Desassociação e as Leis bíblicas
O Princípio para com os desassociados é costumeiramente aplicado em todas as escolas, clubes, empresas, etc...
Quando alguem aceita as normas de qualquer comunidade, mas depois as viola, ou não está mais disposto a seguí-las é convidado a se demitir, ou é demitido.
Ate mesmo aqui no y.respostas,quando alguém não aceita as regras, ou pode ser bloqueado conforme sa Políticas oficiais do yahoo respostas. Ate que ele esteja disposto novamente a seguir as regras.
* w74 15/11 p. 687 par. Mantenha um conceito equilibrado sobre os desassociados ***
PROVEITO DO CONCEITO EQUILIBRADO
25 Por nos apegarmos às Escrituras, nem menosprezando o que elas dizem, nem ler nelas coisas que não dizem, seremos habilitados a manter um conceito equilibrado para com os desassociados. Sempre nos lembraremos do motivo da desassociação, de manter a congregação pura e aprovada por Deus, livre de influência corrompedora. Tal “fermento” ‘levedaria’ espiritualmente a “massa” inteira, a congregação. De modo que a congregação, com efeito, ‘destrói’ esta pecaminosa influência carnal, eliminando-a de seu meio por expulsar o transgressor impenitente para o mundo dominado por Satanás, fazendo isso para preservar, salvar, o “espírito”, o conceito predominante, sentimento e motivação da congregação. — 1 Cor. 5:5.
26 Ao mesmo tempo, o conceito equilibrado fará com que continuemos a refletir harmoniosamente as qualidades divinas de nosso Pai celestial, que é tanto justo como misericordioso. Os que talvez tenham sido desassociados e cujo coração sinceramente os induz a querer retornar, portanto, não terão motivo para hesitar ou duvidar quanto ao modo em que serão acolhidos seus esforços de retornar. Não temerão ser repelidos em frieza e indiferença. Reconhecerão que sua situação não é irremediável e que os anciãos da congregação lhes mostrarão prestimosamente o que terão de fazer para recuperar uma posição aprovada na congregação do povo de Deus e para usufruir plenamente todos os seus benefícios. Quando os anciãos tiverem motivo real para crer que alguns desassociados no território servido pela congregação desconheçam tais provisões, poderão achar aconselhável comunicar-lhes esta informação.
27 É verdade que, recuperar a condição aprovada na congregação, exigirá genuína evidência de humildade da parte do desassociado. (Isa. 57:15; Tia. 4:8-10) Mas a própria vida está em jogo, e, visto que o “tempo aceitável” da boa vontade e tolerância de Deus já ficou agora tão curto, eles certamente não desejarão que o orgulho lhes impeça voltarem ao seu Pai celestial e procurarem novamente uma situação boa perante ele e a plena associação com seus filhos espirituais ou prospectivos filhos na sua relação familiar feliz. (2 Cor. 6:1, 2) Antes, serão gratos a Deus por ter feito tais provisões misericordiosas para o perdão e a readmissão, reconhecendo que ‘esta qualidade benévola de Deus está tentando levá-los ao arrependimento’. "w03 1/10 p. 22 Entenda o objetivo da disciplina
Como pastores amorosos, esforçam-se a edificar o rebanho por fornecer instruções, orientações e repreensões quando são necessárias. Agindo assim, lembram-se do verdadeiro objetivo da disciplina. (Efésios 4:11, 12) Se pensassem somente em aplicar uma punição, estariam apenas penalizando o errante, e nada mais. A disciplina divina envolve muito mais do que isso. Motivados pelo amor, os anciãos acompanham o progresso do errante em acatar seus conselhos com o objetivo de que ele se recupere. Por se preocuparem genuinamente, muitas vezes programam várias reuniões para encorajamento e instrução.
Segundo a admoestação encontrada em 2 Timóteo 2:25, 26, mesmo lidando com os que não aceitam prontamente a disciplina, os anciãos devem instruir “com brandura”.
Às vezes é necessário desassociar da congregação os transgressores impenitentes. (1 Timóteo 1:18-20) Mesmo tal ação drástica deve ser considerada como disciplina, não mera punição. De vez em quando, os anciãos se esforçam para visitar os desassociados que não estão ativamente empenhados em transgressão. Em tais visitas, os anciãos agem em harmonia com o verdadeiro objetivo da disciplina, por explicarem claramente os passos necessários para a pessoa voltar à congregação cristã."''
2007-01-01 02:48:40
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
7⤊
2⤋
Não fale do que você não sabe, quando alguém comete algum erro a pessoa pede ajuda e daí eles ajudam a pessoa que cometeu o erro e se a pessoa se arrependeu tudo bem, mas se os outros os ajudarem e a pessoa se recusar da ajuda e não se arrepender ela é desassociada o que não significa que ela é expulsa e quando ela se arrepende ela volta e é acolhida novamente.O que você tem contra as testemunhas de Jeová?
2007-01-01 21:56:03
·
answer #2
·
answered by will 4
·
8⤊
1⤋
O erro que vc se refere qual é pode ser mais especifico, as testemunhas de Jeová dessaciociam aquelas pessoas que de maneira desdenhosa infringem uma lei direta de Deus como matar , roubar, estuprar, atitudes violentas como agressão ao esposa e uso indevido do substancias psicotrópicas assim como relações sexuais ilícitas como adultério e pedofilia. Vc aceitaria tais pecadores irredutíveis nas suas atitudes dentro de sua organização religiosa pois eu não aceito e acho que os que estão a frente da organização não apenas pode mas tem o dever de manter a casa de Deus limpa de tais pecadores não arrependidos.
2007-01-01 15:15:18
·
answer #3
·
answered by Bozo 5
·
8⤊
1⤋
A pessoa só é expulsa quando comete erros sem se arrepender !!
se ela se arrepender volta a organizaçao de Deus !
2007-01-01 11:17:05
·
answer #4
·
answered by tasassim 2
·
8⤊
1⤋
existem regras para serem cumpridas!
se alguem quebra alguma regra, logico que sera punida,
ou vc qndo era criança era daquelas que qndo brincava de esconder e t achavam vc parava de brincar e virava o bico!
este mundo é de adultos, principalmente a organizacao de Jeová é seria e nao toleramos brincadeiras do tipo quebrar as regras e achar que nao vai dar em nada!
temos um nome a zelar, o de Jeová, vc acha q Deus tolera todo tipo de coisa ruim assim?
deixa a pessoa pecadora refletir um pouco la fora, se ela se arepender sera recebida de braços abertos!
nao pense q as TJ sao como as outras religioes q toleram todo tipo de coisa, mas entendo como vc deve achar estranho as pessoas seguirem regras, pra este mundo é estranho mesmo!
2007-01-01 11:45:39
·
answer #5
·
answered by Alexandre P 4
·
7⤊
1⤋
Concordo com todas as TJ que falaram.
Todas responderam muito bem, e de certa forma todos deveriam concordar, e deveria ser feito isso em todas as religiões que dizem ser cristã.
Essa forma de agir biblica beneficia o povo de Deus, limpa a congregação de pessoas mal intensionadas, e pecadores que não se arrependem.
No meu ponto de vista isso server pra proteger os servos de Jeová, e mostra que realmente é o povo escolhido.
Se em todas as outras religiões aplicasse o texto de 1CorÃntios 5:11-13, aqui fala de "cesseis de ter convivência com qualquer que se chame IRMÃO, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem. Pois, o que tenho eu que ver com o julgamento dos de fora? Não julgais vós os de dentro,
ao passo que Deus julga os de fora? “Removei o [homem] inÃquo de entre vós.”
Aqui neste versiculo e nos outros é bem claro que se refere a irmãos na fé, pessoas que pecam e não se arrependem, deveriam ser removida dentre o povo de Deus naquele tempo.
Se todas as pessoas aplicassem esse texto não teria tanta coisa que vemos por ai de errado nas igrejas que toleram tudo.
Isso também ajuda as pessoas a mostrarem verdadeiro arrependimento.
Por outro lado as pessoas que se arrepende podem voltar ao convivio com os irmãos novamente, isto não é impedido, mas tem que ser sincero o arrrependimento, quando isso acontece ela é acolhida com muito amor e carinho.
2007-01-02 09:10:24
·
answer #6
·
answered by hakyra_rj 3
·
7⤊
2⤋
Pastor Alef:
Sua pergunta prova duas coisas:
1. Você não conhece nada sobre as Testemunhas de Jeová. A melhor forma de conhecê-las é falar com uma delas.
As Testemunhas expulsa PECADORES INVETERADOS que não aceitam ajuda, não se arrependem dos seus pecados, e continuam a praticar o pecado deliberadamente.
Estude na sua Bíblia e verá que ESTE DEVERIA SER O PROCEDIMENTO DA VERDADEIRA CONGREGAÇÃO.
2. Você ainda não aprendeu o básico da Bíblia.
Você sabia que Deus é - Amor, Justiça, Poder, Sabedoria ?
Já se perguntou por que Deus destruiu o mundo nos dias de Noé ? Já se perguntou porque Deus destruiu Sodoma e Gomorra ? Já se perguntou por que Ele destruirá em breve este mundo em que vivemos, conforme Jesus mesmo disse ?
Será que foi falta de amor ? Naturalmente não. Foi por amor e também por Justiça.
Amor por seus servos como no caso de Noé e sua familia, Ló e sua família e todos os servos verdadeiros Dele que sofrem neste mundo iníquo apartado Dele.
Justiça, porque Ele Deu e está dando oportunidades a todos a que se arrependam, no entanto, a paciencia Dele tem limite. E em breve ele agirá para destruir TODOS os iníquos e aqules que repudiam a Ele.
Como a maioria das igrejas que se dizem evangélicas, estão na realidade interessadas em extorquir o dinheiro dos seus fiéis e não na saúde espiritual dos seus membros, aceitam tudo e todos e de qualquer forma.
Aprenda da Bíblia e deixe-se guiar por Deus. Nunca queira ultrapassar o amor e a justiça de Deus.
2007-01-01 11:19:44
·
answer #7
·
answered by WDR 4
·
7⤊
2⤋
Acho que essa pergunta só pode ser respondida por alguma Testemunha de Jeová. O resto é só suposição.
Espero que apareça um pra responder e que isso seja levado em conta na hora de escolher a melhor resposta.
2007-01-01 10:17:25
·
answer #8
·
answered by Raphael Barbosa 3
·
7⤊
2⤋
Você me parece ser uma delas, não é?
Deve ter aprontado muito, não aceitou a ajuda dos anciãos, e foi expulso!!
Está frustrado e seu orgulho, tÃpico de pessoas que não assumem seus erros e se negam a pagar por eles, o faz atacar as TJ! Acertei, né? à uma atitude tÃpica de pessoas assim!!
"...Pode não ser fácil suportar a disciplina. Exige humildade aceitá-la, mas aqueles que aprendem dela colhem frutos abundantes.
Por conseguinte, a desassociação é um ato de amor porque defende o nome santo de Deus e protege a congregação da influência corrompedora do pecado. Demonstra amor pelo transgressor, encorajando-o a arrepender-se e ‘dar meia-volta, a fim de que seus pecados sejam apagados e venham épocas de refrigério da parte da pessoa de Jeová’. — Atos 3:19."
Caros colegas:
Pensem comigo: se vocês trabalham numa empresa, vocês precisam obedecer às normas dela, a fim de manterem seus empregos, ou cada um faz o que bem entende e fica por isso?
Uma instituição organizada só funciona se houver regras e se estas são levadas à sério, caso contrário, ela desaba, concordam?
A sociedade não seria melhor se os criminosos (todos, de preferência) ficassem excluÃdos dela, até se regenerarem, se quisessem?
à uma questão meio óbvia, não acham?
Então, Alef, fica quietinho aÃ, no seu canto, e reflita um pouco sobre tudo o que você fez e vem fazendo, e veja se vale a pena ficar falando mal, cuspindo no prato que comeu, atacando pessoas que primeiro abriram os braços pra você e que VOCà ESCOLHEU DAR AS COSTAS!!!
2007-01-01 11:25:33
·
answer #9
·
answered by xx 4
·
6⤊
2⤋
De acordo com o livro de Tiago Cap.3:2 não há niguém perfeito na terra. pois de acordo com o Salmos 51:5 todos os humanos ao nascerem são pecadores (ou imperfeitos).Portanto tanto as Testemunhas de jeová como qualquer outra pessoa está sujeita a pecar.O Apóstolo Paulo na sua primeira carta aos Coríntios no Cap.5:1-5 fala de um pecado grave que certo homem estava cometendo na congregação,ou seja, fornicava ou tinha relações sexuais com sua própia mãe, sabendo disso mandou que tal homem fosse expulso da congragação, conforme mostra os versículos de 11 à 13 da sua primeira carta aos coríntiosCap.5.A expulsão de um pecador da congregação(Igreja) é uma prova de apoio às normas de Deus,mantém a pureza espiritual da congregação e pode levar o errante ao arrependimento.assim sendo se a pessoa se arrepender ela é readmitida na congregação, foi justamente o que aconteceu com o homem mencionado acima de acordo com a segunda carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios Cap.2:8-11.Por outro lado igual ha um pai amoroso que ama seu filho e o disciplina quando comete um erro,Deus faz o mesmo conforme a bíblia mostra no livro de Hebreus Cap.12:11 e essa disciplina é dada de acordo com a gravidade do pecado que a pessoa cometeu, veja o livro de Jeremias Cap.30:11,de modo que o que leva alguém a ser expulso da congregação é o grau de pecado que ela cometeu e a falta de arrependimento.
2007-01-01 11:16:28
·
answer #10
·
answered by Bigode 2
·
4⤊
1⤋