Porque temos que aumentar a temperatura da pele para que posamos transpirar e assim abaixar a temperatura interior.
A sensação de frio é a mensagem que o cerebro envia avizando:"Olha vc tem que suar para sua temperatura fique normal'.
Tem pessoas que acreditam que não podemos nos embrulhar com coberta, etc;´porque teremos uma covulção e coisa e tal, mas isso não é verdade.
2006-12-29 09:24:15
·
answer #1
·
answered by Diegão do morro 4
·
0⤊
0⤋
Nossa temperatura normal é entre 36 e 37 C°, quando estamos com febre e sentimos frio é porque a nossa temperatura está acima da temperatura ambiente e estando acima da temperatura ambiente, começa a perder calor e aí os nervos começam a tremer para buscar compensação de temperatura.
2006-12-29 22:29:22
·
answer #2
·
answered by ILACIR TUDO AZUL 5
·
0⤊
0⤋
Olá!
Coincidentemente acabo de responder a uma pergunta idêntica à sua, feita por outro usuário.
Dê uma olhada na pergunta e na resposta que dei a ela:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AmUmoMZ7V1VzCX7kMwfsdcPI6gt.?qid=20061229103214AAaUsal&show=7#profile-info-7fe87ace2a61888f42adf35997a21401aa
Tenha paciência e leia os links que deixei lá. Acredito que fui esclarecedor e que esta também era a sua dúvida.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
2006-12-29 18:31:20
·
answer #3
·
answered by Dr Roger Médice 2
·
0⤊
0⤋
Vou tentar responder de uma forma simples, ok?
O nosso corpo aumenta a temperatura (fica com febre) para combater a doença que está tentando nos atacar. O "calor" é para ajudar na produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sangue e são os "guerreiros" do nosso corpo.
Se estamos precisando de calor para aumentar a produção dos guerreiros, a mensagem que é mandada pelo nosso cérebro ao corpo todo é que precisamos de mais calor, por isso a sensação de frio: para que nos aqueçamos ainda mais e ajudemos na produção dos glóbulos brancos.
O problema é que se o corpo ficar com uma temperatura muito alta podemos ter uma convulsão, por isso normalmente tomamos um antitérmico e vamos ao médico para descobrir o que há de errado e tratar.
2006-12-29 17:28:36
·
answer #4
·
answered by Anita C 2
·
0⤊
0⤋
A febre
Mesmo sendo animais homeotérmicos, há situações em que nosso organismo precisa de uma temperatura maior que a normal para seu bom desempenho e isso ocorre, por exemplo, quando somos atacados por microorganismos --- vírus e bactérias --- e nossas defesas internas ( glóbulos brancos e seu exército) precisam lutar contra eles para nos defender. Acontece que essas defesas são realizadas à custa de reações químicas, cuja eficiência aumenta com o aumento da velocidade com que se processam estas reações.
Sabe qual é um dos fatores que aumenta esta velocidade?
Sim, é isso mesmo, a temperatura!
Para ajudar os glóbulos no combate a essa invasão de microorganismos nosso organismo decide, nesta situação de guerra, aumentar a temperatura corporal bem acima dos 36,1oC. Está instalada a febre --- não é ela uma doença em si, mas a conseqüência de uma luta que está sendo travada em nosso benefício --- não é um problema, pelo contrário, é até um benefício, pois nos mostra que estamos equipados com mecanismos adequados de defesa. Pior seria se não tivéssemos febre! Ai os microorganismos acabariam conosco num piscar de olhos.
O problema aparece quando nosso organismo, em desespero de causa, continua a aumentar a temperatura corporal; as vezes, para além dos 40oC: ai o bicho pega! A temperatura passa a ser um problema seríssimo, pois aniquila nossas enzimas e nossas células podendo, mesmo, ocasionar a morte. Antes de chegar a tal situação, devemos fazer algo para baixar a temperatura. É ai que entram os medicamentos para controlar a febre, e não para acabar com ela ... e conosco!
2006-12-29 17:21:08
·
answer #5
·
answered by natália 1
·
0⤊
0⤋