English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Moro em uma casa na cidade de São Paulo há 23 anos, onde possuo um contrato de gaveta( termo de compromisso de compra e venda), escritura (que não esta em meu nome, esta em nome do Srº Manoel e a Srª Zenaide, os primeiros donos), termo de doação de todos os possíveis herdeiros, procuração do SrºManoel e da SrªZenaide e IPTU pagos por mim já há cinco anos.
Porém um dos donos faleceu o SrºManoel, e eu tenho que regularizar a minha documentação.
Mas neste terreno existe uma outra casa, cuja dona a Srª Maria só possui um contrato de gaveta, e se recusa a arcar com o pagamento do IPTU, e este imóvel está alugado hoje.
Eu acho um absurdo ter que arcar com tal divida sozinha, sendo que já procurei diversas vezes a SrªMaria e ela se recusa a contribuir, alegando não possuir condições de pagamento, o que é mentira, pois se a casa esta alugada, impossível não ter verba para o pagamento.
Gostaria de saber se eu posso entrar com uso capião sobre este imóvel e de que maneira posso regularizar a minha documentação.

2007-01-02 07:20:32 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Negócios e Finanças Imóveis

4 respostas

Tenho a sua solução :

Nesse link tem várias definições sobre usocapião:
http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=981

Apartamentos também estão sujeitos a sofrer usucapião?
Sim. Em virtude da impossibilidade de usucapir-se a área de terreno que é correspondente ao apartamento, usucape-se o próprio apartamento.
Após quanto tempo de posse pode-se requerer o usucapião?
Para que o possuidor possa ter o domínio do bem que ocupa, deve ter 20 (vinte) anos de posse.
Como funciona o usucapião?
No usucapião ocorre, simultaneamente, a perda do direito do antigo proprietário e a aquisição de um novo direito por parte do usucapiente (pessoa que utiliza a propriedade há muito tempo).
Há limitações quanto ao tamanho da área que sofrerá usucapião?
De acordo com o sistema tradicional do Código Civil, não há limitações quantitativas quanto à área usucapível. Também não há necessidade de que o usucapiente dê uma destinação específica ao imóvel. Porém, no tipo de usucapião urbano, existe um grande número de restrições quanto à obtenção do domínio via usucapião. Por exemplo: limitação da área usucapível, exigência de certa destinação do bem, entre outras.
O que pode ser considerada posse violenta?
Posse violenta é aquela conseguida através de atos de força. Entende-se por violência tanto a física quanto a psicológica ou moral. No caso da moral, é considerada violência quando causa no possuidor destituído grave receio de mal considerável, chegando a um ponto em que ele não podia evitar a perda da sua posse.
O que é necessário para que o usucapiente tome posse da propriedade?
O que define o usucapião é a posse. O que o usuário faz, pedindo usucapião, é converter a posse da propriedade em domínio sobre ela. Para isso, é necessário que haja a posse direta e pessoal da área, em nome próprio, e sem a interferência de terceiros. Para que o usucapião possa se consumar, é imprescindível que o possuidor utilize a propriedade para sua moradia ou moradia de sua família. Isso significa que o bem não pode ser utilizado esporadicamente, como no caso de casas de veraneio, por exemplo.
O que é posse clandestina?
Posse clandestina é aquela adquirida de maneira escondida, sem o reconhecimento do possuidor legítimo. Nesse tipo de posse não ocorre violência física ou moral. A precariedade está na aquisição da posse mediante o abuso de confiança, ou seja, aqueles que de alguma forma detêm a propriedade sob a anuência do dono, como empréstimo, empregado, entre outros.
O que é usucapião?
O usucapião é uma forma legítima de aquisição da propriedade das coisas móveis e imóveis apenas pelo tempo de utilização dessas coisas. Tem como objetivo acabar com a incerteza da propriedade, bem como assegurar a paz social pelo reconhecimento da propriedade com relação àquela pessoa que possui algo há muito tempo.
Pessoas jurídicas também têm direito a requerer usucapião?
Não. Somente as pessoas físicas podem usufruir esse direito.
Propriedades destinadas a uso comercial também podem ser usucapiadas?
Não. A posse que não se destina à moradia, mas sim a fins comerciais, não pode ser usucapiada. A não ser que o possuidor more na própria unidade de comércio, o que é comum.
Quais as condições de posse que proíbem o pedido de usucapião?
Para que o usucapiente possa se tornar dono da propriedade que ocupa, a posse precisa ser justa. Ou seja, deve ser livre dos vícios decorrentes da violência, clandestinidade ou precariedade, como indica o Art. 489 do Código Civil.
Quais tipos de bens não estão suscetíveis ao usucapião?
Todos os bens públicos não podem ser usucapidos.
Qual a extensão máxima para se pedir usucapião em áreas rurais?
O Art. 1º da Lei n° 6.969/81, que disciplina o usucapião especial rural, estipula que o limite para usucapião em área rural é equivalente a 25 hectares.
Qual o tamanho máximo para a propriedade sofrer usucapião em território urbano?
Quanto à extensão, a Constituição fixou como limite para o usucapião urbano áreas que ocupem até duzentos e cinqüenta metros quadrados. Porém, nada impede que o possuidor de áreas maiores que o limite peça em juízo que se conceda a ele o domínio de parte da área possuída, restituindo ao proprietário o excedente.
Quem está excluído de pedir usucapião?
Estão excluídos os detentores da propriedade, ainda que em outro estado ou país; os possuidores em nome alheio, como caseiros, comodatários, empregados, e todos aqueles que se encontrem em relação de dependência com o proprietário. Nada impede, porém, que o usucapiente já tenha sido proprietário de algum bem antes, ou que venha a ser proprietário depois do pedido de usucapião.

http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=981

2007-01-03 02:55:49 · answer #1 · answered by Alexandre L 6 · 0 0

O IPTU está em seu nome? O fato de você efetuar o pagamento não lhe dá direito a propriedade. Com duas testemunhas que comprovem que havia uma relação de locatário/locador, acaba toda a sua pretensão. Agora independente do aspecto criminal, você teria coragem de "ficar" com algo que você sabe não lhe pertence? O proprietário cedeu-lhe o USO do imóvel contra uma prestação de aluguel , e se é sem contrato é porque agiu de boa fé e confiando em você. think of o contrário. Um inquilino seu fazendo isso com você? Além da lei jurídica há a lei ethical. Chega de "malacas"!

2016-12-15 07:18:00 · answer #2 · answered by alisme 4 · 0 0

só deposi que o juiz te der o alvará.

2007-01-02 07:48:54 · answer #3 · answered by Leone 6 · 0 0

A melhor opção é consultar um advogado com toda a documentação, mas antes verifique a procedência do advogado para não cair na mãos de picaretas.

2007-01-02 07:46:48 · answer #4 · answered by Kely F 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers