Um novo estudo relacionado ao aquecimento global mostra que aproximadamente 1.600 geleiras deverão desaparecer da Noruega nos próximos 100 anos. A afirmação foi publicada em um estudo da última edição da revista científica norueguesa "Cicerone". De acordo com cientistas do centro Bjerknes da Universidade de Bergen, cerca de 98% da superfície glacial na Noruega derreterá totalmente em 100 anos.
Segundo cálculos do professor Atle Nesje, as gelerias menores, com menos de 8 quilômetros quadrados, desaparecerão e somente 28 escaparão do degelo. A estimativa tomou como base base o aumento de 2.3ºC na temperatura média durante o verão. "Esse aumento não parece muito grande se comparado às temperaturas máximas no verão e no inverno, mas com o tempo, é mais grave do que pensávamos", concluiu o professor.
Pesquisadores estimam que 11 das 34 grandes geleiras norueguesas desaparecerão por completo e a área total será reduzida cerca de um terço, o equivalente a 876,5 quilômetros quadrados.
Para o estudo, os pesquisadores usaram os dados obtidos nos sedimentos acumulados no fundo dos lagos, que indicam a temperatura na Noruega no período pós-glacial entre 6.000 e 8.000 anos atrás. O fundo dos lagos formados imediatamente após o derretimento de geleiras é composto por areia e pedras.
Com esses dados, a pesquisa indica que a temperatura média há 8.000 anos, quando ainda não havia geleiras no país da Escandinávia, era entre 1.5ºC e 2ºC superior à atual. De acordo com Nesje, o processo de degelo é praticamente irreversível. As conseqüências diretas para o ecossistema serão um aumento do volume dos rios e perda de água potável. "As geleiras são uma reserva de água. Se as perdemos, também ficamos sem água", disse Nesje, que aconselhou que seja elaborado um plano de prevenção.
O professor também destacou que várias espécies desaparecerão e outras novas surgirão devido à alteração no ecossistema. A mudança climática afetará ainda a agricultura, a pesca, a produção energética e o turismo, disseram os analistas. Todos concordaram que a mudança climática é produto do homem, "além das variações naturais ou cíclicas".
As conclusões serão apresentadas de 26 a 28 junho, durante reuinão do IPCC, Grupo Intergovernamental de Analistas sobre a Mudança Climática, da ONU em Bergen, na Noruega.
2007-01-02 08:34:15
·
answer #1
·
answered by tomneto75 4
·
0⤊
0⤋
Uma hecatombe global, pois além de haver alagamentos em litorais de inúmeros países, influenciaria também na temperatura das correntes marinhas e no clima do planeta. Causaria um grande desequilíbrio biológico, inclusive, extinções em massa na flora marinha e conseqüentemente, na terrestre também.
O que te levou a perguntar sobre o PÓLO NORTE e referir-se a pesquisas na ANTÁRTIDA?
São bem diferentes em termo de ecossistemas...
2007-01-06 07:45:28
·
answer #2
·
answered by MimaBarbie 4
·
1⤊
0⤋
A Ilha de Galles será inundada e o centro gravitacional da terra sairá dos eixos e será uma m........ danada....
2007-01-02 16:38:57
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
o nivel do mar subirá demais,a terra ficaria quente demais e todas as especies q vivem nessas regioes iriam morrer!
2007-01-05 15:48:37
·
answer #4
·
answered by Lindinha.! 3
·
0⤊
0⤋
Nossa eu como ecóloga nao gosto nem de pensar nisso mas se isso acontecer o que nos dias de hoje nao esta dificil primeiro os animais que existem nesse territorio sera extinto e segundo por causa da quantidade de agua que ira se tranformar do estado solido pro liquido ira inundar vairios locais, terceiro ira mudar a temperatura do mundo inteiro porque a agua salgada do mar recebera uma grande quantidade de agua doce pois as geleiras irao derreter assim as correntes ocenaicas mudara drasticamente modificando assim todo a temperatura do nosso planeta.
2007-01-04 14:20:33
·
answer #5
·
answered by Alice 2
·
0⤊
0⤋
Inundação da partes baixas e superaquecimento global.
2007-01-03 19:20:17
·
answer #6
·
answered by Daniel . 6
·
0⤊
0⤋
Se os polos derreterem a vida como a conhecemos mudará drasticamente, nações inteiras desaparecerão ou ficarão inabitáveis. A agricultura sofrerá quedas e mais quedas, milhões morrerão de fome, haverá guerras por água potável e comida, países nucleares não hesitarão em usar seus arsenais para obter o recurso mais valioso: água. O capitalismo deixará de existir, viveremos na lei da selva, provavelmente eu e você estejamos mortos quando isto ocorrer ou mesmo antes, pois as mudanças não serão tão rápidas, levarão alguns anos para se concretizarem. Espécies animais desaparecerão. Somente os mais fortes irão sobreviver. Isto será como o inferno de Dante. Portanto meus amigos, aproveitem bem a vida que tem agora, pois com total certeza ela será extremamente modificada dentro de poucos anos, e talvez, finalmente a espécie dominante deste planeta, dita inteligente, desaparecerá por completo para dar lugar a espécies não-autodestrutivas. A vida na Terra continuará seu ciclo evolutivo e Darwin mais uma vez estará certo, somente as espécies mais adaptadas sobreviverão, e com certeza não será homo sapiens (?) uma delas.
Creio que isto explica pq estes dados não são divulgados, o pânico só apressaria mais estas mudanças e mesmo assim muitos não acreditariam em nada, estes seriam os primeiros a morrer, pois como semprte é, somente os mais capazes e espertos sobreviverão
2007-01-02 18:46:14
·
answer #7
·
answered by Renato Gaucho 2
·
0⤊
0⤋
Certamente virá muita tsunami...
2007-01-02 17:02:26
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Uma tragédia para muitas populações
2007-01-02 16:46:19
·
answer #9
·
answered by Carlos A 2
·
0⤊
0⤋
se as calotas polares derreter, é sinal que o mundo ficou mais quente. haverá mais agua e o nivel do mar irá subir e cidades irão parar debaixo dagua. se há mais água, e está mais calor, háverá aumento nas chuvas..., ..., .... assim não seria possivel existir vida nesse planeta. (acho que exagerei. Vai que o bush não le isso e fica mais inteligente (ta bom, ele inteligente jah é sonhar demais)).
2007-01-02 16:46:05
·
answer #10
·
answered by Rafael B 3
·
0⤊
0⤋
---Haveria uma elevação do nível dos Oceanos e Mares, estes subiriam algúns metros, as chuvas ficariam menos frequente, mas quando elas caírem, seriam torrenciais, haveria uma alteração na rotação da Terra, devido a conservação de momento angular.
2007-01-02 16:45:24
·
answer #11
·
answered by Mazopust 7
·
0⤊
0⤋