English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

QUEM ESCREVEU A BÍBLIA NÃO SABIA DISSO?

Vejam o que estah lah em Josué 10, 12-13.
Josué falou ao Senhor no dia em que ele entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse em presença dos israelitas: Sol, detém-te sobre Gabaon, e tu, ó lua, sobre o vale de Ajalon.E o sol parou, e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no meio do céu, e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro.

2007-01-02 20:36:18 · 17 respostas · perguntado por condor_dos_andes 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Em tempo, eu eskeci de dizer: naum acredito nessa bobagem de Josué ter parado o SOL e nem em outras que estao lah.

2007-01-02 20:45:08 · update #1

17 respostas

Isso até se explica pelo fato deles não terem conhecimento de astronomia na época, mas o que é de se estranhar, é que me pleno século XXI acreditarem em outras passagens das quais destaco Adão e Eva; Arca de Noé; Torre de Babel e outras. essas sim são absurdas se interpretadas literalmente, só explicações lógicas, filosóficas ou cientificas, se interpretadas como simbolos, como arquétipos que são, podem dar algum sentido a elas.

Muita Paz,
Jorge

2007-01-03 00:20:52 · answer #1 · answered by Jorge Murta 6 · 8 1

.
Observação interessante. Se esses profetas eram assim dotados de sabedoria e conhecimentos, porque não revelaram isso antes de Galileu?

A interpretação da Bíblia deveria ser feita somente por pessoas "expert" no assunto. Dizem (alguns estudiosos) que a Bíblia já sofreu erros de interpretação desde a sua primeira tradução.
.

2007-01-03 04:58:12 · answer #2 · answered by Skyer 2 · 2 0

A Bíblia está cheia de lendas. Acreditar piamente nela é ignorância.

2007-01-03 09:15:02 · answer #3 · answered by Antonio Luiz F 5 · 1 0

Prezado companheiro, apesar de ser eu um cético ateu, guardo respeito pelos escritos bíblicos, além de ser uma obra literária absolutamente bem feita, seus ensinamentos são bastante úteis.
Lembre-se que o uso de metáforas é uma constante em todos seus textos.
Nesse caso específico devo adverti-lo:
Jusué referiu-se a manter a luz do dia e assim retardar a noite; não importando quem gira para onde.
O que importava era a luz para os guerreiros enxergarem.
Com efeito, provavelmente não sabiam da verdade astrológica, mas para o fim que queria isso não faria diferença.
Podemos considerar ainda, que Josué usou uma "força de expressão" que usamos até hoje quando dizemos por exemplo: o sol tá quente, vou sair do sol, etc...

2007-01-03 05:21:52 · answer #4 · answered by xerxes 3 · 2 1

Naquela época todos ainda acreditavam que era o céu que se movia ao redor da terra, e a mesma permanecia inercia.

E deus nao revelou isso a quem escreveu esse livro !!!

2007-01-03 05:04:28 · answer #5 · answered by DeDe.lOpEs 2 · 1 0

Suponho que seja um mentiroso, já que o Sol sempre esteve parado no sistema solar!rsrs

Mas...falando sério...não podemos levar a biblia ao pé da letra até pq muitas coisas estão por metáforas! tente interpreta-la, quem sabe te ajudará melhor!

2007-01-03 04:39:21 · answer #6 · answered by *Camilla* 7 · 1 0

Se a Bíblia é um livro inspirado por Deus, não deve conter erros, pois Deus não erra... Se existem erros, não foi inspirado! Se uma parte não-inspirada está na Bíblia, quem garante que as demais foram inspiradas...?

Conclusão... A Bíblia não é confiável!!!

2007-01-03 08:12:56 · answer #7 · answered by Makoto 6 · 0 0

Deus deu inspiração aos homens e mulheres da bíblia. E inspiração não é ditado, é melhor entendido como motivação.

Quando o autor do "Livro do Justo" descreveu este momento, provavelmente sua intenção era mostrar aos leitores o "poder de Deus". Ele não tinha intenção em discutir sobre a possibilidade de paralisar o Sol, ou discussões sobre astronomia, onde quem gira é a Terra e não o Sol.
O poder de Deus fez um exército pequeno (dos israelitas), vencer um exército grande (dos amorreus), em um curtíssimo espaço de tempo: apenas um dia de sol.
Para vencer um exército tão grande em pouco tempo, somente parando o tempo. Para parar o tempo, só mesmo parando o responsável pela medida do tempo, o Sol. Então o autor do livro "Josué", repetindo o Livro do Justo, entende que Deus parou o "tempo" para que eles vencecem a batalha.

Exemplo prático: Quando esperamos um ônibus em um ponto de rua, 15 minutos parece 1 hora.
Quando faltam 15 minutos para acabar o tempo de prova no vestibular, parece que temos segundos.

Com certeza o relógio não andou mais rápido ou mais devagar neste dois momentos.

2007-01-03 06:52:31 · answer #8 · answered by mmaia 2 · 0 0

Esses tipos de pergunta não cabe a nós responder...tudo bem que vc não acredita nisso e respeito, mas é impossível alguém saber esse tipo de resposta concretamente até pq isso não envolve somente valores bíblicos, mas tbm religiosos e filosóficos de cada um!
Paz!

2007-01-03 06:27:11 · answer #9 · answered by Isis Naura 3 · 0 0

bem, eu tb n acredito que exista um planeta pequenino chamado b-612 e q o pequeno príncipe mora lá... embora eu tenha aprendido muito sobre amizade com o livro!

acho que a bíblia n nasceu com o propósito de contar o que aconteceu como realmente aconteceu. é a história de um povo, mas uma história romantizada. como são as histórias gregas e romanas.

pq a gente n acredita q atlas está segurando os pilares do céu mas tem q acreditar q noé contruíu uma araca e colocou um casal de TODOS (EU DISSE TODOS) os animais da terra, sendo q devemos incluir até os q já foram extintos e os atuais sobreviventes?

nossa religiosidade n é uma questão de espiritualidade, mas sim uma questão cultural. o brasil é genuinamente católico pq foi colonizado por um país católico, q absorveu os credos católicos de seu colonizador.

a bíblia é o livro dos cristãos. assim como o corão é dos mulçumanos.
o problema é que em algum momento na história, a bíblia foi transformada "no livro das verdades". pode até ser. mas essa verdade é parcial. a verdade bíblica mora nos bons ensinamentos que ela traz. mas note q existem muitos ensinamentos ruins, condizentes com a verdade do povo daquela época. valores ruins como vingança, inveja, crueldade.
a gente precisa ser muito crítico com o que absorve. existem nasquelas páginas, ensinamentos úteis e, inavariavelmente, inúteis (como ter escravos de países vizinhos...)

a bíblia, pra mim, é um livro de relatos romantizados. acho q ali reina a metáfora. eu n sei com q intuito. já li que a bíblia está cifrada, pois o povo que a ecreveu foi muito perseguido e precisava se comunicar e perpetuar seu legado pelo mundo, mas n podia fazer isso de forma clara.

some a essas confusões o q o concílio de nicéia fez, transformando muitas coisa em apócrifa e algumas ralas em canônicas. a bíblia n é apenas isso q a gente conhece, ela é muito maior. é o diário de uma nação.

palavra de deus? será q um deus bom permite a vingança? o assassinato? a morte de crianças? a maldição caminhando através de geraçõe sinteiras de uma mesma família? e compactua com td isso e dá até uma forcinha?

o deus relatado ali é o deus condizende com a visão do povo daquela época, é o deus q eles acreditavam ser o certo.

bíblia é um livro. não "o" livro.

2007-01-03 05:56:20 · answer #10 · answered by nikapinika 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers