English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Será que vale a pena sermos honestos,trabalharmos duros para comprar um misero teto , nos privarmos de prazeres irrestritamente e não prejudicar os outros, já que a morte é o fim de tudo não seria melhor aproveirtar a vida nem que pra isso termos que "passar por cima dos outros".Aliás neste mundo ateu que nós vivemos isso já não é o convencional?

2007-01-01 10:02:16 · 14 respostas · perguntado por Bozo 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Não vai ter a menor importância. A sua consciência morreu com o seu corpo. Deixe de metafísica barata e VIVA A VIDA!!

2007-01-01 10:05:41 · answer #1 · answered by Blabla U 6 · 0 0

.
Prefiro não dar ouvidos e esses caras, mas seguir minha consciência.

Não sou uma ostra pra viver sem sentido.
.

2007-01-02 10:00:16 · answer #2 · answered by Biggi 7 · 0 0

se não pudermos fazer o bem tambem não precisamos fazer o mal,não é pela suposição que existe deus que devemos ser corretos, não é por pensarem que existe vida após a morte que devemos ter medo de fazer o mal, fazer o mal é errado independente de termos religião ou não,temos que viver e aproveitar o maximo do que a vida nos oferece, pois a unica certeza é o que vivemos aqui, depois de mortos é só especulação.

2007-01-01 20:39:11 · answer #3 · answered by lado 4 · 0 0

Deus nos deu o livre-arbítrio, mas deu também a lei de causa e efeito(lei do karma), toda a ação que você praticar, terá uma consequencia boa ou má dependendo da escolha. Os ateus preferem seguir sendo fanáticos, possuem mentes fechadas, são irresponsáveis totalmente, querem destruir a Natureza, os valores de respeito, o amor para com o próximo...

2007-01-01 19:14:30 · answer #4 · answered by Naturaleza 5 · 0 0

Veja bem. O fato de sermos honestos ou não, trabalhadores ou não, está relacionado com nossas atitudes enquanto vivos, isto é, não parece plausível ver a conduta íntegra e digna como algo que é feito pela simples recompensa post mortem, pois dessa forma não se haveria de ter ateus honestos, trabalhadores e lutadores como muitos deistas. Viver honestamente está relacionado com valores e princípios morais pessoais; é o fato de poder deitar a cabeça no travesseiro ao fim do dia ou ao começo deste, olhar o mísero teto e ver que tudo o que ali está é seu por direito, pelo teu suor, pela tua dignidade. Não tens um carro exuberante na garagem, não tens uma mansão, mas tens tua consciência e isso já vale a eternidade. É isso que falta à maioria das pessoas; é o sentimento de dignidade de honestidade por e para si e não de si e para os outros. Os valores, escrúpulos e a consciência que norteiam a conduta daqueles que são decentes lhes permitirão uma vida, se não opulenta e rica, ao menos tranquila e bela. Se a morte for o fim de tudo, e eu acredito que não seja, o fato de teus filhos e dos teus lembrarem-se de ti como um bom exemplo já terá valido uma existência. Será que tu gostarias de entrar para história lembrado por crimes e pessoas que destruístes? É como justificar um roubo pela oportunidade que o proprietário do bem possibilitou ao ladrão, é como dizer que a oportunidade faz o ladrão; na verdade o ladrão já está feito, ele queria a oportunidade, sempre fora mau, sempre tivera o espírito ruim e não merece justificativas.
Além disso, em relação à eternidade, pense no fato de que como praticamente os mesmos átomos se organizam e formam vários seres vivos: um homem, um cachorro, um crocodilo e um peixe. Aparentemente diferentes em termos fisiológicos, mas atomicamente similares, pergunta-se: o que diferencia átomos que produzem vida que gera conhecimento e contempla o belo - homens- de átomos que simplemente formam vida sem raciocínio.- outros animais. Você e eu não podemos ser meros animais, é contra a lógica, quem garante que o que sabemos é a verdade, com que pretensão os ditos ateus se intitulam destruidores daquilo que a natureza colocou entre as melhores criaturas do universo? Não lhe parece óbvio que, sendo você átomos e energia- e que por princípios da física e da química- atomos e energia indestrutíveis, somente mutáveis- tu serias eterno em um sentido físico do termo?

2007-01-01 18:40:54 · answer #5 · answered by Pensador 1 · 1 1

Tá bom! Então eu, q sou ateu, vou passar a perna em todo mundo só para satisfazer as minhas necessidades muitas vezes mirabolantes: quero ter um aquário gigante em casa, não vou pagar impostos, tv de plasma, máquina de falsificar dinheiro, um jaguar no quintal e outros tantos luxos impensáveis em minha condição financeira atual.

Vc está insinuando q devemos usar a desgraça alheia para subirmos na vida?
Acho q vale a pena, sim, sermos honestos e garantir tb a felicidade dos outros.
E mesmo se vc passasse a perna em meio mundo, vc não seria feliz ao menos se fosse um psicopata: e o peso na consciência de ver tantas pessoas sofrendo por sua causa?

E o q te faz pensar q nós, seres humanos, somos mais especiais do q uma ameba, um pequeno roedor ou um gato?
Somos tão animais quanto qualquer ser vivo, a única diferença é q andamos eretos e somos mais inteligentes.

Aliás, o ser humano é um dos poucos animais da crosta terrestre q não é bem adaptado para viver no meio em q vive. Não temos pêlos para nos protegermos das variações de temperatura, por isso usamos nossa inteligência para fazer roupas. Não possuimos garras e dentes desenvolvidos para caçar animais.
Nós simplesmente fazemos tudo com a nossa cabeça, icluindo aí inventar coisas q não existem para justificar coisas q nós não compreendemos. Aí está nossa burrice.

2007-01-01 18:38:51 · answer #6 · answered by BN_B0sta N'água 4 · 0 0

Quer dizer que pra ser honesto e viver segundo os preceitos da ética eu tenho que crer num mundo metafísico?Você pensa dessa forma?
Para eu amar o meu próximo,respeitar as pessoas eu não preciso viver com uma tendência sobrenaturalista.Eu posso ser feliz sem ter que passar por cima de ninguém,respeitando a opinião dos outros,coisa que VOCÊ não sabe fazer!
Até que alguém consiga me provar com argumentos empíricos e científicos que existe vida no pós morte,eu vou continuar acreditando que a morte é o fim.E por esse motivo valorizo a vida e as pessoas.Não me privo dos prazeres da vida mas sei o limite entre o certo e o errado.Não preciso de religião nenhuma pra ensinar a ser ético.Se vc precisa de muleta psicológica pra ter respeito pelo seu seu próximo...lamento.

2007-01-01 18:17:23 · answer #7 · answered by ZUM 4 · 0 0

Com certeza.
Isso parte da consciência do indivíduo.
Se eu agir com desonestidade vou ficar com a consciêcia pesada.

2007-01-01 18:16:35 · answer #8 · answered by Fe_CR 3 · 0 0

Se vc for uma pessoa do bem, independente do que vc crê se sentira mal ao passar por cima dos mais fracos pra conseguir vantagem. Conheço muita gente que se diz "temente a Deus" que não vale um cuspe.

2007-01-01 18:15:52 · answer #9 · answered by Presunto! 4 · 0 0

É real depois que a gente morre a carcaça é só carne como todo animal!

2007-01-01 18:14:44 · answer #10 · answered by Glauber 4 · 0 0

Se não existisse um Ser, uma Força maior que Rege Tudo! não teríamos a natureza! o maior presente de Deus... A atitude dos homens mostra que não somos meros animais, somos muito inferiores aos animais!!! Basta lembrar que no Tisunami, só morreram homens - todos os animais pela sintonia com a Mãe Natureza, foram salvos!!!

2007-01-01 18:14:02 · answer #11 · answered by msfbrpr 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers