Para que o processo de aumento da massa muscular ocorra com eficiência não basta oferecer o estímulo do treinamento físico. Também é necessário manter o organismo em situação metabólica favorável. Esta situação é a predominância do anabolismo sobre o catabolismo ou seja, das reações de síntese sobre as reações de degradação de matéria. Quando ocorre mais anabolismo do que catabolismo o balanço nitrogenado torna-se positivo, com retenção de nitrogênio e aumento da massa muscular. O nitrogênio é utilizado nessa situação como um marcador na proteína, e quando o seu balanço está positivo, indica que está havendo incorporação de proteína alimentar em tecido orgânico, na sua maior parte, músculo esquelético. As drogas anabolizantes agem positivando o balanço nitrogenado, explicando o seu efeito sobre a massa muscular. Devido aos inconvenientes de seu uso, é importante que sejam divulgadas outras formas de estimular o anabolismo e reduzir o catabolismo.
Os mais importantes hormônios anabolizantes do organismo são a testosterona (hormônio sexual masculino), produzido pelos testículos, o GH (hormônio do crescimento), produzido pela hipófise, e a insulina, produzida pelo pâncreas. A testosterona é estimulada pelos exercícios, principalmente pelos exercícios de força, e pela ingestão adequada de gorduras, visto que este hormônio é sintetizado a partir do colesterol. O GH é um hormônio sintetizado a partir de aminoácidos, sendo estimulado pela proteína alimentar, e também pelo treinamento, em particular pelos exercícios de força. Durante o sono também ocorre liberação de GH, sendo assim importante o descanso adormecido para o esportista. A insulina também é sintetizada a partir de aminoácidos e é estimulada pela ingestão de carboidratos. Recentemente se demonstrou que a maior produção de insulina decorrente da ingestão freqüente de carboidratos ao longo do dia consegue aumentar a síntese protéica, aumentando a positividade do balanço nitrogenado.
Assim sendo, para estimular ao máximo o anabolismo devemos treinar com pesos, descansar o mais possível, ingerir proteínas em quantidades adequadas (cerca de 2 gramas por quilo por dia), não restringir totalmente as gorduras da alimentação, e ingerir carboidratos várias vezes por dia. Pode ser oportuno lembrar que nas duas horas após os exercícios a ingestão de carboidratos é particularmente importante devido à facilitação metabólica para a síntese de glicogênio.
O catabolismo muscular ocorre em toda situação de estresse orgânico ou emocional devido ao aumento da produção de cortisol, hormônio da glândula supra-renal. As pessoas tensas e angustiadas produzem maiores quantidades de cortisol durante todo o dia. Durante os exercícios também ocorre grande aumento na produção de cortisol. Também contribuem para a degradação de tecido muscular a desidratação dos músculos durante os exercícios, e o aumento da concentração de amônia decorrente das reações químicas que liberam energia a partir da molécula de ATP.
Para reduzir o catabolismo devemos procurar manter as emoções sob controle e realizar treinos curtos. Dessa forma a desidratação e a produção de cortisol e de amônia não serão excessivas. Recentemente foi verificado que a creatina é uma substância que pode favorecer o aumento de massa muscular. Entre as hipóteses para explicar esse efeito estão o já documentado efeito ergogênico dessa substância (imagina-se que treinos mais pesados devem estimular mais hipertrofia), o aumento da hidratação dos músculos, e a redução de amônia devido à maior disponibilidade de ATP. Outra substância que talvez favoreça a redução do catabolismo é a glutamina, devido ao seu efeito de neutralizar quimicamente a amônia, e por também estimular a hidratação dos músculos. No entanto, apesar da situação promissora, a utilização de creatina e glutamina com o objetivo de estimular a massa muscular ainda está em fase experimental, e as doses e esquemas de administração atuais são totalmente empíricos. Um esquema coerente com a fisiologia, embora de eficácia ainda não estabelecida, é a utilização antes do treino de duas ou três gramas de creatina e a mesma quantidade de glutamina; após o treino, duas gramas de glutamina, e mais duas tomadas de uma grama de glutamina a cada 3 ou 4 horas.
Considerando todos os aspectos anteriormente abordados podemos verificar que existem muitas atitudes a nível de treinamento, alimentação e suplementação que podem e devem ser tentadas para maximizar o aumento da massa muscular. A compreensão e dedicação à essas condutas talvez possam trazer muito progresso em termos de massa muscular, e mesmo para os mais ambiciosos atletas, podem ser alternativas seguras para as perigosas drogas anabolizantes.
2006-12-30 09:27:27
·
answer #1
·
answered by Tom 3
·
0⤊
0⤋
musculação e uma alimentação específica
2007-01-02 06:31:23
·
answer #2
·
answered by :O) 3
·
0⤊
0⤋
Musculação, os músculos respondem bem a qq idade!!!
2007-01-01 09:27:40
·
answer #3
·
answered by Yane R 4
·
0⤊
0⤋
é muito complicado...
as opçoes que vc vai ter vão ser muito caras..
cirurgia..
produtos de esteticas..
seria bom se vc fosse a um esteticista..
vc pode malhar.... essa seriaa forma mais facil e acessivel pra qualquer pessoa.
espero ter lhe ajudado.
2006-12-30 14:32:58
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Fazer musculação.
2006-12-30 14:32:56
·
answer #5
·
answered by Naturaleza 5
·
0⤊
0⤋
Bom , o mais indicado é uma musculação com uma boa alimentação...
2006-12-30 14:25:10
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
você tem que procurar um especialista para ele te acompanha e passar os exercício devido para cada região que você que perde a flacidez
2006-12-30 14:22:43
·
answer #7
·
answered by pepe77legal 3
·
0⤊
0⤋
Sobre comer proteínas, já ouvi dizer mas não tenho certeza; tenho 47 (quaaaaaase) 48 anos e graças a Deus não tenho flacidez, mas sempre pratiquei exercícios físicos; quando novinha andava muito de bilicleta; depois fiz musculação muito tempo, depois foi natação, hidroginástica e faço caminhada também: caminho 5 km todos os dias... mas por outro lado, eu adoro carne... será que tem a ver? Pode ser que sim, mas realmente não sei dizer.
Eu acho que pra flacidez, a musculação é mais indicado. Boa sorte, feliz ano novo!
2006-12-30 14:22:39
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
para todas estas perguntas vc achara com um endocrinologista ele le fara uma dieta balanceada ,e vc nao correra nem risco.
2006-12-30 14:19:05
·
answer #9
·
answered by luciene t 1
·
0⤊
0⤋
Sim, só com muita atividade física e uma boa alimentação ricas em proteínas!
Feliz 2007!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás.
De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou.
De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num so pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR.
De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: AMAR.
De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino, o hino da liberdade.
De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver. .
Feliz Ano Novo !!!
Feliz 2007!!!
2006-12-30 14:21:18
·
answer #10
·
answered by Tonaárea 5
·
0⤊
1⤋