ROMANOS 3
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
E Maria, pecou?
A Igreja Católica ensina que Maria foi concebida sem pecado e nasceu sem mancha de pecado original, ou seja, que Maria foi gerada pelo seu pai, porém o seu nascimento foi imaculado.
Esta é a fórmula de dogma de fé que Pio IX proclamou a oito de dezembro de 1854, na bula ineffabilis: "É de Deus revelada, a doutrina que mantém que a bem-aventurada Virgem Maria no primeiro instante do seu nascimento, pela singular graça e privilégio do Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha do pecado original".
Os cristãos protestantes manifestam que este dogma não tem nenhum fundamento bíblico. Pio IX separa Maria da sua condição humana, e a faz uma exceção ao lado de Jesus. A Bíblia, que cremos ser a Palavra de Deus, declara que todos somos pecadores: "... todos estão debaixo do pecado.
Como está escrito: não há um justo, nem um sequer" (Romanos 3.9-10). Como se atreve o apóstolo Paulo a garantir que não há sequer um justo, se existia a exceção de Maria? Como é que Deus escreveu por meio dos seus santos profetas e apóstolos, colunas da verdade revelada, que não há nem um só justo, se estava a Virgem Imaculada concebida sem pecado?
A Bíblia não ensina que Maria estivesse livre do pecado original, por uma graça especial, desde o mesmo instante do seu nascimento. Maria não reclamou para si o privilégio de ser sem pecado. A própria Maria não cria porque no seu magnificat, reconhece ser pecadora e faz menção do seu Salvador. A virgem Maria, a mais bem-aventurada entre todas as mulheres, falou de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, como "Meu Salvador", ao dizer: "A minha alma engrandece ao Senhor; e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lucas 1.46-47).
Se ela não fosse pecadora, não teria a necessidade de um Salvador. Ao falar nesses termos de bendita virgem, não queremos dizer que a escolhida por Deus não fosse a melhor e mais pura entre as mulheres. Porém, não era imaculada, pois ela mesma declara levar como todos nós, a marca do pecado quando invoca a Deus, chamando-lhe "Meu Salvador". Por que chamou assim a Deus? Por que ela, do mesmo modo que todos os homens, necessitou se salvar e obter a vida eterna através do arrependimento e fé.
A Bíblia é igualmente clara em mostrar a doutrina da universidade do pecado: "Certamente em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe" (Salmos 51.5); "Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e nunca peque" (Eclesiastes 7.20); "Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3.23).
Nessas passagens não se indica a exceção de Maria; ela como descendente de Adão, participou não só das conseqüências da queda, senão também do pecado; "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram... assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens" (Romanos 5.12-18).
O argumento que usam alguns católicos, de que Jesus não podia ser imaculado (ou seja, sem pecado original), se a que Lhe concebeu não tivesse sido, está carente de razão. Vejamos:
1º) Porque Jesus nasceu por obra do Espírito Santo, não de um varão, porém a virgem foi filha em verdade de Ana e Joaquim.
2º)Porque Jesus é Deus, na qualidade de Segunda Pessoa da Trindade, mas Maria era humana. Cristo não tinha necessidade de que a sua mãe fosse santa, porque foi concebido pelo Espírito Santo; Ele é santo ainda que nascido de uma mulher pecadora, porque no seu corpo "havia a plenitude da Divindade".
3º) Se todos os homens herdam a mancha do pecado, os pais da virgem Maria também a herdaram, e os seus filhos foram igualmente herdeiros da natureza pecaminosa do homem. Não há nenhuma base para crer que alguns dos seus filhos a herdaram, enquanto que a sua filha Maria não a herdou.
4º) Porque, pela mesma razão, tinha sido necessário que fossem imaculados os seus pais Joaquim e Ana, para que pudesse ser a virgem, e as avós para que o fosse Ana; assim sucessivamente, e assim deveríamos estabelecer que foi uma cadeia ininterrupta de mulheres, desde Eva. Esses argumentos não lhe soam ridículos?
Se em algum caso tinha que operar-se o milagre de nascer um imaculado, seja quem for, deveria ter sido Jesus, que era divino. Respeitamos Maria com o mesmo respeito com que o fizera o anjo da Anunciação. Sentimos por ela um profundo carisma ao ver que foi eleita providencialmente por Deus para ser mãe, segundo a carne, do Salvador.
E cremos que é bem-aventurada entre as mulheres não porque seja uma semi-deusa, senão como membro da comunidade dos remidos, como Paulo, Pedro, João e etc.
2007-01-02 00:30:58
·
answer #1
·
answered by Servo 4
·
0⤊
4⤋
Adão.
(Gênesis 2:7) . . .E Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.
Eva
(Gênesis 2:21-22) . . .Deus fez cair um profundo sono sobre o homem, e, enquanto ele dormia, tirou-lhe uma das costelas e fechou então a carne sobre o seu lugar. 22 E da costela que havia tirado do homem, Deus passou a construir uma mulher e a trazê-la ao homem.
Jesus Cristo
Deus transferiu a vida de Jesus do céu para dentro de Maria, de modo que nenhum pecado de Adão passou para Jesus. Assim, ele era um homem perfeito.
(Lucas 1:30-35) 30 De modo que o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois achaste favor diante de Deus; 31 e eis que conceberás na tua madre e darás à luz um filho, e deves dar-lhe o nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do AltÃssimo; e Jeová Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33 e ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre, e não haverá fim do seu reino.” 34 Maria, porém, disse ao anjo: “Como se há de dar isso, visto que não tenho relações com um homem?” 35 O anjo disse-lhe, em resposta: “EspÃrito santo virá sobre ti e poder do AltÃssimo te encobrirá. Por esta razão, também, o nascido será chamado santo, Filho de Deus. . .
2007-01-02 12:38:07
·
answer #2
·
answered by Herman 6
·
1⤊
0⤋
Minha amiga Lu.
Não sou católico, nem evangélico e prediro não professar nenhuma desras fés alienadras que cerceam a liberdade de cultura, pensamento e comportamento das pessoas, inspiradas em dogmas arcaicos que talvez justificram regulamentar a conduta de uma sociedade semi-selvática.
Apenas gostaria de saber ao que você se refere como pecado. Para você, pode parecer errado um comportamento meu, advindo de minha cultura e o juízo de valores, conquanto para mim, não é pecado, pois quanto tomo uma postura, o faço desvinculado do senso da maldade.
Desde que praticamos qualquer ação desvinculados da intenção de praticarmos o mal,não estamos sendo falhos perante o Criador.
2007-01-02 08:56:23
·
answer #3
·
answered by ? 6
·
1⤊
0⤋
pecado original?hehehe isso é coisa de beato fanático(não voce claro mas quem acredita).pecado original é coisa de adão e eva, que nunca existiram; a propria igreja de roma já parou com essas fantasias.
isso já não pertence mais a historia do mundo.
como não existe pecado original NINGUÉM foi gerado sem pecado original
os catolicos carregam um fardo da divisão na reforma de lutero, das cruzadas, das matanças em fogueira ,da idade media.
maria foi gerada de forma normal e natural. não me consta que Santa anna tenha sido santa, a igreja sempre distribuiu santos como os politicos distribuem santinhos.
claro que não existe essa bobagem na biblia, que até prova em contrário continua sendo seria.
não será meia duzia e catolicos fanatico que irao destruir essa imagem da biblia, que nbem são jeronimo nem o papa dmaso destruiram..
2007-01-02 08:49:27
·
answer #4
·
answered by lcmvip 5
·
1⤊
0⤋
O que é o pecado? Você já se questionou a respeito? Liberte sua mente, pecado é algo que alguém tem interesse que você não faça. O que é pecado "errado" pra uns pode não ser pra outros, depende muito do ponto de vista. E todo ponto de vista deve ser respeitado afinal somos pessoas racionais e não ovelhas a serviço de um fazendeiro.
2007-01-02 08:27:17
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
COM CERTEZA FOI CRISTO JESUS QUE NASCEU SEM NENHUM PECADO NEM PRESIZA DE PALAVRAS DA BÍBLIA PARA VER ISSO MARIA SÓ FOI USADO POR DEUS ELA SIM NASCEU DO PECADO POIS SEUS PAIS JÁ TINHAM PECADO QUANDO PRATICARAM O ATO DE SEXO......MAS CRISTO NUM PRESCIZO DESSE ATO PARA VIR AO MUNDO ELE VEIO DO PODER DE DEUS....
2007-01-03 04:36:12
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Conforme o sagrado Alcorão Todos os profetas.
2007-01-03 01:55:52
·
answer #7
·
answered by osvaldo i 3
·
0⤊
0⤋
Todos nos nascemos sem pecado. Nao ha pecado em uma relacao sexual que ocorre em um casamento. Deus ordenou a humanidade que procriasse. Sexo, desde que no casamento, nao e' pecado, promiscuidade sim.
2007-01-02 19:26:06
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Jesus
2007-01-02 08:59:10
·
answer #9
·
answered by xxxx 7
·
0⤊
0⤋
Está escrito no lufgar onde está escrito que Jesus não pecou.
"viveu em tudo a condição humana, menos o pecado".
Ou vc acha que Ele pecou?
-‘Nele não existe pecado” (1 João 3:5).
E como o pecado original é herdado pela geração, não adquirido, tambem Ele nasceu sem a mancha original.
E para tanto, como não houve consorcio masculino em Sua geração, ela estava livre do pecado adamico para que Cristo nascesse sem ele.
A gloria de Maria é a glória de Cristo.
O mérito dela é decorrente dos méritos de Jesus.A santidade dela é em decorrência da Santidade Dele.
Por isso Maria foi isenta do pecado original.
Para que o filho que ela concebeu, tão perfeitamente humano, fosse divino.
2007-01-02 08:43:58
·
answer #10
·
answered by Frei Bento 7
·
3⤊
3⤋
A única pessoa gerada sem pecado foi Jesus Cristo.
em 2º corintios cap 5 e vesiculo 21 diz:
21) Âquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
agora a respeito a Maria, ela foi gerada sim sobre pecado.
Pois a bíblia diz em Romanos cap 3 e versiculo 23:
23) Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
e também em Salmos cap 14 e versiculo 3:
(3) Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
2007-01-02 09:45:07
·
answer #11
·
answered by A luz do Mundo 2
·
0⤊
1⤋