English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E Maria, pecou?

A Igreja Católica ensina que Maria foi concebida sem pecado e nasceu sem mancha de pecado original, ou seja, que Maria foi gerada pelo seu pai, porém o seu nascimento foi imaculado. Esta é a fórmula de dogma de fé que Pio IX proclamou a oito de dezembro de 1854, na bula ineffabilis:
"É de Deus revelada, a doutrina que mantém que a bem-aventurada Virgem Maria no primeiro instante do seu nascimento, pela singular graça e privilégio do Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha do pecado original".
Os cristãos protestantes manifestam que este dogma não tem nenhum fundamento bíblico. Pio IX separa Maria da sua condição humana, e a faz uma exceção ao lado de Jesus. A Bíblia, que cremos ser a Palavra de Deus, declara que todos somos pecadores: "... todos estão debaixo do pecado. Como está escrito: não há um justo, nem um sequer" (Romanos 3.9-10).
Como se atreve o apóstolo Paulo a garantir que não há sequer um justo, se existia a exceção de Maria? Como é que Deus escreveu por meio dos seus santos profetas e apóstolos, colunas da verdade revelada, que não há nem um só justo, se estava a Virgem Imaculada concebida sem pecado?
A Bíblia não ensina que Maria estivesse livre do pecado original, por uma graça especial, desde o mesmo instante do seu nascimento. Maria não reclamou para si o privilégio de ser sem pecado. A própria Maria não cria porque no seu magnificat, reconhece ser pecadora e faz menção do seu Salvador. A virgem Maria, a mais bem-aventurada entre todas as mulheres, falou de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, como "Meu Salvador", ao dizer: "A minha alma engrandece ao Senhor; e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lucas 1.46-47). Se ela não fosse pecadora, não teria a necessidade de um Salvador.
Ao falar nesses termos de bendita virgem, não queremos dizer que a escolhida por Deus não fosse a melhor e mais pura entre as mulheres. Porém, não era imaculada, pois ela mesma declara levar como todos nós, a marca do pecado quando invoca a Deus, chamando-lhe "Meu Salvador". Por que chamou assim a Deus? Por que ela, do mesmo modo que todos os homens, necessitou se salvar e obter a vida eterna através do arrependimento e fé.
A Bíblia é igualmente clara em mostrar a doutrina da universidade do pecado: "Certamente em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe" (Salmos 51.5); "Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e nunca peque" (Eclesiastes 7.20); "Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3.23). Nessas passagens não se indica a exceção de Maria; ela como descendente de Adão, participou não só das conseqüências da queda, senão também do pecado; "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram... assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens" (Romanos 5.12-18).
O argumento que usam alguns católicos, de que Jesus não podia ser imaculado (ou seja, sem pecado original), se a que Lhe concebeu não tivesse sido, está carente de razão. Vejamos:

1º) Porque Jesus nasceu por obra do Espírito Santo, não de um varão, porém a virgem foi filha em verdade de Ana e Joaquim.
2º) Porque Jesus é Deus, na qualidade de Segunda Pessoa da Trindade, mas Maria era humana. Cristo não tinha necessidade de que a sua mãe fosse santa, porque foi concebido pelo Espírito Santo; Ele é santo ainda que nascido de uma mulher pecadora, porque no seu corpo "havia a plenitude da Divindade".
3º) Se todos os homens herdam a mancha do pecado, os pais da virgem Maria também a herdaram, e os seus filhos foram igualmente herdeiros da natureza pecaminosa do homem. Não há nenhuma base para crer que alguns dos seus filhos a herdaram, enquanto que a sua filha Maria não a herdou.
4º) Porque, pela mesma razão, tinha sido necessário que fossem imaculados os seus pais Joaquim e Ana, para que pudesse ser a virgem, e as avós para que o fosse Ana; assim sucessivamente, e assim deveríamos estabelecer que foi uma cadeia ininterrupta de mulheres, desde Eva. Esses argumentos não lhe soam ridículos? Se em algum caso tinha que operar-se o milagre de nascer um imaculado, seja quem for, deveria ter sido Jesus, que era divino.
Respeitamos Maria com o mesmo respeito com que o fizera o anjo da Anunciação. Sentimos por ela um profundo carisma ao ver que foi eleita providencialmente por Deus para ser mãe, segundo a carne, do Salvador. E cremos que é bem-aventurada entre as mulheres não porque seja uma semi-deusa, senão como membro da comunidade dos remidos, como Paulo, Pedro, João e etc.

2006-12-28 21:01:22 · 18 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

18 respostas

Bom dia ...


MInha cara .. Maria , foi um ser humano ... o unico ser Humano que nunka pecou foi Jesus ....

desde muitos anos antes do nascimento de Cristo , foi feita a profecia que uma mulher ... da geração de Davi .... geraria o Messias ;.... até nos dias de hj , os judeus , separam as mulheres da geração de Davi , e os filhos delas também , e antigamente não era direferente ... O problema é que o catolicismo ... confunde as coisas ... Maria mae de jesus ... jesus é Deus ... porém ele também é o Esp. Santo ... não tem como dizer que maria é mae do esp. santo ....

Jesus disse que ele é Um com Deus assim como A igreja dele deve ser um com ele ...

( frases com metáforas e trokadilhos )


Maria foi a mae de Jesus . o ventre escolhido para gerar o salvadorr ... tambem foi uma pessoa muito boa ..

porém ela não foi mais nda .... A missão dela na terra foi essa .

=)

Não vou entrar em detalhes a respeito disso ... religião e política não se descute , mas nos dias de hj ,,, a turma fala de tudo ....

2006-12-28 21:14:18 · answer #1 · answered by r4f4 & g3h ... dois em um ....=) 4 · 0 0

Téotokus pq Jesus é Deus.
Mãe nossa dada por Cristo na cruz, aliás, tão dificil era para Ele falar , pregado num madeiro, sem ar nos pulmões, mas mesmo assim Ele cuidou de arrumar alguem que a pudesse socorrer.
João filho de Zebedeu, não de José , o carpinteiro.
Mas ela é a nossa mãe, e de todos os que não apostataram.

2006-12-28 23:08:26 · answer #2 · answered by Frei Bento 7 · 4 0

Concordo totalmente com Nemesis! Seu questionamento e argumento expressam muito bem suas dúvidas. Partindo do ponto que cremos que Jesus é Deus e que Maria é mãe de Jesus, só podemos afirmar que Maria é Mãe de Deus, senão estaríamos negando a divindade do nosso Mestre. Não pode haver 1/2 homem e 1/2 Deus em Jesus: Ele é 100% homem e 100% Deus. Todos os merecimentos que Maria possui decorrem do fato dela ser a Mãe de Jesus, pois Deus escolheu dentre todas as suas criaturas a mais perfeita para encarnar Seu Filho. Por isso ela é a cheia de graça e todas as gerações a chamam de bendita. Não foi a toa que Isabel, sua prima, disse "E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?" Eu creio que Maria é a Mãe de Deus e é privilegiada por tal. Merecimentos que nenhum outro ser vivente possui.

2006-12-29 00:44:19 · answer #3 · answered by P*C 4 · 2 0

Olá,em primeiro lugar, quando queremos de fato saber o que pensam os outros acerca de algo que pensamos, apenas perguntamos. A quantidade de informação que você enviou só
fas reforçar o seu ponto de vista. Quanto à sua pergunta, inicialmente é fácil de responder: sim,ela pecou. Muito provavelmente,de forma nenhuma comparada a outro mortal. Por isto ela se põe na posição de ser salva. O que a diferiu de qualquer outra mulher, foi o fato de que ela não carregou a mácula do pecado original. Lembra-se de Adão e Eva?
Pela escolha que fizeram, Deus imprimiu em cada um apartir deles esta marca, para que seja lembrado que houve vontade de Deus de que o homem fosse perfeito e vivesse plenamente, e que coube ao homem a ação de abrir mão de tudo isso.
Deus pela sua vontade, redimiu Maria desta culpa que a humanidade carrega, portanto Imaculada, sem a mácula do pecado original,pura para receber o Santo dos Santos. E veja:
Temos a Santíssima Trindade,crendo neste dogma de Fé, temos que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Por consequência, sendo Maria a mãe de Jesus Filho de Deus Pai, sendo ele Deus Filho, ela é Mãe de Deus Filho. Muito simples não parece?
O que não parece simples, é o ser humano lembrar-se de sua natureza divina, por tanto difícil aceitar que uma mulher simples e tão mortal quanto eu e você seja a Mãe de Deus. Lembre-se que cada um de nós, sabendo ou não, querendo ou não, crendo ou não, carrega sim dentro de sí a centelha Divina que voltará a fazer parte do todo que é Deus. Depende de Nós.

2006-12-28 22:15:44 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 0

Assim não dá. Eu não vou ler uma pergunta, deste tamanho!!!
Sinto muito.

2006-12-28 21:35:11 · answer #5 · answered by poeta 6 · 2 0

É uma questão de raciocínio.
Se Deus é o criador, ele não foi criado, portanto Maria não é sua mãe.
Maria foi mãe de Jesus, que´também é filho de Deus assim como nós ,que somos seus irmãos.

2006-12-29 01:28:10 · answer #6 · answered by Carlos 3 · 1 0

vc fez uma pequena confusão:
Maria é mãe de de Jesus e Jesus é Deus isto que é afirmado:Maria é mãe de Deus. porem lembre-se são 3 pessoas em 1 Só Deus. E Maria nasceu com o destino traçado:ser a mão de Jesus por isto ela não tem o pecado original isto que afirma a Bíblia. E Maria é Santa pois sofreu junto com Ele as dores da crucificação pois foi um pedido dela lêem de sofrer como mãe, também foi levada para o céu sendo q Jesus veio busca la e Ele mesmo teve sempre respeito e obediência a mão.
ou seja varias coisas muito importantes marcaram a vida de Nossa Senhora e estas coisas fazem dela um santa e advogada

2006-12-29 01:11:32 · answer #7 · answered by Augusto 3 · 1 0

Maria mãe de Jesus(vede Mateus 1.21).Depois de ter conhecimento pergunte

2006-12-28 23:11:06 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

Noronha,

Apesar de eu achar a sua pergunta muito longa, e de discordar do seu pensamento, reconheço que você procura expor o que pensa de forma bastante respeitosa e inteligente.

Quem dera que todos fizessem assim...

De qualquer forma eu vou continuar pensando que a Virgem Maria foi redimida do pecado original pelo seu Filho. Não acho que ela tenha tido outros filhos, como dizem por aí, ao contrário, acho que os "irmãos de Jeus" citados na Bíblia são irmãos de criação, filhos de José (que era, de acordo com a tradição, bem mais velho do que Maria). Só assim é compreensível que os "filhos" tenham abandonado a própria mãe, e que Jesus a tenha confiado aos cuidados do "discípulo amado". Mesmo que esses "irmãos" tenham se afastado de Jesus após a condenação à morte na cruz, não haveria motivo para que abandonassem a própria mãe, certo? Logo, não deveriam ser filhos biológicos dela... mas sim de José. Para mim, isso faz muito sentindo. Muito mais do que filhos abandonando a própria mãe.

2006-12-28 23:00:24 · answer #9 · answered by Verbena 6 · 1 0

Que rolo?
Acho que está sendo devorado pelo minotauro.
Maria, mãe de Jesus era uma iniciada, que teve seu ventre escolhido por não ser fornicária. Assim como José teme um único esperma escolhido por não ser fornicário.
Não confunda a Maria iniciada com a Maria, Mãe Divina que está dentro e que possui 5 manifestações e que pela união delas nasce o Cristo dentro de nós.

2006-12-28 22:10:10 · answer #10 · answered by Satori 6 · 1 0

É a tua mãe também.

2006-12-28 21:28:02 · answer #11 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers