Se você acha que é pecado seguir bons exemplos, exemplos de cristãos verdadeiros, que não se preocupavam em julgar os outros mas sim em amá-los, então, paciência... sua visão de pecado é diferente da minha...
2006-12-29 02:22:07
·
answer #1
·
answered by Verbena 6
·
9⤊
3⤋
Sou católico e sei que só devemos adorar a Deus, é só Deus que faz milagres e nos da a salvação, os Santos para mim são Luzeiros que me mostram o caminho, creio na intercessão dos santos eles viveram para o próximo e não seria agora que estão com Deus que eles esqueceriam de nós. vc mesmo quando ora para o seu próximo é uma forma de intersecção.
Todos acreditam que Elias foi para o céu, mais preferem não acreditar que a mãe de Jesus não o foi, e procuram maquiar ou plantar vírgulas na bíblia para imporem as sua idéias, como explicar na transfiguração de Cristo a presença de pessoas que já tinham falecidos, vai ser difícil plantar vírgulas.
2006-12-29 10:51:26
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Está na bíblia que é pecado adorar qualquer ídolo criado pelo homem. Apenas Deus é digno da nossa adoração. Mas não conheço ninguém que adora santos, eles são venerados pela vida de santidade que tiveram aqui na terra e por isto ocupam hoje um lugar junto ao trono de Deus. Venerar significa tributar grande respeito, afeiçoar, reverenciar. Os santos devem ser para nós modelos de vida a serem imitados.
2006-12-29 10:24:57
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Vc tem fotos em sua casa? Quando alguém que você gosta morreu ou está muito longe, você não pega essas fotos para ver a pessoa? Não lemos livros, aprendemos matemática, física, biologia, química e outras disciplinas baseados em leis que foram criadas por pessoas que morreram?
Para que procurar um cisco no olho do seu irmão quando tens uma trave no seu. E principalmente, não julgueis para que não sejais julgado. Procure respeitar o próximo e suas escolhas, suas crenças, e a partir daí poderemos caminhar para um mundo melhor.
Feliz 2007 para vc.
2006-12-29 10:31:41
·
answer #4
·
answered by Brasileiro 5
·
3⤊
1⤋
A SUPOSTA DIFERENÃA ENTRE ADORAR E VENERAR
Para sair debaixo da sentença de condenação divina imposta pela santa lei de Deus, a Igreja Católica serve-se de sutilezas teológicas a fim de ludibriar os fiéis. Dizem e vivem a repetir os fâmulos católicos que os protestantes não levam em consideração a diferença entre venerar e adorar, argumentam ainda que o culto de adoração é prestado somente a Deus, mas que prestam um culto de veneração à s imagens, à s relÃquias aos santos e a Virgem Maria. Dizem: “O católico venera os santos, não as imagens, mas o que elas representam, assim como sentimos amor por uma pessoa querida ao ver a sua foto. Veja que neste exemplo não sentimos amor pela foto, mas pela pessoa que nela está representada.”
Vejamos então se este argumento tem alguma consistência, e se há realmente, como alardeiam os católicos, diferença entre ADORAR e VENERAR.
Importante esclarecer que este mesmo argumento tem sido o slogan dos pagãos através dos tempos. Quando são colocados sobre pressão saem com este jargão de que não adoram ou veneram a imagem propriamente dita mas a sua honra ou veneração alcança o que está por trás das imagens. Esse era o argumento dos antigos povos e em particular, os gregos. Agostinho ao comentar os Salmos declara que esse era o argumento do paganismo para se safarem da acusação de adoradores de imagens. Essa é ainda a desculpa dos budistas que se prostram diante das imagens de Buda, dos hindus que rogam a Ganesa o deus hindu da boa sorte e aos seus milhões de deuses, dos Jainistas quando adoram os gigantescos pés de 17 metros de Gomatesvara, dos taoistas e outros. Observe essa declaração nos ensinamentos de Midai- Sama da Igreja Messiânica (seita oriental) sobre sua imagem da luz divina.
Ele ensina que deve coloca-la nos lares, nas igrejas porque através dela os fiéis estariam buscando mais a luz de Deus e conseqüentemente sendo mais iluminados e estariam assim para sempre sobre sua poderosa influência. Mas para não acusa-los de idolatria advertem:
“NÃO PRESTAMOS CULTO Ã IMAGEM DA LUZ DIVINA, MAS A DEUS, ATRAVÃS DESSA IMAGEM. SUA LUZ ALI SE FOCALIZA E SE INTENSIFICA CADA VEZ QUE ORAMOS PERANTE ELA”
Compare agora com este argumento católico:
“De fato, "a honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo original", e "quem venera uma imagem venera a pessoa que nela está pintada". A honra prestada à s santas imagens é uma "veneração respeitosa", e não uma adoração, que só compete a Deus:
O culto da religião não de dirige ás imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para realidade da qual é imagem.”
O caso é que ninguém em pleno século XXI, iria admitir que adora uma imagem. à repugnante à moderna mente tecnológica de nosso século. Acontece que entre a teoria e a prática, há no entanto, um grande abismo!
Será que os católicos teriam por inocentes todas essas religiões citadas acima, tendo em vista o fato de que todas elas prostram-se, rogam, beijam, constroem templos, fazem procissões às suas imagens? Será que a sutil colocação de que não adoram as imagens seria o suficiente para isentá-los da quebra do segundo mandamento?
Os teólogos romanistas se vêm embaraçados para recriminar essas práticas idólatras, pois eles mesmos estão afundados até o pescoço nelas. à por isso que as missões católicas têm pouco sucesso entre os povos islâmicos e judeus, mas entre as nações cuja religião possuem similaridades com o catolicismo principalmente quanto ao culto das imagens conseguem, lograr algum êxito.
Não, o argumento de que não adoram imagens não prevalece, pois se fosse assim terÃamos que ser coniventes também com os pagãos!
O biblista católico Mackenzie, já citado, diz o seguinte:
“No Egito e em Babilônia a imagem era levada em procissão nos dias festivos. Em Babilônia era levada como hóspede aos templos de outros deuses, cujas festividades eram celebradas. Isso tudo, entretanto, não era idolatria no sentido rude do termo...” prossegue ainda,
“Os pagãos adoravam o deus cuja imagem era a contraparte terrestre, não adoravam a imagem em si. Visto, porém, que os hebreus negavam qualquer realidade por trás da imagem, o culto teria recaÃdo sobre a própria imagem, pois nenhuma outra coisa teria podido recebê-lo.” Então frisa algo que todo católico deveria meditar, “Portanto, os pagãos eram verdadeiros adoradores de Ãdolos também se não sabiam de o ser.” (grifo nosso) (ibdem pág. 435/6)
Bastaria uma consulta em nosso dicionário vernacular para desmascararmos essa suposta diferença, pois venerar e adorar são sinônimos sendo que venerar é palavra latina e adorar é palavra grega tendo o mesmo significado. Sendo assim, o dicionário coloca acertadamente: Adorar = venerar. Mas os católicos fazem vistas grossas a este fato e saem pela tangente com o argumento de que “Adorar e venerar pelo dicionário da lÃngua portuguesa , nos dias atuais, não têm qualquer diferença. Mas, não se esqueça que a nossa fé tem mais tempo do que a história de Portugal e Brasil. Na literatura católica, há distinção entre adorar ( latria) e venerar (dulia). Mas como eles mesmos admitem e qualquer católico poderá conferir, “adorar” é o mesmo que “venerar” e isto é uma pedra de tropeço para a teologia católica.
Lançaremos mão agora de mais provas que pela força que tem são por natureza irrefutáveis. Invocaremos aqui o depoimento de autoridades católicas e apresentaremos evidências incontestáveis em suas próprias literaturas para fundamentar nossa alegação.
Começaremos pelas traduções das BÃblias católicas.
No episódio já citado de Ãrtemis ou Diana dos Efésios, Demétrio diz que todo o mundo adorava essa deusa como de fato reza o texto: “...aquela a quem toda a Ãsia e o mundo adoram.”Atos 19:27 (versão das BÃblias protestantes)
Essa também é a tradução da BÃblia católica editora “Ave Maria”, que traduziu o verbo como adorar. Entretanto, outra BÃblia católica, a conceituadÃssima “BÃblia de Jerusalém” verteu esse mesmo verbo, dessa mesma passagem por “VENERAR”.
Ora, perguntamos: A deusa Ãrtemis foi adorada ou venerada?
Os próprios eruditos católicos são forçados a admitir a sinonÃmia dos dois termos.
Pela BÃblia de Jerusalém os católicos não podem acusar mais os efésios de idólatras, mas se por ventura quiserem fazer isso, terão que usar a versão da BÃblia “Ave Maria”!
Onde neste texto está a “substancial” diferença entre venerar e adorar como alegam os católicos? Veja que este argumento é de uma pobreza franciscana!
Comentando sobre a passagem do capÃtulo 19 de Atos, o livro: “São Paulo e o Seu Tempo” edições Paulinas na página 77, trás o seguinte comentário:
“A deusa venerada em Ãfeso era muito mais uma deusa oriental da fecundidade do que a deusa caçadora dos gregos...”(grifo nosso). Novamente aà o termo venerar é aplicado à Ãrtemis pelos estudiosos católicos.
A respeito do falso deus Baal diz Mackenzie que ele era “venerado de modos diversos ou sob tÃtulos diversos nos diversos lugares” quando ele menciona a adoração dos israelitas a Iahweh diz que ele era “venerado com os ritos de Baal” Veja como ele usa o termo venerar para ambos não fazendo nenhuma distinção.(ibdem pág. 100)
2006-12-29 10:21:28
·
answer #5
·
answered by EL SHADDAI T 1
·
4⤊
2⤋
não sou uma católica praticante, mas sempre há um pq das coisas.
quem disse que os Santos foram feitos para serem venerados e idolatrados?
até onde eu sei a Igreja os nomeia Santos pra que possam servir de exemplo de fé e caridade para com o próximo, de entrega total ao amor pregado por Cristo.
Vcs protestantes possuem a mania irritante de condenar td que não pertence a vossos templos, como se os únicos a serem salvos fossem vcs.
acham que ler a bíblia e praticar td que está escrito, sem praticar a caridade e o amor ao próximo resolve algo.
cadê o seguimento do evangelho de Cristo que vcs são tão orgulhosos de praticar, quando td vez que vejo um depoimento de um evangélico que enriqueceu não ajudar ninguém somente ele?
por favor antes de condenarem a prática de outra religião olhem para o telhadinho de vcs e revejam se realmente um dia servirão de exemplo como certos Santos serviram, pq eles realmente mereceram estar nos "braços do Pai."
2006-12-29 10:45:59
·
answer #6
·
answered by profetisa do ar 3
·
2⤊
1⤋
Não sou um exegeta mas á época em que foi escrita a bíblia e depois o novo testamento não existiam santos na concepção que atualmente conhecemos. Sugiro que todos que estão presos à bíblia, tirem cinco minutos diários para ler outros livros que lhes dêem uma maior abertura da mente e façam entender melhor a bíblia.
Não se preocupe, ninguém vai para o inferno por ler um livro espírita por exemplo. Um dia todos seremos santos.
2006-12-29 10:32:45
·
answer #7
·
answered by becker 6
·
2⤊
1⤋
eu acho isto um absurdo, pra que adorar gente morta, se posso adorar a JESUS, que está VIVO?
quando vc fala de santos, penso eu que está se referindo a imagens tb!
Isso a Bíblia condena:
Lv 26.1: Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem de escultura nem estátua, nem poreis figura de pedra na vossa terra para inclinar-vos diante dela. Eu sou o Senhor vosso DEUS.
Os ídolos (imagens, santos. ou coisas relacionadas tem várias características:
INSENSÍVEIS
Dt 4.28: Ali servireis a deuses feitos por mãos humanas, de madeira e de pedra, que não vêem nem ouvem, nem comem nem cheiram. (Sl 115.4)
AO CONTRÁRIO, JESUS ME OUVE!
PERECÍVEIS
Is 40.20: O pobre demais, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não apodrece. Ele busca um artífice sábio para gravar uma imagem que não pode se mover.
AO CONTRÁRIO, JESUS SE MOVE AO MEU FAVOR,ENQUANTO NÃO RESOLVE O MEU PROBLEMA ELE NÃO SE CONTENTA.
IMPOTENTES
Is 45.20: Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações. Nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode falar.
Jr 10.5: Como o espantalho num pepinal, não podem falar; necessitam de quem os leve, pois não podem andar. Não tenhais receio deles; não podem fazer o mal, nem podem fazer o bem. (At 14.18).
AO CONTRÁRIO, JESUS FALA COMIGO E ME FAZ MUITO BEM!
INDIGNOS DA ADORAÇÃO (de seres inteligentes)
At 17.29: Portanto, sendo nós geração de Deus, havemos de pensar que a divindade seja semelhante ao ouro , ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem.
JESUS, É DIGNO DE TODA A ADORAÇÃO!
DEGRADANTES
Rm 1.22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos
Rm 1.23 (continuação) e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. (I Co 8.4; 12.2)
JESUS É INCORRUPTÍVEL.
Como vc pode ver,eu não respondi nada fora da Bíblia.
Isto é abominável a Deus.
Olha o que Deus nos diz: I Jo 5.21: Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.
Espero tê-lo ajudado(a)
FELIZ 2007!
2006-12-29 10:40:23
·
answer #8
·
answered by ju 2
·
1⤊
1⤋
Não é correto adorar imagem ,nem esses supostos santos!
Agora ,tem misericordia Deus da COMPARAÇÃO QUE ESSE AMIGO FEZ O BRASIL...conforme abaixo :
Vc tem fotos em sua casa? Quando alguém que você gosta morreu ou está muito longe, você não pega essas fotos para ver a pessoa? Não lemos livros, aprendemos matemática, física, biologia, química e outras disciplinas baseados em leis que foram criadas por pessoas que morreram?
Tem misericorida Deus dessa alma, Porque fazes comparação erronea misericordia.
Adorar e se prostar a alguem , casa irmão etc não é adoração.
Só qudo passa dos limites que vc começa a largar Deus por essas coisa. (COMO O TEXTO DO JOVEM RICO ).
Fora disso podemos amar nossa familia nosso proximo.
Mas, Jamas adorar , Adorar só a Deus !!
2006-12-29 10:37:37
·
answer #9
·
answered by M. A. D. S. 5
·
1⤊
1⤋
Mostre-me no Novo Testamento onde encontra-se proibição de "imagens". Não confunda "imagens", que eram criadas pela necessidade de adoração de um Deus, antes da vinda de Jesus Cristo, com as imagens que guardam em nossa memória a fisionomia de alguém que muito representou e reforça nossa fé em Deus. Saudades e respeito por alguém nos fazem guardar sua imagem. Se você não tem esse sentimento, aí é outro problema. Portanto, mostre-me onde, no Novo Testamento, alguma passagem sobre proibição de imagens.
2006-12-29 10:34:18
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋