a LÓGICA pode .
2007-01-01 08:32:14
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Creio que se completam.
Filosófia é "Sabedoria" mas muitas vezes não estamos preparados ainda para entendê-la,a Teologia é bem mais fácil de ser compreendida.
Ao meu ver as três: (Filosofia,Teologia e Ciência) se completam e levam o ser humano a crescer espiritualmente e chegar mais facilmente ao entendimento da divindade.
2007-01-01 16:39:34
·
answer #2
·
answered by Helena A 5
·
1⤊
0⤋
a filosofia sempre tentou explicar as coisas, a religião em seu real sentido não se preocupa em explicar coisa alguma, ela tenta vive-las. é muito fácil você entender uma filosofia, mas compreender a religião é impossível. então essa é diferença, a filosofia só pode ser entendida, religião só se conhece sentindo, e as pessoas que continuam preocupadas em explica-la não a entenderam.
Para mim essa questão não está totalmente errada, acho que a filosofia é muito mais eficiente que a religião, porque a religião perdeu todo seu sentido, talvez cristo estivesse certo, talvez buda estivesse certo, talvez mahavira estivesse certo,..., mas as pessoas que os seguiram corromperam com toda sua filosofia, é por isso que nenhuma religião tem sido bem sucedida, e a filosofia tambem nunca foi. A religião trata do individuo, é uma espécie de psicologia mais alquimista, enquanto a filosofia não pode existir individualmente, ela é um fenomeno social. então a filosofia é algo muito sério e que precisa ser pensado, mas a religião não precisa de qualquer solução, a religião não é uma coisa muito séria, ela não é um problema a ser resolvido, religião é uma graça com a existência, ela se manifesta simplesmente no agora, é um constante alegrar-se, e isso pode parecer estranho porque não é isso que lhe vem a cabeça quando se fala a palavra religião, ao contrário, essa palavra traz a cabeça pessoas serias, de gravata, pessoas muito preocupadas e cheias de moralidades, mas a religião não se baseia em condutas e moralidades, essa parte vem da filosofia.
2007-01-01 20:58:30
·
answer #3
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Eu não concordo porque a filosofia reflete o conhecimento HUMANO, que é falho e limitado. Por outro lado a verdadeira religião reflete o pensamento de Deus, o Criador, por meio de sua palavra, que é infalível.
Abraços!
2007-01-01 18:16:58
·
answer #4
·
answered by Hélio 3
·
0⤊
0⤋
a religião ´´e uma filosofia, onde os conceitos do mau e do bem , não são questionados devidamente
2007-01-01 17:28:46
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Loukinha
Eu não concordo, porque, no meu pouquíssimo entendimento de filosofia, compreendo-a como você formar o seu estilo de vida baseado no sistema em que nós vivemos. Ela te dá, em síntese, uma maneira de viver através de escolhas e comparações. Não conheço nenhum sistema filosófico que se proponha ou consiga fazer o papel da religião.
Religião, por outro lado, religa a criatura a Deus.
A religião, é tão mais abrangente que a filosofia, que Deus até se fez homem para salvar a humanidade.
A religião é mais difícil de compreender, quando você tem apenas conhecimentos filosóficos.
Para compreender a religião, você tem que esvaziar o coração de conhecimentos mundanos e deixar que as verdades eternas de Deus venham a te conectar com o Criador.
A religião só será efetivamente uma verdadeira religião, quando ela conectar você a Deus. E isto só é possível quando você muda de sistema, ou seja, sai do sistema mundo e vai para o sistema espiritual, que não é filosófico. Explico: É necessário NASCER DE NOVO, conforme está escrito em João 3.
Leia, a seguir:
João 3
Jesus instrui Nicodemos acerca do novo nascimento
1 E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo dque aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?
10 Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?
11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho.
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Pergunta:
Pode, a filosofia, explicar a passagem acima?
Na verdade, o NASCER DE NOVO trata da REGENERAÇÃO, NASCIMENTO ESPIRITUAL da pessoa, compreende?
Sem o novo nascimento, ninguém poderá ver o reino de Deus, i.e., receber a vida eterna e a salvação mediante Jesus Cristo.
Eu citei um exemplo (acima), para você "filosofar" sobre ele e ver se consegue substituir o que a religião trata.
2007-01-01 17:22:16
·
answer #6
·
answered by BomStarAki 5
·
0⤊
0⤋
Não! Não vai, não pode e não deve!!
Filosofia atrapalha o princípio da religião que está levando com total seriedade. A filosofia vem de um momento de um ser como uma idéia genial, renovadora, e que chama atenção de todo o mundo, enquanto a religião vem salvar o homem no momento de sofrimento. A religião tenta aproximar com Deus e filosofia tenta aproximar com o mundo. A religião traz os milagres e a filosofia só traz conforto pessoal de si mesmo.
A filosofia é representada pela beleza das palavras, enquanto a religião é representada pelos mandamentos de Deus.
Homem adora as coisas dóceis, confortáveis e que sentem felizes superficialmente, mas homem detesta os mandamentos de Deus para cumprir, porque é neurótico a palavra "Não, Não pode!" desde da época do neném.
Portanto, a filosofia deve auxiliar a Religião crescer e não destruí-la.
2007-01-01 17:18:49
·
answer #7
·
answered by jnacet 4
·
0⤊
0⤋
Pode ser que sim;
2007-01-01 17:09:58
·
answer #8
·
answered by Paulo 7
·
0⤊
0⤋
Sinceramente, a filosofia e a religião, na verdade e no meu modo de entender, caminham lado a lado, é apenas uma questão de ponto de vista. A Bíblia, em algumas passagens, é filosófica.
E a filosofia também tem seu pedaço de religião e, em certos casos, uma completa a outra.
Uma resposta mais elucidativa, teria que ter uma análise mais profunda, claro que temos que relevar muitos pontos, entre eles, qual é o nível cultural de cada um.
Claro que, eu creio que no mundo em geral, a religião predomina muito nas culturas de cada povo.
A minha opinião mais sensata é: Cada um na sua, ou seja, procure o conhecimento baseando-se na verdade plena e absoluta.
2007-01-01 17:02:01
·
answer #9
·
answered by Osvaldo 2
·
0⤊
0⤋
Não concordo.
2007-01-01 16:53:27
·
answer #10
·
answered by Papori_Ctba 7
·
0⤊
0⤋
Acho que deveria substituir, mas vai ser difícil. Os padres e pastores, os perdedores, não vão querer soltar o osso. A patuléia não tem escolaridade, capacidade de entender uma leitura filosófica e os perdedores vão encher a cabeça dos adestrados com medos, traição a Deus e outras idiotices.
A tendência é que com o passar dos anos a filosofia substitua a religião e a psicoterapia.
2007-01-01 16:51:48
·
answer #11
·
answered by Terapeuta 6
·
0⤊
0⤋