English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.
5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.
6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.
7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.
9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?
10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11 Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12 És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?
13 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;
14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá;
17 ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido;
18 porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.
20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
25 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.
26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
27 ¶ Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?
28 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
29 Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!
30 Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.

2006-12-30 11:12:09 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

.
Pô, cara, você está preparando alguma aula para a Escola Dominical e não está querendo ter trabalho de montá-lo?
.

2006-12-30 11:20:52 · answer #1 · answered by Biggi 7 · 1 1

Linda essa passagem, quando Jesus fala p/ mulher ir buscar seu marido ele já sabia que ela tinha tido vários...e que ainda sentia falta de um amor verdadeiro, por isso ele diz: Quem tomará dessa agua tornará a ter sede.

O amor que a mulher samaritana buscava era carnal e por isso nao lhe satisfazia, da mesma forma que hoje são as drogas e a bebida para muitos, é alegria passageira não tem constancia.

Jesus oferece a essa mulher o verdadeiro amor, o de Deus, pois se dele beber nunca mais terá sede, em curtas palavras o amor de Deus a completaria...

Não é incrivel como o Senhor conhecia suas angustias e sua intimidade? pois ele É Deus...assim como o Pai que estava no céu, e isso se confirma quando ele diz Eu sou, e não eu fui ou eu serei....ele enfatissa Eu SOU....

2006-12-30 19:22:55 · answer #2 · answered by Bruno Pedra 3 · 3 1

Esse é um clássico texto para o Evangelismo.

2007-01-03 09:04:01 · answer #3 · answered by jvcrdb 7 · 0 0

Conversando com uma mulher samaritana, Jesus supera os preconceitos de raça e as discriminações sociais. Como qualquer pessoa, essa mulher tem sede de vida. Tods buscam algo que lhes mate a sede, mas encontram apenas águas paradas. Jesus traz água viva corrente e faz que a fonte brote de dentro de cada um.
Enquanto os judeus adoravam a Deus no templo de Jerusalém, os samaritanos o adoravam no templo do monte Garizim. Jesus supera o nacionalismo religioso, mostrando que Deus quer ser adorado na própria dimensão da vida humana. A própria vida, dedicada ao bem dos outros, como a de Jesus, é o verdadeiro culto a Deus, a adoração em espírito e verdade. Como Pai, Deus está presente na família humana e não quer que os homens separem religião e vida.

2006-12-30 19:45:29 · answer #4 · answered by Á amizade é como uma flor 7 · 1 1

Água para os que têm sede

“Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. “(Jo 4:13 –14)

O que mata a sua sede? Qual é a sua sede? O que tem movido os seus dias, o que o tem feito sonhar, traçar planos? O que você tem procurado em sua vida? O mundo procura nos enganar, tentando nos fazer crer que não há grandes chances de mudarmos as perspectivas para nossas vidas, de que tudo está pronto e é imutável e que o melhor é aproveitar como se pode. Dessa forma, pessoas esquecem os seus sonhos e entregam-se a uma vida “na média”: um emprego razoável, um carro, alguns amigos, e vão buscar satisfação na diversão “descomprometida”, idolatrando, assim, uma “pseudo-liberdade”: “Eu só faço o que eu gosto, o que me dá prazer!” Não percebem que estão apenas seguindo a maioria, a “sabedoria humana” (ver 1Co 1:25). Mas, Jesus nos promete o fim da sede, a satisfação completa e definitiva; e, ainda mais, promete nos tornar fonte de vida para os outros!

É cômodo se esconder em “modelos de vida” comuns, conformar-se com os padrões que todos “usam”, afinal, hoje tudo é permitido; o difícil é “remar contra a maré”, desafiando os padrões dominantes, as tendências do que é chamado “politicamente correto”. Mas isso não é novidade.

Os líderes religiosos, na época de Jesus, colocavam suas tradições como verdades intocáveis:

“(...)’Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem às suas tradições!‘ “ (Mc 7:9)

Os humanos têm procurado matar a sua sede com água de poço, por vezes, até inventam novas “bebidas”, novas fórmulas para saciar a sua sede. Mas ela nunca acaba. E isso acontece porque estão atacando o foco errado. Não são pequenos prazeres que preenchem nossas almas, coisa que só Deus pode fazê-lo.

Não adianta enterrar-se no trabalho, ou canalizar todas as suas energias em diversão ou relacionamentos. Querer ficar rico ou “curtir a vida” feito um louco, nada disso nos preenche definitivamente; no máximo, pode nos proporcionar um prazer momentâneo e egoísta, como refletiu Salomão em sua suprema sabedoria (Ec 2 :10-11). Mas aproximar-se verdadeiramente de Deus, nosso criador, coloca-nos no prumo, faz-nos encontrar o que tanto procurávamos, sem saber. É como uma criancinha perdida que reencontra o seu pai; antes estava só, sem perspectiva, triste e sem direção, mas com seu pai, sente-se protegida, amada e segura. Temos, portanto, que saber definir nosso foco, nossa prioridade, como fez Maria, ao enxergar a oportunidade de estar perto de Deus.

“(...) Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas ; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lc 10:41)

A única coisa que é duradoura e firme é a palavra de Deus. Enquanto Marta arrumava a casa, sua irmã Maria colocou-se aos pés de Jesus, para ouvi-lo! Você tem deixado as “preocupações “ de lado para ouvir a palavra de Deus, ou nunca tem tempo? Você tem sido humilde o bastante para reconhecer que a palavra de Deus é poderosa e pode transformar a sua vida, ou fica tentando mudar pelo seu esforço, sem querer depender de Deus?

Quando deixamos que a nossa vida seja restaurada com a direção de Deus, não só a transformamos, como, também, tornamo-nos veículos de transformação para outras pessoas. Nossas vidas tornam-se úteis, causando impacto positivo em nossos amigos e familiares; não há felicidade maior que essa, não há nada como ver pessoas sendo transformadas devido à sua decisão pessoal de ouvir e cumprir a palavra de Deus. Descobrimos, assim, um verdadeiro sentido para nossas vidas, o encontro com o criador que não conhecíamos, que sempre esperou Ter-nos em seus braços:

“Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.” (Jr 31:33)

Deus quer nos dar “água espiritual”, que mata completamente a nossa sede, quer ter um relacionamento estreito com cada um de nós; e só Deus sabe, realmente, o que precisamos, em nosso íntimo. Quando buscamos proximidade de Deus, Ele nos alimenta de forma que não sentimos mais fome, não temos mais sede; que o vazio espiritual que há em nossas almas seja completamente preenchido, para que sejamos obras acabadas, criação perfeita na sua vontade.

Não se deixe enganar pela satisfação passageira e pequena das coisas do mundo; existe algo muito maior que está a nosso alcance, que pode nos dar a verdadeira e completa satisfação. Ouça o que Deus tem para te dizer! Ele nos deixou uma herança incrível, um tesouro sem igual, e muito poucos a têm “reclamado”.



“Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, (...) ‘Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome ; aquele que crê em mim nunca terá sede.‘ ” (Jo 6:27 ; 35)

2006-12-31 08:50:42 · answer #5 · answered by Vanessa 4 · 0 1

Este texto é realmente muito rico em mensagens.
Naquele lugar aquela mulher teve um encontro com Jesus e depois daquele encontro a vida dela foi transformada. Neste texto podemos ver o que ocorre durante o encontro para que a vida seja transformada, e após o encontro, o que acontece quando a vida é transformada. Vejamos:
I- O que ocorre durante o encontro verdadeiro com Jesus?

a- Jesus se faz conhecer verdadeiramente. (versos 10-15 e versos 25 e 26)
b- Jesus expõe nossa verdadeira realidade.
(versos 17 e 18)
c- Jesus revela o que Deus procura em nós.
(versos 22-24)

Durante o encontro com Jesus a vida daquela mulher muda. Se repararmos no início eles conversavam sobre questões políticas e sociais, ou seja, a relação entre judeus e samaritanos e durante o encontro eles passaram a conversar sobre coisas espiurituais, o que nos revela que quando temos o encontro com Jesus, as coisas do reino de Deus tornam-se de interesse nosso e as diferenças sociais, políticas, não se constituem como barreiras.

Após o encontro ela volta para cidade, conta tudo que havia acontecido e seu testemunho faz com que toda uma cidade venha a conhecer Jesus, venha a se converter. Muitas vezes dizemos que somos de Cristo, que nascemos de novo, que tivemos um encontro com Jesus, mas nossas vidas não testificam esse discurso. Analisemos quantas pessoas nos ouvem falando de Jesus. Quantas pessoas olham para nós e dizem que tivemos nossa vida transformada (nossa caráter, nosso linguajar, nossas reações à determinadas situações, nossas atitudes, nossos relacionamentos...) Mais do que ela havia falado, o testemunho dela impactou muito mais e deve ser assim conosco.
Reparem também que a palavra diz que ela deixou o cântaro e voltou para cidade para falar de Jesus. Após o encontro com Jesus, divulgar o evangelho, o amor de Deus é mais importante do que o atendimento de nossas atividades pessoais, confirmando o que diz a palavra: "buscai primeiro o reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado".

2006-12-31 04:31:13 · answer #6 · answered by RAC 2 · 0 1

Bom...o que dizer se o amigo Bruno Pedra disse tudo né!!

2006-12-30 19:32:59 · answer #7 · answered by Rosi 3 · 1 2

Comentar? Tá tudo aí!!!!!!!!!!!

2006-12-30 19:17:29 · answer #8 · answered by Papori_Ctba 7 · 0 3

fedest.com, questions and answers