Olá Sydney, beleza ?
Bem, não sei se a resposta a seguir vai satisfazê-lo mas ela trata básicamente do que acontece nos motores do ônibus espacial durante sua operação.
Aí vai ...
A dinâmica de funcionamento desses motores é muito intensa e coloca todas as suas partes operando "no limite" em termos de esforços de estrutura e de material. Simplificadamente pode-se descrever a trajetória dos propelentes no motor da seguinte forma:
· Inicialmente o oxidante (oxigênio) e o combustível (hidrogênio) são forçados a abandonar os tanques por diferencial de pressão (pressurização dos tanques) e por efeito da aceleração do veículo. Cada propelente segue isoladamente pelo sistema até que se encontram, na temperatura e pressão adequada na câmara de combustão onde reagem para formar o fluxo de massa em altíssima velocidade através da tubeira, produzindo o empuxo.
· O primeiro subsistema que os propelentes encontram no seu caminho no interior do motor é a bomba de baixa pressão, uma para cada propelente. Essas bombas são de fluxo axial movimentadas por turbinas alimentadas pelos respectivos propelentes oriundos de pontos de maior pressão e temperatura (mais a frente na trajetória no interior do motor). A bomba de baixa pressão eleva a pressão do hidrogênio de 30 psia (100 psia para oxigênio) para 270 psia (420 para o oxigênio).
· Após a bomba de baixa pressão, os propelentes seguem para a bomba de alta pressão. As bombas de alta pressão são centrífugas e também movimentadas por turbinas. A pressão do hidrogênio é elevada para 6500 psia e a do oxigênio para 4300 psia.
· As próximas "paradas" são os pré-queimadores. Todo o oxigênio é direcionado para os pré-queimadores. Por outro lado, o hidrogênio é dividido em dois fluxos. Um deles segue diretamente para os pré-queimadores e o outro é desviado para refrigerar a tubeira. A tubeira é móvel em arfagem e guinada, isto é possui movimento vertical e lateral de aproximadamente 6 graus em cada direção. Ela é estruturalmente composta por canículos justapostos por onde escoa o hidrogênio vindo da bomba de alta pressão. Esse processo evita danos ao metal da tubeira devido ao fluxo de calor gerado no gás extremamente quente no seu interior e ainda serve para aumentar a temperatura de parte do hidrogênio antes de sua entr Após os pré-queimadores a mistura de gases ainda "rica" segue para a câmara de combustão onde reagem formando vapor de água. Uma pequena parte dos gases é desviada nesse ponto para movimentar as turbinas das bombas de baixa e alta pressão.
Como vê, não é dito claramente qual a equação de queima, infelizmente.
Espero ter ajudado.
Abraços
Marcos
2007-01-02 03:29:18
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋