destaca que o paciente submetido ao procedimento pode apresentar hematoma ou infecção no local em que o sangue é injetado. Esta técnica é difundida por meio de um vídeo produzido por um médico do Sudeste do país. O conteúdo explica como fazê-lo e promete curas milagrosas.
Pessoas que se submetem ao método relatam possíveis melhoras em seus sintomas. Contudo, o médico Rômulo Pizzolatti esclarece que “aqueles que, por ventura fizeram a auto-hemoterapia e sentiram-se bem, com certeza, isso se deve ao ‘efeito placebo’ – substância neutra que, às vezes, é prescrita com o intuito de aliviar o sintoma pelo simples fato de o paciente acreditar no efeito terapêutico do produto”.
“Esta prática deve ser parada, pois é, praticamente, charlatanismo. As pessoas não deveriam acreditar em tratamentos miraculosos como este, sem base científica”, declara o nefrologista. O delegado do Conselho Regional de Medicina ressalta ainda que, diante da ilegalidade da auto-hemoterapia, nenhum médico está autorizado a praticá-la. O profissional que for pego pode ser penalizado juridicamente. Denúncias devem ser feitas na Delegacia do Conselho Regional de Medicina no telefone 3433.7223.
A Vigilância Sanitária já fechou uma farmácia no bairro Próspera após confirmar que o estabelecimento permitia a realização da auto-hemoterapia em sua estrutura física. “Primeiro, notificamos o proprietário, que não deixou de descumprir a lei”, conta a fiscal sanitarista, Idelce Cavaler. A farmácia ainda deve ser denunciada ao Ministério Público, assim como outras que vierem a ser autuadas.
2007-01-02 22:02:43
·
answer #1
·
answered by Kurt Gauss 3
·
0⤊
1⤋
No Brasil, é uma técnica aplicada pelo Dr. Luiz Moura, um clinico geral de 78 anos do RJ. Consiste em retirar 10ml de sangue de uma veia da pessoa e injetar em um músculo do braço ou no glúteo, dessa mesma pessoa. No braço 5ml em cada um. No glúteo pode ser 10ml em um só. Isso é feito de 7 em 7 dias. Isso vai gerar, segundo o DR.Luiz, um impulso imunológico poderoso. Elevará a taxa de macrófagos no sangue de 5% para até 22%. Isso fará com que ocorra uma limpeza geral do organismo. Mas, para maiores detalhes, procure na internet. É só colocar a palavra "auto-hemoterapia" no buscador e achar o site do Dr. Luiz. Parece ser uma terapia interessante, mas, como tudo no Brasil, deve ser checada, estudada, analisada, rotulada, carimbada, se quiser voar.
2007-01-02 22:08:22
·
answer #2
·
answered by Zé Paulo 7 3
·
2⤊
0⤋