Olá, tudo bem com vc?
Espero que sim...
ERVA-DE-SANTA-MARIA
Também chamada de: Erva-formigueira, erva-vomiqueira. No norte do País a erva chama-se menstruz ou mastruço; no sul mastruço é outra planta.
HISTÓRICO: A erva-de-santa-maria é uma planta muito comum no Brasil. Tem folhas alternas, sésseis, ascendentes, atenuadas em ambas as extremidades, algo sinuosas, e fortemente denteadas. As superiores são lanceoladas; inteiras. A inflorescência apresenta-se em cachos alongados nas extremidades das ramificações do caule. As flores são miúdas e esverdeadas. Os frutos são aquênios inteiramente envoltos no cálice. As sementes são mui numerosas, pequeninas e pretas. Toda a planta tem cheiro forte, desagradável.
USO: A erva-de-santa-maria é empregada para afugentar pulgas e percevejos. Para este fim, os nossos caboclos costumam varrer seus cômodos com os ramos desta planta colocando-os também sob os colchões. Para se conseguir uma essência ativa costuma-se destilar somente as sementes limpas desta erva em banho-maria, ou seja, por meio do vapor. À proporção que se emprega é de 1-3 por mil. Pode-se, no entanto, destilar toda a planta, para obter um bom inseticida.
Esta erva no Brasil é muito famosa como vermífuga. Aliás o maior parte dos vermífugos é composto de erva-de-santa-maria.
A dose que se recomenda para este fim, é de 10 gramas de folhas em 1 litro de água. Costuma tomar-se um gole de hora em hora. Depois de se tomar o chá desta erva, tomam-se umas colheres de óleo de rícino.
É também indicada para combater a dança-de-são-vito e usada empiricamente contra a tuberculose. (Uma colher de sopa do sumo em jejum).
É geralmente conhecido o efeito abortivo desta planta. Portanto as mulheres grávidas não devem usá-la de maneira alguma.
Não se ignora tampouco que doses mais ou menos fortes da essência desta erva, quando usada para combater vermes, trazem doenças e algumas vezes até a morte.
É um excelente cicatrizaste e empregado nas afecções das vias respiratórias, rouquidão, catarros crônicos, bronquites, tosse, asma. O uso desta planta, as vezes provoca uma sensação de formigamento, mais notada nas mãos e nos pés.
PARTE USADA: Folhas, sumidades floridas, sementes, por infusão.
DOSE: 10 gramas em 1 litro de água; 3 xícaras por dia. Não se deve ir além desta dose.
Espero ter ajudado...
Bjus...
e Um Feliz 2007 (desejo tudo de bom para vc!!!)
2006-12-29 00:15:18
·
answer #1
·
answered by Águiazinha 3
·
1⤊
0⤋
O nome correto é Mastruz.
Ela tem várias aplicações e é um excelente cicatrizante, expectorante, vermifugo e por ai vai...o problema é que tem muitas mães que preferem remédios de farmácia...tem que procurar alternativa .
2006-12-29 22:47:35
·
answer #2
·
answered by CHACAL 4
·
1⤊
0⤋
olha.. não sei te dizer pra quantas coisas o menstruz (aqui no Amazonas chamamos de MASTRUZ).
minha mãe, dentre outras coisas, o usa como remédio para as doenças do aparelho respiratório (gripe, bronquite, tosse..).
mas já ouvi dizer que serve para inúmeras coisas.
2006-12-29 08:23:51
·
answer #3
·
answered by Van F 2
·
1⤊
0⤋
olá...bom dia...bom quando eu era criança minha mãe usada mentruz como vermífogo...ela esmagava até virar um liquido verde, e colocava em uma colher das de sopa, e servia p/ nós, logo colocavamos os vermes p/ fora(fezes), era muito bom, pois ela não tinha tempo de nos lavar ao médico, pois moravamos em um sitio muito longe da cidade.
feliz 2007...
bjs...
marlene
2006-12-29 08:18:07
·
answer #4
·
answered by marlene_220860 3
·
1⤊
0⤋
mentrus excelente cicatrizaste e com propriedades inflamarias sempre usado pelas camadas populares com muito resultados satisfatórios
2006-12-29 08:15:33
·
answer #5
·
answered by pr_gouveia 4
·
1⤊
0⤋
pra curar infecções,machucados , é bom tomar com leite
2006-12-29 08:15:17
·
answer #6
·
answered by Tisse 2
·
1⤊
0⤋