English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Bem, é que tenho uma filha de 9 anos e pra mim está sendo dificil lidar com esta situação, pois ultimamente ela só faz algo se houver troca por puro interece.

2006-12-30 13:24:22 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Outras - Saúde e Beleza

10 respostas

Isso se chama reforço positivo, é comum em psicologia, mas não deixe que estrapole. O melhor é perguntar e falar para a criança se ela gostaria de ser tratada assim também, na cara mesmo, criança de 9 anos já entende, viu??? Tenho filhos e sou pedagoga.Boa sorte...isso é normal na idade.

2006-12-30 13:34:58 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Amiga, onde está o pai desta garota?
Por que você tem que resolver sozinha esse enrosco?

Isso que você chama "troca por puro interesse" é uma chantagem construída - e por adultos. Avalie sua participação nessa história, sem procurar 'mocinhos' ou 'bandidos', mas veja o quanto você incentiva esse comportamento. E sempre lembrando a falta da figura do pai, que é quem dá limite.

O que você descreve é uma relação de falta de limite: dela, em chantagear. Tua, em ceder à chantagem; do pai, em não ter participação no processo.

"Interesse" aos 9 anos significa o quê? Regalias? Vantagens?

Agora, algo mais delicado: quanto essa criança foi realmente desejada? Porque uma mãe ceder a caprichos infantis em geral remete a uma reparação de culpa... ou seja, eu inconscientemente rejeito minha filha, mas para 'não dar bandeira' (prá mim mesma), faço tudo que ela quer, como ela quer.

Recupere-se desse ciclo, ponha limite na garota e seja adulta, sem agir como se sua filha fosse uma miniatura de gente, mas sim como uma criança. Caso contrário, você está incentivando a construção de uma pessoa manipuladora e sem escrúpulos - e poderá se ressentir muito daqui a pouco tempo cronológico.

Dispa-se da culpa, dos psicologismos, bote o pé no chão e o limite nesse jogo perigoso de manipulações!

Boa sorte

2006-12-30 16:32:11 · answer #2 · answered by Camaradad´água 4 · 0 0

Oi naninha, bem sou pedagoga e psicopedagoga, concordo com o que o pessoal tá escrevendo que vc tem uma parcela de culpa nesta situação, mas agora não estamos aqui para julgá-la. Se sua filha fosse aluna na escola em que trabalho, chamaria vc para uma conversa, para fazermos algumas combinações: 1)evitar pedir coisas a ela e prometer algo em troca; 2) quando ela pedir algo para que daí faça alguma coisa, não dar mesmo que, no ínicio ela não faça a tarefa solicitada. Já na escola trabalharia com a professora para que ela realizasse trabalhos em grupos onde a menina percebesse sutilmente que não é legal manter relações de amizade, amor, etc, por interesse. E muitoo diálogo com ela, usar os meios de comunicação, novelas, filmes que passem essa visão de pessoas interesseiras que se dão mal. Boa Sorte, espero ter te ajudado um poukinhu. Ahhh, não tenha medo de ser rígida com ela, crianças precisam de limites, sentem faltas deles!!Abraços!!

2006-12-30 14:10:51 · answer #3 · answered by Déby 2 · 0 0

Vc a acostumou assim,por isso ela haje dessa forma.O melhor q vc tem a fazer é ñ mandar ela fazer o q vc pede e se mandar e ela quiser algo em troca ñ dê.

2006-12-30 13:37:33 · answer #4 · answered by Ingrid 2 · 0 0

Isto é aprendido, desde o primeiro ano de vida trocando o banho ou a refeição por alguma coisa, e principalmente pelas notas da escola, agora com 9 anos. Esta criança precisa aprender que para ganhar alguma coisa, precisa merecer e não trocar.

2006-12-30 13:35:43 · answer #5 · answered by Adenir S 4 · 0 0

Infelizmente ela é fruto da sua criação, seu modo de educar deve ter sido permissivo demais.
Então ela acha que o mundo gira ao redor dela.
Tente conversar, mostre que todos temos direitos e deveres também.
Então cada vez que ela quiser alguma coisa faça com que arrume o quarto, tire os pratos da mesa, tem que dar alguma ocupação p/ que ela sinta que cada um tem seus deveres.
Poupar demais os filhos não é bom, a cobrança vem muito rápido junto com o crescimento deles.
Ainda é tempo de reverter essa situação, você só tem que ser mais firme e estar preparada p/ ouvir muita reclamação, mas faça ouvidos mocos pois essa atitude fará bem p/ as duas em um curto prazo.

2006-12-30 13:35:17 · answer #6 · answered by morena 5 · 0 0

Olha Naninha vc me desculpe mas a única culpada por isto está acontecendo é vc mesma. Pois filho tem que aprender que pessoas interesseiras é muito feio.Ela já está com uma idade boa para que vc sente e converse com ela que a as coisas não podem ser assim.Se com essa idade ela está assim imagine quando se tornar adolescente cuidado amiga.
desejo-lhe boa sorte e um feliz 2007.

2006-12-30 13:35:16 · answer #7 · answered by maria f 2 · 0 0

VC tem dar algumas limitações a ela , cada vez que ela recuzar fazer algo , ou pedir troca , tire algo dela , assim ela vai perceber como é estar na sua situação...
beijos
feliz ano novo!

2006-12-30 13:35:00 · answer #8 · answered by joyce666 2 · 0 0

Chame a super Nany! rsrsrsr...Brincadeira! É, essa é uma situação difícil...Mas procurar um profissional não seria uma má idéia, pois na maioria das vezes os pais sem saber o q fazer acabam tratando a situação de forma errada e piorando as coisas.
Desculpe não poder te ajudar! Boa sorte com a sua filha!!!!!!

2006-12-30 13:33:25 · answer #9 · answered by Gilica 2 · 0 0

Voce podera corta as coisas que ela mais gosta de faser a te que ela entenda que e vc quem manda nela.Nos podemos podar uma criança ate no minimo 12 anos depois fica muito dificil pois ela ja tem a sua propria natureza.

2006-12-30 13:32:00 · answer #10 · answered by carla aparecida lima da costa a 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers