English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Todos acontecimentos que, por ignorância, não sabemos explicar, atribuímos como um ato de DEUS ou do DIABO, más na verdade é simplesmente a força de nossas mentes que não sabemos possuir. A religião é uma desculpa para confortar os ignorantes. Essa é minha opinião e gostaria de saber a de vocês.

2007-01-01 23:53:37 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

É MUITO DIFICIL COMPREENDER AS COISAS DE DEUS! MAIS TODO PODER VEM DE DEUS!

2007-01-01 23:57:48 · answer #1 · answered by horaagora 5 · 0 2

a religião é mais ou menos isso, com vantagem de levar a uma crença errada ou não (a pessoa só perceberá se quisr raciocinar o porque da coisas) e com isso estimular a fé que irá conseguir o que se chama de "milagres".
não de deus nem do diabo (que nao existe); o inexlicavel não
existe porque é uma coisa obscura, Incompreensível, estranha logo dirtamente ligado a cultura, conhecimento.
as pessoas com fome de cultura ( a única coisa que ninguem tira de voce), estudam e raciocinam encontram explicação logica para tudo.
a criação do universo(para muitos acomodados aceita pela fantasia do big-bang); a morte; a vida apos a morte são fatos perfeitamente simples e comuns pra quem estuda e não aceita imposições raciocinando em cima da lógica e do bom senso, sendo inexplicavel para grande maioria das pessoas.
logo resumindo o inxplicavel é a falta de estudo, curiosidade e raciocinio.

2007-01-02 08:07:16 · answer #2 · answered by lcmvip 5 · 1 0

Com certeza nossa mente possui poderes que não podemos se quer imaginar. E muitas das coisas que atribuímos ao diabo ou a deus são causados pelos poderes de nossa mente. Concordo que há religiões que sobrevivem de ignorantes, e fazem questão de manter seus fiéis assim.

2007-01-02 08:04:06 · answer #3 · answered by bombucho 4 · 1 0

Esteja certo disso. nossas mentes ainda estão procurando explicar o ininteligível.

2007-01-02 08:00:24 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Muito interessante seu ponto de vista!!!
Tipo...onde eu conseguiria material para me aprofundar nesses estudos??? Se vc puder, e não se incomodar poderia me passar pelo MSN => setembronegro@hotmail.com
vlw!!!

2007-01-02 07:59:28 · answer #5 · answered by erva-danada 3 · 1 0

Minha opinião é parecida com a sua. Outro dia assisti o fime "Quem Somos Nós", sobre física quântica. Você sabia que o cérebro processa 4 bilhões de informações por segundo, mas só tem consciência de 2 mil delas? Isso prova que nós, seres humanos, sabemos muito pouco do mundo ao nosso redor, e atribuímos, como você disse, os acontecimentos inexplicáveis à deus e o diabo ou outros seres superiores.

2007-01-02 07:59:39 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 1

Parapsicologia
Existe de fato o poder da mente?

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo" (1Jo 4.1)

Acontece com a parapsicologia algo muito semelhante ao que acontece com a ufologia. Enquanto alguns cientistas se debruçam sobre telescópios tentando descobrir o mínimo vestígio de vida fora da terra sem nada encontrar, outros ditos ufólogos passeiam de disco voador, têm relações sexuais com extraterrestres e conversam abertamente com esses seres por telepatia sempre que desejam.
Na parapsicologia o fato se repete. Ao mesmo tempo em que estudiosos sérios evitam qualquer veredicto sobre o assunto, outros parecem ter encontrado na parapsicologia a "VERDADE" (com letras maiúsculas) que os permite resolver todos os mistérios do mundo.

O que é parapsicologia?


É difícil dizer aquilo que a parapsicologia pretende ser, uma vez que pessoas executando ou exibindo fenômenos estranhos se apresentam em programas televisivos como parapsicólogas. Como é comum no Ocidente, qualquer coisa que carregue o rótulo de "ciência" torna-se aceitável. Dessa forma, a parapsicologia tem sido um apoio para todo tipo de crença e charlatanismo ou, ainda, para todo tipo de cepticismo, como no caso do padre Quevedo.
Em seu livro Parapsicologia e psicanálise, Gastão Pereira da Silva consegue dar uma idéia do que seria esta ciência em sua concepção pura e o quanto ela sofre distorção por parte de todo tipo de pessoas: "A Parapsicologia vem despertando ultimamente o maior interesse entre os cientistas [...] Mas infelizmente a divulgação que se faz é quase sempre unilateral. Se é um padre, defende o ponto de vista católico, se é espírita, inclui todos os fenômenos paranormais nos estudos de Allan Kardek, se é materialista, ou iogue, explica-os segundo os princípios que adota [...] Livre de quaisquer credos, ou preconceitos, [o verdadeiro parapsicólogo] apenas observa e registra o resultado das investigações que faz. Nada conclui, quer sob o aspecto religioso ou científico.
O que Rhine (pesquisador de fenômenos parapsicológicos) revelou até agora, com segurança, é que há uma força 'extrafísica' que atua sobre todos nós, sem a participação dos sentidos. Essa força existe. É real. Incontestável. Mas totalmente misteriosa quanto à natureza, à origem [...] Dizer que ela se incorpora ou que é apenas uma forma de energia é afirmação aleatória [...] Mas é preciso esclarecer, logo de início, que a parapsicologia não tem qualquer relação com o ocultismo, ou com falsos credos, ou sistemas religiosos organizados. Não está, por outro lado, no domínio do misticismo"1 (grifo do autor).
Como podemos ver, sem negar a existência de fenômenos que vão além dos conceitos da ciência normal, este posicionamento exclui quaisquer tentativas do ocultismo de escudar-se na parapsicologia para confirmar suas afirmações. Quando alguém se diz apoiado na parapsicologia para justificar contatos extraterrestres, levitação, reencarnação, aparecimento de espíritos, telecinésia, telepatia ou qualquer fenômeno deste tipo, está tentado obter um endosso que a parapsicologia não lhe dá.
A parapsicologia admite não ser de sua competência formular respostas, mas apenas elaborar perguntas. Investiga efeitos, mas não aponta a causa. Sabe que ser dogmático neste assunto é cometer um erro imperdoável na ciência - postular em cima de fatos impossíveis de se provar. Os que querem ir além disto não estão, de modo nenhum, nos domínios da parapsicologia, mas de seu próprio misticismo.

A parapsicologia sob o foco bíblico

O que nós, evangélicos, que cremos na Bíblia como revelação divina ao homem e infalível em quaisquer áreas que se pronuncie, pensamos da parapsicologia? Diríamos que é uma tentativa do pensamento científico para explicar fatos não científicos. Como sabemos, a única realidade admitida pela ciência ortodoxa é a realidade material tangível, alcançada pelos sentidos e passível de ser quantificada.
Mas nós, que cremos nas Escrituras Sagradas, sabemos que nem toda realidade existente é limitada ao universo material. Em Colossenses 1.16, lemos: "Porque nele (Jesus) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele" (grifo do autor). Logo, a Criação no sentido bíblico é a criação de toda a realidade existente, mesmo daquelas que não podem ser captadas pelos sentidos físicos. Paulo ainda diz em sua segunda epístola aos coríntios: "Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas" (2Co 4.18).
Esta esfera metafísica não pode ser medida e analisada com os mesmos critérios que a ciência usa para a realidade material. A verdade, e isto todos têm de admitir, é que, por longos anos, a realidade espiritual foi "oficialmente" negada pela ciência porque esta não conseguia explicá-la dentro dos padrões de conhecimento que ela mesma havia estabelecido. Era mais fácil dizer que não existiam realidades como alma, anjos, demônios ou mesmo Deus do que admitir limitações para o pensamento científico em sua explicação ao mundo em relação a essas realidades.
Mas a parapsicologia nasceu porque inúmeros fenômenos nunca puderam ser explicados cientificamente. Na esfera religiosa, principalmente, muita coisa ocorreu sem que a psicologia, embora tentasse de todas as formas, apresentasse uma explicação satisfatória. Pessoas sérias viram que, além das fraudes, certos fenômenos eram reais e precisavam de uma explicação "científica".
Nossa pergunta é: "A ciência pode explicar assuntos que vão além de sua esfera de ação, que são regidas por leis alheias ao mundo físico? A parapsicologia pode entrar em contato com certos fenômenos que sabemos ser de origem maligna e captar objetivamente o sentido deste fenômeno? Ela tem condições de fornecer respostas satisfatórias e infalíveis com respeito a assuntos tais como vida após a morte, aparições de espíritos, hipnotismo, telecinésia e outros assuntos afins?".
A parapsicologia, para advogar sua validade científica, rejeita certamente as afirmações bíblicas ou busca explicá-las atribuindo um sentido alegórico ou meramente cultural às mesmas. Isso, com certeza, a torna ineficaz para explicar, de forma válida, certos fenômenos. As Escrituras Sagradas são a revelação inspirada pelo Espírito Santo à humanidade a fim de que esta venha a aprender certos fatos que seriam impossíveis de conhecer de outro modo. A rejeição das Escrituras como forma de conhecimento válido torna impossível aceitar as colocações de certos estudiosos de parapsicologia.
"A explicação dos fenômenos misteriosos sempre foi uma preocupação da humanidade. De um lado, encontramos as explicações supersticiosas que vão atribuir tais fenômenos ao sobrenatural (demônios, espíritos de mortos etc); do outro, encontram-se aqueles que estudam cientificamente tais fenômenos; este último é o campo de estudo da Parapsicologia"2 (grifo do autor).
Como vemos na declaração acima, qualquer explicação considerada de cunho não científico é rotulada como "superstição". Nós nos perguntamos por que o fato de alguém aceitar a existência de "seres malignos desencarnados" como os verdadeiros agentes por trás de fenômenos incomuns deve ser classificado como "superstição". Isto é preconceito. Há algum motivo pelo qual se possa afirmar categoricamente que estes seres não existem? Entretanto, a parapsicologia apenas diz que eles não podem existir.

2007-01-02 08:38:46 · answer #7 · answered by APOLOGÉTICO 4 · 0 1

Já imaginou como deve ser um ser puramente racional? Um "Mr.Spok" da vida? Tal ser não existe. Que ramo do racionalismo é capaz de dissertar sobre felicidade, amor, beleza, arte, moral? No entanto, são coisas importantes demais para não serem discutidas.
O grande papel da religião não é explicar o inexplicável. Mesmo porque o inexplicável só o é até que alguém descubra suas causas. O verdadeiro papel da religião é elevar o ser acima do que os seus sentidos e sua razão podem perceber. É a metafísica. A possibilidade de examinar o fenômeno da vida, até agora inexplicado, e da morte de um ponto de vista extra-físico, a fim de fazer do homem um ser melhor do que seria sem ela. Não devemos nos esquecer de que o homem é o único animal que sabe que um dia terá de morrer.

Felicidades.

2007-01-02 08:33:39 · answer #8 · answered by Chester 6 · 0 1

.
Essa sua tese não pode ser aplicada à religião, visto que a religião pode ser explicada, sim!

Portanto, é debalde você tentar insinuar que crer em Deus é resultado da ignorância do indivíduo, pois Deus deve ser crido com a razão, e não com emoção.
.

2007-01-02 07:57:56 · answer #9 · answered by Biggi 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers