English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

É o timo, uma glândula do sistema linfo-hematopoiético que se localiza normalmente na região cervical anterior e inferior, logo abaixo da tireóide. Com o crescimento, tende a ter sua função substituída por outros tecidos (fígado, medula óssea) e, como tudo aquilo que não se usa na natureza, atrofia.
É muito comum que alguma parte do timo permaneça, havendo a possibilidade de formar tumores benignos e malignos, sendo esses tumores os mais comuns encontrados na região do mediastino anterior.

2006-12-31 05:37:32 · answer #1 · answered by lauromacca 2 · 0 0

É o Timo, que é uma pequena glândula cuja função é produzir linfócitos T, de importância na resposta imunitária do organismo, e que involui a partir da puberdade, quando as suas funções passam a ser desenvolvidas por outras estruturas.

O timo atinge o seu maior peso relativo no fim da vida fetal, porém seu peso absoluto continua a aumentar, alcançando 30
a 40 g na época da puberdade. Ele então começa a sofrer uma involução que progride rapidamente, até que, no adulto, o órgão
seja, em grande parte, substituído por células adiposas, entretanto, permanece a sua função protetora para manter a saúde.
No idoso pesa 5 a 15 g.

A nível de curiosidade, a palavra timo tem origem do grego thúmon: alma, espírito, coração, emoção, afetividade, que possivelmente está relacionado à posição do timo, no tórax, anteriormente aos grandes vasos que emergem do coração.

2006-12-29 17:36:05 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

A glândula mencionada é chamada Timo, que é maior durante o período da gestação e que vai se atrofiando gradualmente com o crescimento da criança até o desaparecimento!

2006-12-29 17:16:14 · answer #3 · answered by Plínio 4 · 0 0

Na anatomia humana, o timo é um órgão linfático que está localizado na porção antero-superior da cavidade torácica. Limita-se, superiormente pela a traquéia, a veia jugular interna e a artéria carótida comum, lateralmente pelos pulmões e inferior e posteriormente pelo coração.

Externamente, o timo é envolto por uma cápsula de tecido conjuntivo, de onde partem septos que dividem o órgão em numerosos lóbulos. Cada lóbulo apresenta uma capa, o córtex, que é mais escura e uma polpa interior, a medula, que é mais clara. Tanto a zona cortical quanto a medular apresentam células de estrutura epitelial misturadas com um grande número de linfócitos T, possuidores dos marcadores OKT-6 de timócitos e, ocasionalmente, células B e macrófagos. Já na medula, a densidade é menor, fato explicado que células produtoras de anticorpos nascem na porção medular, migrando depois para a região cortical, onde podem evoluir para macrófagos.

Em termos fisiológicos, o timo elabora uma substância, a timosina, que mantém e promove a maturação de linfócitos e órgãos linfóides como o baço e linfonodos. Existe ainda uma outra substância, a timina, que exerce função na placa mioneural (junção de nervos com músculos) e, portanto, nos estímulos neurais e periféricos, sendo grande responsável por doenças musculares.

2006-12-29 17:12:45 · answer #4 · answered by aCidWar 2 · 0 0

Timo

2006-12-29 17:06:36 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers