English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de saber se esta síndrome de pânico tem cura, e como posso fazer para controlar as crises, têm dias que a crise vem muito forte, não consigo controlá-la, e sinto uma sensação muito forte de morte, é horrível, a boca fica seca, o coração dispara, e a sensação de morte é constante, por causa deste mal tive até de largar meu emprego, estou deixando de sair, enfim, estou me isolando do mundo. Quem puder me ajudar com algumas respostas, agradeço.

2006-12-28 02:08:12 · 18 respostas · perguntado por Cacau 2 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

18 respostas

SÍNDROME - Conjunto bem determinado de sintomas que não caracterizam necessariamente apenas uma afecção patológica ou uma só moléstia, mas podem traduzir uma certa modalidade patogênica. O conceito de síndrome distingue-se da idéia de doença por não implicar numa unidade etiológica ou patológica. Uma mesma síndrome pode ser produzida por diferentes doenças. Os síndromes designam-se ora pelos fenômenos fisiopatológicos que os caracterizam, ora pelo órgão ou estrutura cujas alterações determinam o fenômeno mórbido, ou ainda pelo nome do autor, ou autores, que os descrevem. A síndrome comocional caracteriza-se por um conjunto de distúrbios neuropsíquicos, provocados por explosões ocorridas próximo ao indivíduo sem que esta seja ferido ou apresente lesões nervosas localizadas. Os principais sintomas são: astenia, fatigabilidade, cefaléias, vertigens e hipoestesias. Esta síndrome depende de um comprometimento funcional geral dos centros nervosos com lesões discretas e difusas, geralmente reparáveis. Por muito tempo esta síndrome foi confundida com síndromes emocionais, psiconeuroses emotivas e manifestações de histeria. A síndrome atópica dos feridos crãnio-cerebrais, que compreende distúrbios independentes de lesões nervosas localizadas, confunde-se na maioria dos casos com a síndrome comocional.
O mecanismo da crise do Pânico:



A crise de pânico se dá a partir do entrelaçamento de pensamentos e sentimentos. À medida que a pessoa tem a primeira crise e aprende que pode ter uma vivencia tão sofrida, ela começa a ter medo de ter as crises. Ela passa a ter medo de ter medo. Com isso surge uma espécie de reação em cadeia. Uma espécie de espiral viciosa na qual a pessoa passa a identificar praticamente qualquer sensação interna como indício do início de uma crise. A capacidade de pensar termina sendo usada, pelo indivíduo para tirar sua própria segurança, ao invés de possibilitar a busca de suporte. A pessoa por estar com medo, vai criando um filme de terror na própria cabeça, imaginando os possíveis desdobramentos do que está sentindo. As fantasias mais comuns são de morte ou loucura eminentes. A insegurança em relação ao instante seguinte é assustadora e quanto mais aterrorizantes são as cenas imaginadas, maiores as alterações fisiológicas resultantes. Quanto maiores as alterações fisiológicas, mais nítida é a confirmação da presença da crise, maior o pavor, maiores os motivos para fantasias sobre o que pode acontecer no instante seguinte, e assim sucessivamente.



O medo que normalmente tem a função de sinalizar o perigo, passa a ser vivenciado como o próprio perigo. Paradoxalmente a vontade de se afastar das próprias sensações físicas, torna a pessoa hiper-vigilante em relação às suas sensações internas. Qualquer alteração se torna uma ameaça.



Nosso cérebro não funciona no negativo. Não existe um símbolo que especifica um não algo. Por exemplo, se eu pedir para o leitor para não pensar numa piscina azul, automaticamente o leitor pensará na piscina azul. Para tentar fugir do medo a pessoa tem que representar o medo, isto é sentir o medo. Este é um aspecto fundamental da reação em cadeia que é a crise de pânico em si.

Síndrome do pânico tem cura?



Já recebi no consultório várias pessoas que me afirmaram ter sido informadas de que a Síndrome do Pânico não tem cura. Essa crença no meu ponto de vista é absurda. Normalmente os profissionais que fazem essa afirmação são aqueles que acreditam na medicação como única forma de tratamento. E à medida que ministram as medicações e não encontram resultado, terminam acreditando que síndrome do pânico não tem cura. A medicação nesses quadros funciona como um paliativo. Não atua nos fatores geradores do quadro. O que vai modificar os fatores geradores de um quadro de pânico é o aprendizado, é o autoconhecimento.



Síndrome do Pânico tem cura e normalmente a pessoa tem muitos ganhos neste processo de cura. É claro que, da mesma forma que quando alguém põe a mão em um ferro quente se queima, e se põe de novo se queima de novo. Quando alguém que uma vez fez por onde abrir um quadro de pânico, volta a usar a mesma receita, pode ter uma recaída. E, normalmente, se viveram bem o primeiro episódio, isto é puderam aprender com o quadro, tendem a sair de um segundo episódio com muito mais facilidade.

OBS.
A síndrome do pânico e uma experiência muito intensa e muito sofrida. Passar por um quadro como este é passar por uma verdadeira crise. A palavra crise tem a mesma origem da palavra crisálida e isto não é por acaso. A fase da crisálida é o período de transformação, momento de mudança no qual a lagarta se transforma em borboleta. Os períodos de crise são períodos de transformação em potencial. Se existe uma estrutura, para que seja possível chegar a uma outra estrutura é preciso um período de desestruturação, um período de crise. Por exemplo, se uma sala está arrumada de uma determinada maneira, para que eu consiga chegar uma nova armação é necessário um período de transição aonde eu já não tenho mais a arrumação anterior e ainda não cheguei a nova configuração, um período de crise.



Acompanhar alguém em um processo de virada, num legítimo ponto de mutação é extremamente gratificante. É uma honra, especialmente quando esta pessoa chega ao consultório com uma qualidade de vida muito ruim e algum tempo depois consegue resgatar seu prazer de viver. Acompanhar pessoas na superação deste quadro clínico tem sido uma experiência muito rica e extremamente confirmadora em relação à minha prática clínica. Espero que este artigo possa ser útil tanto para outros terapeutas como também para pessoas que estejam vivendo este quadro.

ok

2006-12-28 02:17:15 · answer #1 · answered by M.M 7 · 0 0

Quero saber se síndrome do pânico tem cura?
É péssimo sentir tudo isso, não é mesmo!!
E parece que ninguém entende o que você está sentindo. Todo esse medo e
essa angústia parece que nunca vai acabar.
esses são os sintomas:
Aperto no peito e garganta, Falta de ar, Palpitações no coração,
Formigamento pelo corpo, Náuseas, Tontura...etc..
esses cursos poderão lhe ajudar:

livre-se do Pânico:
http://zip.net/bstrGt

Depressão:
http://zip.net/bltqWC

Controlando o Estresse:
http://zip.net/bjtrpB

acredito que esses venham lhe ajudar.

abraços.

2016-08-23 15:38:43 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Sim, por ser um problema emocional tem cura.

2006-12-28 03:57:10 · answer #3 · answered by Lisete C 3 · 0 0

Oii kirida... eu estava sofrendo disse ateh +/- um mes atras.. tenho 17 anos... tbm estava largando de td.. a unica coisa que ainda me restava era meu namorado.. que sempre acompanhou várias das crises....

são coisas simples que tu tem q fazeee.. tipo. eu nao fikava mais sozinha de geito nenhum, e também evitava assistir não especialmente filmes de terror que me deixavam lembrando das cenas por vários dias, mas também por kualker outra coisa que me causasse tristesa, medo ou algo do genero....

Frequentei muito a igreja tbm... acho que uma das maiiores forças pra nos ajudar quando td parece impossivel de se solucional eh DEus. Também acredito muito em benzimentos.. me benzi em uma mulher aqui do interior da cidade... Foi de grande ajuda tbm..

HOje acredito que com a força divina.. consegui me livrar, todo mundo sempre diz que é coisa da cabeça, nem sempre.
Podemos muitas vezes estar perseguidos e induzidos a ter medo de tudo e não ter forças pra lutar por alguma força maior.. mas não maior que Deus,



Procure um padree, converse com ele, vah a igreja, peça ajuda de Deus... Tenho certeza que vc vai se curar kirida....

Muita boa sorte.... Um grande bjo

2006-12-28 03:31:55 · answer #4 · answered by giRaSsol 2 · 0 0

oi tudo bem? vou te dar o email do meu marido ele teve essas crises e ta melhorando com certeza ele vai te ajudar. mpperestrello@hotmail.com. boa sorte nao dessista.

2006-12-28 02:36:54 · answer #5 · answered by maya 2 · 0 0

Tem sim, Cacau.
Antes de qualquer coisa, tente ficar tranquila e procure um especialista.
Trabalhei numa faculdade e uma das alunas tinha Síndrome do Pânico, normalmente as crises atacavam no período de provas .... mas ela procurou ajuda, fez o tratamento corretamente e conseguiu se formar com a turma dela (nem precisou interromper os estudos).
Acredite em Deus, Ele fará o melhor por você.

Feliz 2007!!! E se cuida.

2006-12-28 02:31:31 · answer #6 · answered by Pequena 1 · 0 0

Tem cura sim. Precisa de um bom profissional, remédios e muita força de vontade e ajuda da família.
Boa sorte.
Bjk ln

2006-12-28 02:21:14 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Toda e qualquer doença tem cura, basta somente procurar o médico dos médicos, ou seja, o Deus do impossível.

2006-12-28 02:20:26 · answer #8 · answered by pastor.william 2 · 0 0

com tratamento sim

2006-12-28 02:19:56 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Eu tenho isso tambem.
Atualmente tomo um remedio que ameniza os ataques, o nome eh Procimax, mais eh bom tuh ir num psiquiatra pra ver direito o que voce tem!

Boa sorte!

2006-12-28 02:17:46 · answer #10 · answered by Nobru 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers