English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Trata-se da taxa básica de juros do país.
Ela é usada como referência, não é questão de respeitá-la ou não.
O ideal seria que os juros dos bancos e financeiras seguissem a refêrência desta taxa e baixassem quando a mesma baixasse; porém como não existem leis específicas p/ que as instituições sigam este referencial, todos trabalham com taxas próprias.

2006-12-31 04:31:16 · answer #1 · answered by vencer5 3 · 1 0

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, criado em 1979 pelo Banco Central e pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) com o objetivo de tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos.
É considerada a taxa básica de juros da economia, por ser usada em operações entre bancos e ter influência sobre os juros de toda a economia. A taxa brasileira é uma das mais altas do planeta, atraindo para o mercado financeiro o dinheiro que poderia ser investido em atividade produtiva. É definida mensalmente pelo Banco Central.
O Selic é um sistema eletrônico que permite a atualização diária das posições das instituições financeiras, assegurando maior controle sobre as reservas bancárias.
Hoje, Selic identifica também a taxa de juros que reflete a média de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos.

2006-12-31 16:08:00 · answer #2 · answered by Harmony 7 · 1 0

Taxa paga pelo governo para remunerar o dinheiro que toma emprestado no mercado a pretexto de reduzir o meio circulante para reduzir a inflação. Quando desiquilibrada como no Brasil, aonde é fixada em percentuais elevados para remunerar a agiotagem internacional e nacional, funciona ao contrário, porque reduz os investimentos em atividades produtivas que poderiam compater a inflação com a oferta de bens e serviços, e porque subtrai recursos do orçamento para o pagamento, que poderiam estar sendo utilizados em investimentos na infra-estrutura para aumentar a produção com menores custos, reduzindo a inflação.
O PT enganou o povo, prometendo reduzir a taxa elevada, mas se entregou aos banqaueiros a partir do núcloe que manovarava com as prefeituras do interior de São Paulo, negociando verbas para a campanha. Perdeu a oportunidade histórica, para manter uma política pragmática de cooptar apoio popular com programas de redistribuição de renda à pobreza mediante doações, que apneas aumentam a inflação, pois inserem recursos no meio circulante sem a correspondente contra-partida de produtos e serviços.
A saída, é usar dispositivo da Constituição Federal que permite empréstimos compulsórios, elegendo percentual dos créditos referentes aos papéis do governo, com previsão de pagamento em longo prazo e juros equivalentes aos da economia de paises desenvolvidos. Não sendo assim, pagamos um tributo que correponde a aproximadamente 15% do valor de tudo que consumimos para ter uma moeda estável. Ou seja, se converter esta perda em inflação, substituindo a desvaloriação da moeda pela perda do poder de compra com este "ágio", vamos ver que sem as mudanças estruturais que deveriam ter vindo no início do Plano Real, a sustentação da estabilidade na Selic é uma farsa.

2006-12-31 14:22:14 · answer #3 · answered by Pedro Paulo E 2 · 1 0

Taxa SELIC
Taxa SELIC é o valor da taxa de juros definido pelo governo através do Banco Central para remunerar os investidores que aplicam nos papéis do governo brasileiro. Então, seu valor é definido pela necessidade de captação de recursos pelo governo para pagar as suas dívidas.


Essa taxa não tem nada a ver com disponibilidade de créditos oferecida pelos bancos para a população, pois essa só tem acesso a empréstimos através das taxas dos juros bancários. Por exemplo, hoje, dia 28/04/2005, a taxa SELIC tem um valor determinado pelo Banco Central de 19,5% ao ano, enquanto os juros bancários disponíveis para a população variam ao bel prazer dos bancos de 60% até na ordem de 200% ao ano, sem nenhum controle por parte do Banco Central. Portanto, o controle da taxa SELIC determina apenas a remuneração aos investidores que aplicam nos papéis do governo, ou seja o custo que o governo tem para rolar sua dívida; salientamos, que atualmente no nosso país, os empréstimos são feitos exclusivamente para saldar dívidas.


A teoria econômica que prediz que, ao aumentar os juros que a população usa nos seus empréstimos para adquirir bens e serviços está correta; o que não está certo é o Banco Central aumentar o valor da dívida brasileira através da taxa SELIC, usando o malicioso argumento de que está combatendo a inflação. Tal argumento é imediatamente aceito por uma população já traumatizada pelas galopantes inflações que têm ocorrido no país. O controle da inflação só se firmaria através da administração dos juros bancários.


Quando o Banco Central varia a taxa SELIC de +- 0,5% sobre uma taxa de 19,5% ao ano como se estivesse controlando a inflação, o sistema bancário acrescenta também +- 0,5% sobre as taxas bancárias para ludibriar as autoridades financeiras como se as taxas bancárias dependessem da taxa SELIC.


A taxa SELIC não tem nada a ver com o controle da inflação; tanto isso é verdade que o governo levou o valor da taxa de 25% ao ano para 16% ao ano sem que houvesse nenhuma modificação significativa nos índices de inflação, e ela poderia chegar até na ordem de 3% ao ano sem afetar em nada os índices de inflação. No entanto, por interesses que não são aqueles da população, alegando um combate fictício à inflação, voltou a elevar as taxas SELIC para o valor de 19,5% ao ano. Lembremos que, para um país que deve quase 1 trilhão de reais, cada 1% no aumento da taxa SELIC significa o aumento da dívida do governo em 10 bilhões de reais por ano. Logo, se o Brasil tivesse uma taxa SELIC como a dos países civilizados, da ordem de 2% ao ano ao invés da taxa atual de 19,5% anual, nosso país faria uma economia de 175 bilhões de reais anuais. Os juros é o nosso maior problema!


O Brasil está passando por várias dificuldades financeiras por falta de verbas para:
- saúde,
- educação,
- energia,
- transporte,
- segurança pública, etc.

Mas se houvesse uma taxa SELIC justa, teríamos condições de resolver todas as dificuldades acima, e uma taxa SELIC justa só depende da boa vontade do governo, que só não a implementa, porque os seus integrantes foram convencidos por aqueles economistas que decoram as leis da Economia e usa-as sem lógica, como aquela que afirma que a inflação é combatida com o aumento dos juros; mas que, ao aplicá-la, interpreta-a erroneamente, em vez de ser sobre os juros bancários, faz os juros definidos pela taxa SELIC. Este mero erro de interpretação fez com que a nossa dívida do início do governo FHC pulasse de 60 bilhões de reais para o trilhão de reais que estarão sendo alcançados nos próximos meses além dos bilhões gastos com amortizações neste mesmo período. Todo este dinheiro foi jogado fora pelo governo, à título de uma luta contra a inflação, enquanto os brasileiros assistiam pacificamente por acreditarem piamente nos seus economistas.




A LÓGICA É A MÃE DE TODAS AS CIÊNCIAS.


BRASIL
LIA MEL

2006-12-31 12:30:33 · answer #4 · answered by lia mel 6 · 1 0

meimei, valeu tua resposta....

2006-12-31 18:45:02 · answer #5 · answered by JAS 7 · 0 0

# A TAXA SELIC É A TAXA DE JUROS QUE O GOVERNO PAGA DE JUROS QUANDO PEGA DINHEIRO EMPRESTADO !*

2006-12-31 12:19:27 · answer #6 · answered by SEM NOME ! 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers