English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

12 respostas

.
Você devia ter postado exatamente o queria saber, afinal o texto citado pode ser objeto de uma extensa aula sobre Depravação Total (Total Depravity).
.

2006-12-30 10:28:40 · answer #1 · answered by Biggi 7 · 1 4

Esse texto fala sobre o novo nascimento do homem, Jesus explica para Nicodemos que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus, o que confunde um pouco o homem, pois imagina como seria possível alguém voltar para o ventre de sua mão e tornar a nascer, mas ele está julgando pela razão e Jesus está mostrando uma área na vida do homem que é a espiritual, Ele diz que devemos nascer da água e do Espírito, ou seja a água simboliza o batismo, é como se afogássemos o velho homem, com seus pecados, e nascêssemos de novo, pelo Espírito Santo. Tornando novas criaturas.Necessário é nascer de novo, se quizermos encontrar com Deus. Deixando as paixões da carne e andando em Espírito. Feliz ano novo! Feliz vida nova!

2006-12-30 18:39:25 · answer #2 · answered by Gislaine 4 · 2 1

Quem não se renovar pelo espirito e portanto nascer outra vez não faz parte do reino de Deus, pq o q nasce da carne continua carne, pq, pq não renasceu pelo espirito, pela unção , pela fé, sendo assim uma nova criatura e fazer parte do Reino dos céus.

feliz 2007

2006-12-30 18:33:23 · answer #3 · answered by Sérgio, em tons azuis 5 · 2 1

Fariseus era uma seita ou corrente doutrinária, entre as tantas, que estava dividido o judaísmo na época de Cristo. Nicodemos era membro dessa seita, e como é de conhecimento, os fariseus foram os que mais perseguiram a Cristo durante seu ministério. Porém, Nicodemos estava em uma encrusilhada, entre sua corrente doutrinária e os ensinamentos de Jesus, que por fim acabara levando-o a procurar a Cristo. A escolha pela noite, foi sem dúvida em função de Nicodemos ter optado por um encontro sigiloso, para não criar problemas com sua seita.
Nicodemos começa a conversa com um elogio, chama Jesus de mestre, e diz que só com a ajuda de Deus alguém pode fazer o que Ele faz.
Jesus no entanto, conhecedor que é, das mentes e das intenções do coração do homem, não se deixa levar e responde-lhe com a autoridade que Deus lhe deu:"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". Com essa afirmação Jesus colocou o pretenso príncipe dos judeus completamente desnudado de sua roupagem de fachada, e Nicodemos não teve outra coisa a dizer, a não ser declarar com todas as letras, sua total ignorância em relação as coisas espirituais: "Como pode um homem nascer sendo velho?..."
Jesus explica então a Nicodemos que nascer de novo, para entrar no reino de Deus, é nascer espiritualmente ou seja, nascer da água e do Espírito: " O que é nascido da carne é carne", então o velho homem tem de ser sepultado nas águas(batismo), e dali nascer um novo homem pela regeneração do Espírito: "O que é nascido do Espírito é espírito"

2006-12-30 20:24:49 · answer #4 · answered by june2000 2 · 1 1

Jesus fala com Nicodemos, um príncipe judeu, sobre um novo nascimento, o qual ele não estava entendendo. pois o homem comum não entende as coisas de Deus. por esse motivo precisa nascer de novo. isto é, aceitar Jesus como seu Salvador. Daí em diante tudo lhe será esclarecido pois o próprio Jesus, lhe revelará quando você ler a bíblia.

2006-12-30 19:01:23 · answer #5 · answered by iamar 3 · 1 1

NASCIMENTO NOVO

Mudança operada pelo Espírito Santo no coração de uma pessoa que, levada à fé salvadora, abandona o pecado e passa a viver uma nova vida voltada para Deus e para o próximo {#Jo 3.3-7; 1Jo 2.29; 3.9; 4.7; 5.1,4,18}. V. CONVERSÃO. NASCIMENTO NOVO

João 3:3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
João 3:4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
João 3:5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
João 3:6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
João 3:7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
1 João 2:29 Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
1 João 3:9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.
1 João 4:7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
1 João 5:1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
1 João 5:4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
1 João 5:18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.

2006-12-30 18:55:03 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 1

Enquanto assiste à Páscoa de 30 EC, Jesus realiza notáveis sinais, ou milagres. Em resultado disso, muitos depositam fé nele. Nicodemos, membro do Sinédrio, o supremo tribunal judaico, fica impressionado e quer aprender mais. Assim, ele visita Jesus na calada da noite, provavelmente temendo que sua reputação junto a outros líderes judaicos fique prejudicada se for visto.

“Rabi”, diz ele, “sabemos que tu, como instrutor, tens vindo de Deus; pois, ninguém pode realizar esses sinais que tu realizas, a menos que Deus esteja com ele”. Em resposta, Jesus diz a Nicodemos que para se entrar no Reino de Deus é preciso “nascer de novo”.

Mas, como pode alguém nascer de novo? “Será que pode entrar pela segunda vez na madre de sua mãe e nascer?”, pergunta Nicodemos.

Não, nascer de novo não significa isso. “A menos que alguém nasça de água e espírito”, explica Jesus, “não pode entrar no reino de Deus”. Assim, Jesus nasceu “de água e espírito” quando foi batizado e o espírito santo desceu sobre ele. Mediante a declaração acompanhante desde os céus, ‘Este é meu Filho a quem tenho aprovado’, Deus anunciou ter gerado um filho espiritual com a perspectiva de entrar no Reino celestial. Mais tarde, em Pentecostes de 33 EC, outras pessoas batizadas receberão o espírito santo e assim também nascerão de novo quais filhos espirituais de Deus.

Mas o papel a ser desempenhado pelo Filho humano especial de Deus é vital. “Assim como Moisés ergueu a serpente no ermo”, diz Jesus a Nicodemos, “assim tem de ser erguido o Filho do homem, para que todo o que nele crer tenha vida eterna”. Sim, do mesmo modo como aqueles israelitas mordidos por cobras venenosas tinham de olhar para a serpente de cobre para serem salvos, assim todos os humanos precisam exercer fé no Filho de Deus, a fim de serem salvos de sua condição moribunda.

Salientando o papel amoroso desempenhado por Jeová nisso, a seguir Jesus diz a Nicodemos: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.” Assim, aqui em Jerusalém, apenas seis meses depois de iniciar seu ministério, Jesus torna claro que ele é o meio providenciado por Jeová Deus para salvar a humanidade.

Jesus prossegue, explicando adicionalmente a Nicodemos: “Pois, Deus enviou seu Filho ao mundo, não para julgar o mundo”, isto é, não para julgá-lo adversamente, ou para condená-lo, sentenciando a raça humana à destruição. Em vez disso, como diz Jesus, ele foi enviado “para que o mundo fosse salvo por intermédio dele”.

Devido ao temor, Nicodemos procurou Jesus na escuridão da noite. Assim, é interessante que Jesus encerre a palestra, dizendo: “Agora, esta é a base para o julgamento: que a luz [que Jesus personificou em sua vida e nos seus ensinos] veio ao mundo, mas os homens amaram mais a escuridão do que a luz, porque as suas obras eram iníquas. Pois quem pratica coisas ruins odeia a luz e não se chega à luz, a fim de que as suas obras não sejam repreendidas. Mas, quem faz o que é verdadeiro se chega à luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas como tendo sido feitas em harmonia com Deus.” João 2:23–3:21; Mateus 3:16, 17; Atos 2:1-4; Números 21:9.

2006-12-30 18:26:05 · answer #7 · answered by Specula — Annuntians Regnum Iehovah 5 · 2 2

ONDE BUSCAR SALVAÇÃO

" Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu. E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus." (João 3:1-2)

" Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé." (Romanos 1:16-17)

" Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso. Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei." (Romanos 3:21-3)

" Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória." (Efésios 1:3-14)

" Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:1-10)

" Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação." (Romanos 5:1-11)

" Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Romanos 10:9-13)

2006-12-31 09:34:31 · answer #8 · answered by Vanessa 4 · 0 1

Não sou religioso, contudo, acredito na origem divina da Bíblia e antes de responder à pergunta, lembro de um pequeno trecho que me levou à reflexão: “Quem é o maior no reino dos céus?” - Perguntaram a Jesus. Chamando um menino, pô-lo no meio dos discípulos e disse: “Na verdade vos digo que, se vos não converterdes e vos não tornardes como meninos, não entrareis no reino dos céus” (Mateus, 18), e como a pergunta é sobre os costumes, que encerra lei moral, sem fugir à consulta para não correr o risco de passar por omisso, esclareço que seja menino ou moleque, menina ou sapeca (conforme a natureza patiens ou agitatore de cada criança, onde a primeira sofre ou recebe impressões das travessuras geradas pela segunda), tanto o meio sócio-familiar como o geográfico-cultural em que são criados influem na formação e colaboram para construção da personalidade que o ser humano precisa conviver e carregar até a sua última morada, e assim, quando os costumes sadios são freqüentemente lembrados com carinho, deve-se tentar passá-los aos filhos e netos para que sejam eternizados, de forma que sejam manifestados como valores a serem incentivados. Em sua pergunta (sutil, por sinal) se esconde um trecho do Mestre que justifica a própria existência do anjo interior de cada um, citando duas ações seguidas e distintas:
1°- Converter (virar-se para dentro) e
2°- Tornar (transformar-se), mas revela também a minha fraqueza (pois percebo gracejos ínsitos no termo “alguém pode comentar?), fazendo-me abrir um sorriso maroto e infantil. O certo é que, com o tempo, as pessoas se tornam “adultas” e “sérias” demais, exigindo que todos se comportem como elas, e sem querer ensinar simpatia, aproveito a “deixa” para perguntar: Não é justamente um sorriso maroto e infantil, expresso com naturalidade no rosto de algumas pessoas, o que há de mais atraente e confiável num ser humano adulto? No momento que um casal de pastores da Renascer se encontra foragido, por golpe nos fiéis, lavando dinheiro (cerca de 46 milhões de reais), conforme você deve saber, achei estranho recebi um e-mail, dando conta do batismo dos artistas Xanddy e Carla Perez.
O que é nascer novamente para você? Nascer novamente não é só desistir de uma vida pecaminosa e começar uma nova vida depois que acreditar em Jesus, como a maioria pensa. Embora isto fosse bom, em si não faz nascer novamente, nem terá como se salvar. Quando a Bíblia conta-nos que nós devemos nascer novamente da água e do Espírito, significa que os pecadores devem arrepender-se, devem acreditar no batismo de Jesus e no sangue da Cruz, e assim receber a remissão dos pecados nos seus corações e tornarem-se justos. Em outras palavras, batizar significa nascer de cima, sepultando em definitivo tudo que está em baixo. Mas isto não é uma escolha ou mudança que vem do ser humano, com fins de autopromoção, antes é uma transformação que vem de Deus. Espero que alcances o conteúdo. Getúlio (Rio, Natal/2007).

2006-12-30 20:42:16 · answer #9 · answered by Origem9Ω 6 · 0 1

Xato!
E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
R: "Tratá-se da reencarnação".

4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
R: "Confirma o que disse".

5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
R: "Evidência o ato sexual, onde o sêmen é a agua, e o espírito o que reencarna".

6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
R; "Mais uma prova concreta, do exposto".

7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
R: "Mas uma confirmação que devemos reencarnarmos, até conseguirmos a purificação".

8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
R: "Realmente não saberemos nunca onde reencarnaremos, se é no Japão, Brasil ou em qual Pais".

Um Feliz 2007, para você e seus Familiares.
Um forte abraço.

2006-12-30 18:48:19 · answer #10 · answered by RuyLFreitas 7 · 0 3

JOÃO 3
1 Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.

O Espiritismo declara que nascer de novo é, na verdade, a reencarnação.

Vamos aos fatos:
Os espíritas confundem regeneração (a mudança das disposições íntimas da alma dentro do mesmo corpo - 2Co 5.17) com reencarnação (retorno da alma a outro corpo, quantas vezes forem necessárias, para que alguém se torne um espírito puro).
Jesus ensinou a regeneração e não a reencarnação.
E também que a ressurreição é o estado final do homem e não que o homem se tornaria um espírito puro (Jo 5.28, 29)

Hebreus 9.27 "... aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juizo,..."

Os Testemunhas de Jeová declaram que o novo nascimento é exclusivo aos 144 mil ungidos, que a classe da "grande multidão" não precisa nascer de novo.

Vamos aos fatos:
Jesus foi específico ao afirmar: "Aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus"(v. 3). "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo"(v. 7). Jesus não deixa exceção. Em 1 João 5.1, lemos: "Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus" (Tradução do Novo Mundo). O texto não deixa dúvidas: "todo o que crê". Se os adeptos dessa seita alegam ser cristãos é porque devem ter crido em Cristo, logo, como cristãos, deveriam ter a experiência do novo nascimento.

João 3.16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Complementando:
Em Jo 3.1-8, Jesus trata de uma das doutrinas fundamentais da fé cristã: a regeneração (Tt 3.5), ou o nascimento espiritual. Sem o novo nascimento, ninguém poderá ver o reino de Deus, isto é, receber a vida eterna e a salvação mediante Jesus Cristo.

A regeneração é a nova criação e transformação da pessoa efetuadas por Deus e o Espírito Santo. Por esta operação, a vida eterna da parte do próprio Deus é outorgada ao crente, e este se torna um filho de Deus e uma nova criatura. Já não se conforma com este mundo, mas é criado segundo Deus "em verdadeira justiça e santidade".

A regeneração é necessária porque, à parte de Cristo, todo ser humano, pela sua natureza inerente e pecadora, é incapaz de obedecer a Deus e de agradar-lhe.

A regeneração tem lugar naquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus e coloca a sua fé pessoal em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

A regeneração envolve a mudança da velha vida de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo. Aquele que realmente nasceu de novo está liberto da escravidão do pecado, e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e de seguir a direção do Espírito. Vive uma vida de retidão, ama aos demais crentes, evita uma vida de pecado e não ama o mundo.

Quem é nascido de Deus não pode fazer do pecado uma prática habitual na sua vida. Não é possível permanecer nascido de novo sem o desejo sincero e o esforço vitorioso de agradar a Deus e de evitar o mal, mediante uma comunhão profunda com Cristo e a dependência do Espírito Santo.

Aqueles que continuam vivendo na imoralidade e nos caminhos pecaminosos do mundo, seja qual for a religião que professam, demonstram que ainda não nasceram de novo.

assim como uma pessoa nasce do Espírito ao receber a vida de Deus, também pode extinguir essa vida ao enveredar pelo mal e viver em iniquidade. As Escrituras afirmam: "se viverdes segundo a carne, morrereis" (Rm 8.13).

O novo nascimento não pode ser equiparado ao nascimento físico, pois o relacionamento entre Deus e o salvo é questão do espírito e não da carne. Logo, embora a ligação física entre um pai e um filho nunca possa ser desfeita, o relacionamento de pai para filho, que Deus quer manter conosco, é voluntário e dissolúvel durante nosso período probatório na terra. Nosso relacionamento com Deus é condicionado pela nossa fé em Cristo durante nossa vida terrena; fé esta demonstrada numa vida de obediência e amor sinceros.

2006-12-30 18:30:54 · answer #11 · answered by BomStarAki 5 · 0 3

fedest.com, questions and answers