English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

19 respostas

HAHA!!! FINALMENTE UMA BOA PERGUNTA!

A oniciencia de Deus é relativa e por isso a biblia sagrada tem versiculos que aparentemenete se contradizem. Dependendo do livre arbitrio do homem pode se cumprir um ou outro versiculo.

Por exemplo: alguns versiculos afirmam categoricamente que Cristo viria no futuro para construir o reino do ceu e ser aceito por seu povo que Deus preparou tão cuidadosdamente durante tanto tempo. Ouitros versiculos afirmam ao contrario, que ele viria para morrer na cruz.

Dependia do homem de aceita-lo ou rejeita-lo no exercicio de seu livre arbitrio. Ser acreditassem que Cristo era o messias, o que era a vontade PRIMARIA de Deus, Ele teria salvo o mundo tanto espiritualmente quanto fisicamente. mas como João Batista o traiu levando toda a população a rejeita-lo, ele se viu obrigado a tomar o caminho SERCUNDARIO da crucuficação, dando uma slvação limitada e apenas espiritual.

DEUS NÃO PODE PREVER O FUTURO, ESTE DEPENDE DOS EVENTOS DO PRESENTE.

2006-12-31 08:45:23 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 5

A onisciência de DEUS não é impedida pela " livre agência " do homem ( na verdade o homem não possui livre-arbítrio, pelo menos segundo o entendimento que a maioria das pessoas têm desta palavra ), as decisões que o homem toma estão limitadas pela sua tendência natural, por exemplo se você colocar um prato com bife e fritas e um com carniça para um faminto escolher, em tese nada o impede de escolher a carniça, mas sabemos que pela sua natureza ( se ele tem as faculdades mentais normais ) ele escolherá o bife, se fizer a mesma proposta a um urubu certamente ele escolherá a carniça.
DEUS tem um objetivo final para a história humana e independente do " livre-arbítreo " Ele concluirá seus objetivos, isso sem forçar a vontade de ninguém, sua onisciência, de certa forma, é baseada ( não limitada ) nesta
livre agência do homem.
Por isso Ele enviou JESUS CRISTO por saber que o homem por si mesmo seria incapas de fazer o bem necessário para atingir o padrão de santidade exigido para salvação.

2006-12-31 09:20:44 · answer #2 · answered by Salvação só em JESUS 3 · 2 0

Se ele não fosse onisciente, não seria Deus...
Imagina só um Deus que não sabe de tudo o que o homem pode fazer... seria o caos... porque assim o homem poderia enganar Deus...
Olha só isso: se Deus colocasse um homem em uma situação que ele deve estar por algum efeito da justiça, e o homem o surpreende, enganando-o, fazendo uma coisa fora do que Deus pensava que ele poderia fazer... não seria um absurdo??!!

Deus para ser Deus, deve estar acima do tempo, do espaço, da compreensão humana...

2006-12-31 09:12:28 · answer #3 · answered by Indivíduo 2 · 1 0

Deus é onisciente e não interfere nas decisões humanas. Cada ser é responsável pelos seus atos e sofre as respectivas consequências.
...
Quanto ao livre-arbítrio, consegui averiguar o seguinte:
...
A questão do livre-arbítrio se pode resumir assim:

O homem não é fatalmente levado ao mal;

os atos que pratica não foram previamente determinados;

os crimes que comete não resultam de uma sentença do destino.

Ele pode, por prova e por expiação, escolher uma existência em que seja arrastado ao crime, quer pelo meio onde se ache colocado, quer pelas circunstâncias que sobrevenham, mas será sempre livre de agir ou não agir. Assim, o livre-arbítrio existe para ele, quando no estado de Espírito, ao fazer a escolha da existência e das provas e, como encarnado, na faculdade de ceder ou de resistir aos arrastamentos a que todos nos temos voluntariamente submetido. Cabe à educação combater essas más tendências. Fá-lo-á utilmente, quando se basear no estudo aprofundado da natureza moral do homem. Pelo conhecimento das leis que regem essa natureza moral, chegar-se-á a modificá-la, como se modifica a inteligência pela instrução e o temperamento pela higiene. Desprendido da matéria e no estado de erraticidade, o Espírito procede a escolha de suas futuras existências corporais, de acordo com o grau de perfeição a que haja chegado e é nisso, como temos dito, que consiste sobretudo o seu livre-arbítrio. Esta liberdade, a encarnação não a anula. Se ele cede à influência da matéria, é que sucumbe nas provas que por si mesmo escolheu. Para ter quem o ajude a vencê-las, concedido lhe é invocar a assistência de Deus e dos bons Espíritos.

Sem o livre-arbítrio, o homem não teria nem culpa por praticar o mal, nem mérito em praticar o bem. E isto a tal ponto está reconhecido que, no mundo, a censura ou o elogio são feitos à intenção, isto é, à liberdade de pensar.

2006-12-31 08:57:33 · answer #4 · answered by Juarez dos Reis Correa 4 · 1 1

O fato de Deus saber o que você vai fazer, impede você de escolher o que você vai fazer?

2006-12-31 08:39:48 · answer #5 · answered by Beakman 5 · 2 2

Não vejo em que a onisciência de Deus pode interferir no livre arbítrio. Deus conhece nossos pensamentos, sentimentos e intenções antes mesmo que os coloquemos em prática; porém não interfere em nossas escolhas e decisões. Embora saiba de tudo antes até de nós mesmos.

2006-12-31 09:59:02 · answer #6 · answered by Ida 3 · 0 1

Mas é, Ele cuida para que suas leis sejam aplicadas rigorosamente, se alguém infringi-las.

2006-12-31 08:53:32 · answer #7 · answered by Naturaleza 5 · 0 1

.
Livre arbítrio está ligado ao homem e onisciência é um atributo de Deus. Portanto, nada a ver um com o outro.
.

2006-12-31 08:51:00 · answer #8 · answered by Biggi 7 · 0 1

O livre arbítrio é dado ao homem como poder de decisão, p/ que lado ele deve seguir e escolhe a quem deve adorar.

2006-12-31 08:56:27 · answer #9 · answered by Glauber 4 · 0 2

Primeiramente, Deus é ONISCIENTE ou Onissapiente.
O fato de se ter ciência de tudo não impede em nada sua escolha.

2006-12-31 08:47:21 · answer #10 · answered by R Jr 2 · 0 2

Acho que vc está com sua cabeça bem confusa, Deus deu ao homem o livre arbitrio para que o hn escolha como viver, certo?A onisciência de Deus não tem nada a ver, Deus esta em todos os lugares, ele conhece no mais profundo do seu intimo, nada escondemos de Deus. Como vê não tem nada uma coisa com outra. Boa Sorte

2006-12-31 08:46:01 · answer #11 · answered by Luiza B 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers