English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Promotoria acusa Renascer de criar igreja de fachada para fugir de ações

Denominação evangélica, comandada pelo casal Hernandes, estaria tentando ‘escamotear atividades criminosas’

Angélica Santa Cruz
O Ministério Público de São Paulo ofereceu a segunda denúncia criminal em dois meses contra fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Em ação penal pública distribuída na semana passada e em tramitação na 16ª Vara Federal de São Paulo, o apóstolo Estevam Hernandes Filho, sua mulher, a bispa Sonia Hernandes, e o bispo primaz Jorge Luiz Bruno foram denunciados por falsidade ideológica - porque teriam montado uma igreja “laranja” chamada Internacional Renovação Evangélica.

Encaminhada pelo promotor Marcelo Mendroni, a denúncia afirma que a igreja de fachada foi criada para “proteger a Renascer de processos de cobrança, cíveis ou trabalhistas” e “escamotear suas atividades criminosas”. A ação pede o fechamento de todos os templos da Renascer em São Paulo.

Em setembro, os fundadores da Renascer foram denunciados por estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Acolhida pelo juiz da 1ª Vara Criminal, a denúncia resultou em processo que determinou bloqueio de bens e quebra de sigilo bancário do casal Hernandes.

A Renascer foi fundada em 1986, é a segunda maior denominação neopentecostal do Brasil e tem 1.500 templos no País. A Igreja Internacional Renovação Evangélica foi criada em 2004 , não tem templos com seu nome na fachada e, de acordo com sua ata de fundação, é presidida por Jorge Luis Bruno, bispo da Renascer, integrante da banda evangélica Resgate e irmão do bispo Zé Bruno, eleito deputado estadual pelo PFL com 73.968 votos e o apoio do casal Hernandes.

A conexão entre as duas igrejas foi feita por acaso, depois de um acidente de helicóptero na noite do Natal do ano passado. Em uma das viagens em que levava convidados de São Paulo para uma festa no haras Agropastoril Reobot - registrado em nome da filha de 25 anos do casal Hernandes, Fernanda Hernandes Rasmussen - o piloto Márcio José Borba de Melo, de 36 anos, teve um acidente vascular cerebral (AVC), perdeu o controle do helicóptero, caiu a dois quilômetros do local da decolagem e morreu.

A seguradora Mapfre Vera Cruz entrou no caso para apurar as causas do acidente e calcular o valor do sinistro. Descobriu que o seguro do helicóptero foi feito em nome de uma empresa chamada Radar Segurança e Vigilância Personalizada Ltda., aberta em nome de Laércio dos Santos, o bispo Lalá, representante da Renascer no ABC. Mas o piloto tinha registro em carteira de trabalho feito em nome da Igreja Internacional Renovação Evangélica, apesar de prestar serviços para o casal Hernandes e seus filhos.

A seguradora também apurou que, em sua ata de fundação, a Renovação Evangélica aparece com sede social na Rua Maria Carlota, 879, na Vila Matilde. Na verdade, o lugar abriga um templo da Renascer.

Ao final de suas investigações, a Mapfre Vera Cruz usou os dados para alegar que a Renascer tentou esconder que o piloto pertencia aos seu quadro de funcionários - e em condições adversas, porque fazia pousos e decolagens no haras, em um pequeno terreno de areia originalmente destinado a animais. E entrou com processo na 8ª Vara Cível de São Bernardo do Campo alegando que, por isso, não tem obrigação de indenizar a Radar Segurança pela perda do helicóptero.

O Ministério Público teve acesso aos dados do processo e concluiu mais. Para os promotores, a Renascer abriu uma igreja de fachada para registrar funcionários e fazer contratos de aluguel e depois se livrar de eventuais ações de cobrança. Só em São Paulo, a Renascer já responde a mais de cem processos de cobranças de dívidas, movidos por proprietários de imóveis alugados para o funcionamento de templos, antigos funcionários e até fiéis que afirmam ter sido convencidos a assinar cheques em branco.

Procurado pelo Estado, o promotor Marcelo Mendroni confirmou que ofereceu a denúncia (“É um documento público”, afirmou), mas não quis falar sobre o caso. Os advogados da Renascer disseram que não se manifestarão até que a juíza da 16ª Vara decida se vai acatar mais essa denúncia.

fonte: Jornal O Estado de São Paulo

2006-12-31 03:14:42 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

Porque criou não sei.Mas como sempre quem levou a pior foi o povo.Deu dinheiro para os'' BISPOS'' e foram enganados

2006-12-31 03:21:01 · answer #1 · answered by xxxx 7 · 1 2

Se tudo isto é verdade não sei,mas sugiro que não se surpreenda com nada pois serão revelados no fim ,coisas muito piores que estas e de pessoas que ninguem imagina,mas que importa ,seja o homem mentiroso mas Deus continua sendo fiel e será fiel para sempre.Isto prova que maldito é o homem que confia no homem.

2006-12-31 13:03:50 · answer #2 · answered by acrobat 5 · 3 0

A resposta está na própria pergunta: '...para fugir de ações.'

2006-12-31 15:21:04 · answer #3 · answered by Justina 6 · 2 0

Criou outra igreja não somente para fugir das ações da justiça, mas - e principalmente - para arrecadar mais dinheiro dos desavisados e inocentes fiéis. Aliás, essas novas igrejas que proliferam a cada dia, só servem para enriquecer seus "pastores", "bispos", "apóstolos" e outros sabidões mais, que vivem aí locupletando-se do suado dinheirinho dessas pessoas mal-informadas. Diz a Bíblia: "Deus é espírito, e importa que seus verdadeiros adoradores o adorem em espírito e verdade". Não acreditem nêsses "milagreiros" que vivem enganando os pobres fiéis.

2006-12-31 11:32:57 · answer #4 · answered by CARVALHO Estou "de olho"!... 7 · 1 0

eu acredito que vc seria muito mais feliz se cuidasse mais da sua vida! JESUS TE AMA!

2006-12-31 11:38:03 · answer #5 · answered by Eu 1 · 0 2

Certa vez, uma jovem foi ter com um sábio para confessar seus pecados.
Ele já conhecia muito bem uma das suas falhas. Não que ela fosse má,
mas costumava falar dos amigos, dos conhecidos, deduzindo histórias sobre eles.
Essas histórias passavam de boca em boca e acabavam fazendo mal - sem nenhum proveito para ninguém.
O sábio disse:
- Minha filha você age mal falando dos outros; tenho que lhe dar um dever.
Você deverá comprar uma galinha no mercado e depois caminhar para fora da cidade. Enquanto for andando, deverá arrancar as penas e ir espalhando-as.
Não pare até ter depenado completamente a ave.
Quando tiver feito isso, volte e me conte.
Ela pensou como os seus botões que era mesmo um dever muito singular!
Mas não objetou. Comprou a galinha, saiu da caminhando e arrancando as penas, como ele dissera. Depois voltou e contou ao sábio.
- Minha filha - disse o sábio - você completou a primeira parte do dever.

Agora vem o resto.
- Sim senhor, o que é?
- Você deve voltar pelo mesmo caminho e catar todas as penas.
- Mas senhor é impossível! A esta hora o vento já as espalhou por todas as direções. Posso até conseguir algumas, mas não todas!
- É verdade, minha filha. E não é isso mesmo que acontece com as palavras tolas que você deixa sair? Não é verdade que você inventa histórias que vão sendo espalhadas por aí, de boca em boca, até ficarem fora do seu alcance???
Será que você conseguiria seguí-las e cancela-las se desejasse?
- Não, senhor.
- Então, minha filha, quando você sentir vontade de dizer coisas indelicadas sobre seus amigos, feche os lábios.
Não espalhe essas penas, pequenas e maldosas, pelo seu caminho.
Elas ferem, magoam, e te afastam do principal objetivo da vida que é ter amigos e ser feliz!!!
Pense nisso...
Usando apenas lindas palavras e sem semear discórdia...

um lindo ano pra vc e um beijo.Camylinha

2006-12-31 11:26:11 · answer #6 · answered by Doce Lua 2 · 0 2

Os quatro perigos das Testemunhas de Jeová

A organização Testemunhas de Jeová afirma ser o único grupo cristão verdadeiro em todo o mundo. Diz que todas as outras igrejas, sejam católicas ou protestantes, ensinam coisas erradas e que qualquer pessoa que não seja Testemunha de Jeová será destruída por Deus. Entretanto, os fatos mostram que esse grupo é uma seita enganosa. Aqui estão quatro razões pelas quais se deve evitar a organização Testemunhas de Jeová.
1. As Testemunhas de Jeová negam os ensinamentos centrais da Bíblia.
A ORGANIZAÇÃO TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGA QUE JESUS CRISTO É DEUS. Em vez disso, ensinam que Jesus Cristo é um anjo criado.
No entanto, a Bíblia ensina claramente que Jesus Cristo, o Filho, é Deus. Por exemplo, Hebreus 1:8 diz "Mas a respeito do Filho, Ele diz: o teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos...". Muitos outros versículos também ensinam isso – João 1:1,14; 20:26-28; Atos 20:28; Romanos 9:5; Hebreus 1:3, 8-9; 2ª Pedro 1:1 etc.
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A RESSURREIÇÃO CORPORAL DE JESUS CRISTO. Em vez disso, ensinam que Deus Pai eliminou o corpo de Jesus, dissolvendo-o em gases. As publicações das Testemunhas declaram: "Então, que aconteceu ao corpo carnal de Jesus? ... Deus removeu o corpo de Jesus ... assim como fizera antes com o corpo de Moisés", "o homem terrestre, Jesus de Nazaré, não mais existe".1
No entanto, a Bíblia ensina claramente que o corpo de Jesus foi ressuscitado, trazido novamente à vida. Por exemplo, Jesus diz, em Lucas 24:39: "Vede as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Apalpai-me e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho". Veja também João 2:19-21; João 20:26-28; 1ª Coríntios 15:6,14.
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM QUE O ESPÍRITO SANTO É DEUS. Em vez disso, ensinam que o Espírito Santo é uma "força" impessoal, como a eletricidade.
No entanto, a Bíblia ensina claramente que o Espírito Santo é Deus. Atos 5:3,4 diz: "Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo...? (...) Não mentiste aos homens, mas a Deus". Veja também — João 14:16,17; 16:13-15; Romanos 8:26,27; 2ª Coríntios 3:6,17,18; Efésios 4:30.
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM QUE A SALVAÇÃO É UMA DÁDIVA GRATUITA DE DEUS. Em vez disso, ensinam que a salvação só pode ser merecida ou conquistada por se unir à sua organização e trabalhar para a mesma. Esta é a única forma de escapar do juízo de Jeová, pois fora da organização não há possibilidade de salvação.2
No entanto, a Bíblia ensina claramente que a salvação não pode ser conquistada, vindo somente de forma gratuita e por iniciativa e misericórdia do próprio Deus. Efésios 2:8, 9 diz: "Porque pela graça sois salvos, através da fé ¾ e isto não vem de vós, é um dom de Deus; não pode ser obtido por obras, para que ninguém se glorie". Veja também — Romanos 4:1-4; Gálatas 2:16; Tito 3:5.
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A PUNIÇÃO ETERNA PARA O ÍMPIO. Em vez disso, ensinam que os maus serão aniquilados e deixarão de existir.
No entanto, a Bíblia ensina claramente a punição eterna do ímpio. Mateus 25:41,46 diz: "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos... E irão estes para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". Veja também Mateus 18:8; 2ª Tessalonicenses 1: 8, 9; Apocalipse 14:10,11; 20:10,15.
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM QUE OS SERES HUMANOS TÊM UM ESPÍRITO QUE EXISTE APÓS A MORTE. Em vez disso, ensinam que, da mesma maneira que acontece aos animais, a vida de uma pessoa deixa de existir quando ela morre.
No entanto, a Bíblia ensina claramente que o espírito humano continua a ter uma existência consciente após a morte. 2ª Coríntios 5:8 diz: "Mas temos confiança, preferindo deixar este corpo e habitar com o Senhor". Veja também Lucas 16:19-31; Filipenses 1:23,24; Apocalipse 6:9-11.
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ENSINAM QUE A VIDA ETERNA NA PRESENÇA DE DEUS É SOMENTE PARA UM GRUPO SELETO. Afirmam que a experiência do novo nascimento será restrita a um grupo de apenas 144.000 testemunhas de Jeová, e que somente estas poderão viver para sempre com Deus no céu; todas as outras testemunhas de Jeová ficarão na terra.
No entanto, a Bíblia ensina claramente que todos que põe sua fé em Jesus Cristo terão vida eterna na presença de Deus. A Bíblia se refere a esse grupo como uma "multidão inumerável". Apocalipse 7:9,15 diz: "Depois destas coisas olhei, e vi uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e perante o Cordeiro... estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no Seu templo...". Veja também João 3:15; 5:24; 12:26; Efésios 2:19; Filipenses 3:20; Colossenses 3:1; Hebreus 3:1; 12:22; 2ª Pedro 1:10,11.
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A NATUREZA TRIÚNA DE DEUS (A TRINDADE) E ENSINAM QUE SATANÁS INVENTOU A DOUTRINA DA TRINDADE. Rejeitam todos os escritos que identificam Jesus Cristo como Deus, e o Espírito Santo como Deus.
No entanto, a Bíblia ensina claramente que o Filho e o Espírito Santo, assim como o Pai, são Deus (João 1:1; 20:28; 1ª João 5:20; Atos 5:3, 4). Mas ela também ensina de maneira clara e firme que há somente um Deus (Isaías 43:10; 44:6,8 etc.). Ensina que os Três são um – uma Trindade.
Não seria perigoso seguir uma organização que nega os ensinamentos centrais da Bíblia?
2. As Testemunhas de Jeová adulteram a Bíblia.
A organização Testemunhas de Jeová tem produzido sua própria versão fraudulenta da Bíblia. Esta versão é chamada de Tradução do Novo Mundo das Sagradas Escrituras. Ela contém vários versículos deliberadamente modificados, distanciando-se do original bíblico. Estas mudanças foram feitas para tentar esconder o fato de que o ensino das testemunhas de Jeová é antibíblico e falso.
Uma comparação entre a Bíblia e a enganosa
Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas
A Bíbliaa enganosa Tradução do Novo Mundo
João 1:1 – "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus".
Esta é uma declaração evidente de que Jesus (o Verbo) é Deus.João 1:1 – "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava , e a Palavra era [um] deus".
Esta mudança foi feita para apoiar a negação das testemunhas de Jeová de que Jesus é Deus.
Colossenses 1:16 – "Pois nele [Jesus] foram criadas todas as coisas... tudo foi criado por ele e para ele".
Este texto ensina que Jesus é o Criador de tudo, e como tal, não é, ele mesmo, um ser criado.
Colossenses 1:16 – : "Porque mediante ele foram criadas todas as [outras] coisas... Todas as [outras] coisas foram criadas por intermédio dele e para ele".
A palavra "outras" foi erradamente acrescentada a este versículo para apoiar o falso ensino das testemunhas de Jeová de que Jesus é, ele mesmo, um anjo criado.
Hebreus 1:8 – "Mas a respeito do Filho, disse: o Teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos...".
Observe aqui que Jesus, o Filho, é chamado de "Deus" pelo próprio Deus, o Pai.Hebreus 1:8 – "Mas, com referência ao Filho: Deus é o teu trono para todo o sempre...".
A ordem das palavras foi alterada erradamente pela organização das testemunhas de Jeová para ocultar o fato de que, na Bíblia, Jesus, o Filho, é chamado de Deus.
Não seria perigoso seguir uma organização que adultera as Sagradas Escrituras?
3. As Testemunhas de Jeová têm uma história de profecias fracassadas.
Os líderes das testemunhas de Jeová afirmam falar por Deus Jeová com autoridade profética, mas eles têm feito muitas profecias que nunca se cumpriram. Por exemplo, predisseram que o Armagedon e o fim do mundo viriam em 1975. Para esconder mais esse fracasso, a maioria das testemunhas de Jeová de hoje em dia nega ter feito essa predição, ainda que se prove facilmente o contrário com sua própria literatura.3
A organização Testemunhas de Jeová também previu que o fim do mundo viria em 1914, 1915, 1918, 1925 e 1941, errando todas as vezes. Predisseram que Abraão, Isaac e Jacó seriam ressuscitados e voltariam à terra em 1925, o que evidentemente não aconteceu4.4 A Bíblia declara que profecia não cumprida é marca inequívoca dos falsos profetas (Deuteronômio 18:21, 22).
Não seria perigoso seguir uma organização com uma história de falsas profecias?
4. A organização Testemunhas de Jeová utiliza sua autoridade de forma abusiva.
Apesar de suas muitas profecias falsas, a organização Testemunhas de Jeová ensina que é a única religião verdadeira, e que somente seus membros são cristãos verdadeiros. Afirma que ninguém pode aprender verdades espirituais, senão com ela. Também ensina que só há salvação para quem se junta à sua organização, e que toda pessoa que não seja testemunha de Jeová será destruída no Armagedon. A organização Testemunhas de Jeová exige que seus membros obedeçam e aceitem, sem questionar, cada ordem e interpretação bíblica dada por meio dela.
Por exemplo, a organização Testemunhas de Jeová proíbe o uso de transfusões sangüíneas. Espera-se que as testemunhas de Jeová prefiram morrer ou deixar seus filhos morrer a quebrar essa ordem, ainda que a Bíblia, em parte alguma, proíba as transfusões de sangue ou sequer mencione que sejam erradas. Qualquer testemunha de Jeová que se atreva a desobedecer esta regra é ameaçada de ser destruída na chegada do Armagedon – o tempo do juízo final.
É assim que os líderes usam o medo e a intimidação para manter seus membros obedientes à organização. Os líderes das testemunhas de Jeová também têm utilizado suas predições em relação ao fim do mundo para colocar medo nos corações de seus seguidores.
Não seria perigoso seguir uma organização que utiliza sua autoridade de maneira abusiva?
Estes quatro pontos ilustram os perigos espirituais associados à organização Testemunhas de Jeová. Talvez você esteja se questionando: "Então, quais são as boas novas da Bíblia?" Os quatro pontos seguintes apresentam a você o resumo do verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, conforme encontrado na Bíblia.
COMO ENCONTRAR PAZ COM DEUS
A mensagem da Bíblia pode ser resumida em quatro pontos simples:
1. Nossos pecados nos separam do Deus vivo e verdadeiro.
"Porque todos pecaram, e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23).
"Porque o pagamento pelo pecado é a morte, mas a dádiva gratuita de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23).
2. Não podemos salvar a nós mesmos, por nossos próprios esforços.
"Por isso ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei; antes, pela lei vem o conhecimento do pecado" (Romanos 3:20).
"Ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas pela Sua misericórdia, mediante a lavagem de regeneração e renovação pelo Espírito Santo" (Tito 3:5).
3. Jesus Cristo é o "remédio" providenciado por Deus para nosso problema: o pecado.
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
"Pois Cristo padeceu uma única vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (1ª Pedro 3:18a).
4. Nós precisamos receber pessoalmente Jesus Cristo, por fé, em nossas vidas, para recebermos o perdão pelos nossos pecados e a vida eterna.
"Mas a todos os que O receberam, àqueles que crêem no Seu nome, deu-lhes o poder serem feitos filhos de Deus" (João 1:12).
"Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Romanos 10:9).
Se estas verdades da Palavra de Deus têm tocado seu coração, você pode responder a elas agora mesmo, pedindo que Ele perdoe seus pecados e que lhe dê uma nova vida em Cristo. Esta simples oração a seguir poderá lhe servir de orientação sobre como expressar sua fé em Jesus Cristo para a salvação:
Oração
Deus Todo-poderoso e misericordioso,
reconheço que tenho pecado contra Ti em minhas atitudes, em minhas palavras e em meus pensamentos. Careço de Tua justiça, e não posso salvar-me a mim mesmo. Obrigado por enviar Teu Filho, Jesus Cristo, que derramou seu sangue por mim. Peço-lhe que me perdoe por todos os meus pecados, e coloco minha confiança em Jesus Cristo, que morreu em meu lugar, e que se levantou dentre os mortos. Amém.

2006-12-31 11:36:54 · answer #7 · answered by alef 1 · 0 6

fedest.com, questions and answers