No que crêem os adventistas do sétimo dia?
Os adventistas do sétimo dia possuem hoje 28 CRENÇAS FUNDAMENTAIS que podem ser resumidas da seguinte forma: crença na Bíblia; na Trindade
“Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.”
“Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens...”;
Pecado original;conflito entre Cristo e Satanás; Vida humana, Morte e Ressurreição de Cristo; justificação pela fé; que a Igreja é a comunidade una e visível dos crentes; que Deus escolheu um povo remanescente para testificar o Evangelho; na reforma de saúde; nas práticas do Batismo por imersão e da Santa Ceia; continuidade dos dons espirituais, sobretudo o da profecia; validade da Lei de Deus (Dez Mandamentos, que inclui a guarda do Sábado); vinda eminente de Cristo, a ressurreição dos mortos, e o Juízo Final e uma nova Terra.
Existem alguns grupos minoritários, em sua grande maioria sem ligação com a organização estabelecida, que possuem crenças distintas onde não há crença na Trindade. Entendem estes que o Espírito Santo é o Espírito de Deus, o Pai e/ou o Espírito do Senhor Jesus, o filho, sem uma identidade pessoal distinta ou uma terceira pessoa que junto com Deus e Jesus formariam a Trindade. Jesus, segundo eles, embora seja compartilhante da natureza divina, seria originário de Deus, o Pai.
28º crença
Com 2/3 dos votos a favor, foi definida na última conferência mundial, finalizada no dia 10 de julho de 2005, afirmando que, quando o crente aceita Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal, o mesmo se torna vitorioso em Cristo sobre as forças do mal (incluindo aqui espíritos malignos), não importando o seu passado. Assim, o mesmo pode crescer espiritualmente sob a influência do Espírito Santo. Se fez necessária tal afirmação de fé, apesar de implícita na doutrina, devido a alguns fatos:
Na Índia, mesmo quando batizado na Igreja Adventista, alguns crentes continuam a acreditar no banho purificador em algum rio sagrado, como o Ganges, no dia em que tal rio não está infestado de demônios;
Na África, alguns crentes continuam a acreditar na força da macumba e/ou de feitiços contra a sua pessoa;
Em regiões do Pacífico, a crença animalista (da presença de espíritos nos elementos da natureza) coloca em dúvida constante daqueles que entram em contato com o Evangelho sobre o poder de Cristo na vida diária;e,
Na Europa e na América do Norte, aparentemente, tais superstições não vigoram na vida do novo crente adventista.
Relação Igreja x Estado
Os adventistas do sétimo dia apoiam enfaticamente a separação entre a igreja e o estado. Promovem em todo o mundo simpósios neste assunto. Nos Estados Unidos publicam uma revista especializada em liberdade religiosa, chamada Liberty.
Situação de não-combatentes
Por definição, os adventistas rejeitam o porte de armas e o serviço militar em atividades onde tenham que portar armas. No entanto, aceitam e se voluntariam para atividades assistenciais em caso de guerra e de saúde (enfermagem, motoristas de ambulância, etc). Durante a segunda guerra mundial, vários adventistas alemães foram executados em campos de concentração ou mandados para manicômios por se recusarem a portar armas.
Papel da mulher na organização eclesiástica
Em comum com várias igrejas cristãs conservadoras, a questão da ordenação de mulheres é ativamente debatida dentro da IASD. O papel especial de Ellen G. White dentro da denominação é prova da importância e contribuição das mesmas para o desenvolvimento da igreja, segundo visão geral. No entanto, embora elas tenham sido aprovadas para serem ordenadas ao ancionato (ver acima) por muitos anos, nenhuma é oficialmente elegível com pastora. Esta decisão é grandemente baseada no texto of 1 Coríntios 14:34-37 quando São Paulo teria apresentado como ordenança de Deus que as mulheres deveriam permanecer quietas na igreja, e serem submissas, bem como o texto de 1 Timóteo 2:12 no qual é dito que nenhuma mulher deveria ensinar ou ter autoridade sobre homem, devendo permanecer calada. Como em outras denominações, o debate se concentra nas seguintes questões:
Se estas instruçoes se referiam à igreja do I século ou a todas as eras;
Se eram instruções para a região Mediterrânea, ou todas as culturas.
Se estas passagens bíblias teriam sido realmente escritas por S. Paulo ou outros, e atribuídas a S. Paulo.
A Divisão Norte-Americana da IASD propôs na Assembléia da Conferência Geral de 1995 em Utrecht, Holanda, que cada divisão deveria decidir independentemente se as mulheres poderiam ou não serem ordenadas ao pastorado. A proposta foi rejeitada por um placar de 1481 a 673. Apesar disso, algumas congregações e mesmo Associações ordenam pastoras em seus quadros.
Localmente a participação da mulher na IASD é intensa em vários segmentos e aprovada pela Associação Geral. Uma das vice-presidentes escolhidas na última Conferência Geral (2005) é uma mulher. No entanto, o cargo de presidente da Associação Geral é exclusivo a um pastor ordenado, o que, no momento exclui as mulheres adventistas da possibilidade deste cargo.
2006-12-28 00:38:12
·
answer #1
·
answered by Zé Ninguém 5
·
1⤊
2⤋
Minha vó é adventista do sétimo dia.
Olha não é muito diferente de outras religiões.
É só que eles guardam o sábado, pq segundo eles como Deus criou o mundo em sete dias e no sétimo ele descansou, eles descansam também.
Não comem carne de porco e peixe com pele. Mas com escama podem sim.
Fora isso nada demais.
2006-12-28 00:42:21
·
answer #2
·
answered by Stella 3
·
5⤊
0⤋
Sou adventista do setimo dia há 10 anos , então posso lhe ajudar um pouco. A igreja adventista do setimo dia é uma denominação cristã de origem protestante, tendo sua origem no final do seculo 19 , surgindo entre os batistas e metodistas da america do norte e, que acredita que a unica autoridade em termos de fé é a Biblia sagrada e nela, e somente nela, devemos basear doutrinas.
Acreditamos que somos salvos de nossos pecados pelo que cristo fez por nós na cruz e, que em breve Jesus cristo retornará a este mundo ( por isso o termo Adventistas) para resgatar seus filhos.
Acreditamos que a lei de Deus ainda esta em vigor inclusive o 4º mandamento que ordena a guarda do sabado ( por isso o termo do setimo dia ) como dia de repouso para o homem ordenado por Deus.
Temos ainda muitas outras doutrinas baseadas na palavra de Deus como a mortalidade da alma, o juizo investigativo, criacionismo porem são estudos extensos , e você podera encontrar mais informações nos sites www.advir.com.br e www.usb.org.br.
Tambem dispomos de hospitais ( www.hasilvestre.org.br), universidades (www.unasp.edu.br), casas publicadoras ( www.cpb.com.br), rede de radio e televisão(www.novotempo.com.br)... sendo portanto uma obra extensa.
No mais, posso testemunhar que nunca aprendi tanto sobre Jesus e salvação desde que me tornei adventista e estou feliz por conhecer cada vez mais sobre a vontade de Deus para minha vida. Convido você a fazer o mesmo . Um abraço
2006-12-28 08:07:14
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Apenas segue uma doutrina: A de q Deus é imutável. Deus é imutável pelo seguinte: O Sábado é um dia santificado por Deus, foi santificado após Ele ter criado a terra e tudo o q nela há. O Sábado é o divisor de águas entre a IASD e as demais evangélicas pelo fato de q as outras, adotaram a tradição católica romana no lugar da lei de Deus (pois o sábado foi mudado para o domingo por um imperador romano, Constantino, q sem nenhuma base, sem nenhum apoio das escrituras, transferiu o dia de guarda, o dia de descanso para o domingo).Mas eu vos pergunto: Q autoridade tem um homem para mudar uma lei estabelecida por Deus? O q é o homem para tomar tal atitude? A morte e ressurreissão de Jesus não alterou em nada a eterna Lei, veja em S. Mateus 5:17: "Não penseis q vim para revogar a Lei ou os profetas, não vim para revogá-la, mas sim para cumprí-la" Mateus 24:35: "Os céus e a terra passarão, porém as Minhas palavras não hão de passar". Como vemos, Deus é eterno, e Ele deu-nos uam Lei eterna, q será seguida até no céu por todos os q forem salvos, pois Ele disse: "Eu sou o mesmo ontem, hoje e sempre hei de ser". Os Adventistas são muito criticados hoje em dia, e nesse site "cacp", os caras dizem q os Adventistas se acham o único povo de Deus, o povo escolhido dEle, mas eu vos afirmo, ñ é assim! Eu escrevi aí em cima q a filosofia, a doutrina Adventista é a de se seguir a Palavra de Deus em toda a sua forma, e isso é o q os membros deveriam fazer - porém ninguém, nem Adventista, nem Católico nem Evangélico o faz - pois se o fizesse, seria santo e santo nenhum humano pode ser. Eu sou Adventista e digo q todos os membros tem vidas normais, procuram viver felizes e seguir a filosofia bíblica. Mas como eu disse, todos somos pecadores, ninguém por ser Adventista se acha melhor do q uma pessoa de outra religião, pelo contrário, todos sabemos q o ser humano é um ser imundo, e q só será salvo, só irá para o céu, pela misericórdia de Deus. Eu vivo feliz, trabalho, assisto TV, jogo video-game, enfim, faço quase de tudo, mas ñ faço mal ao meu corpo, como quem bebe, fuma, pratica sexo ilícito e sem parceiro fixo o faz, e não freqüento lugares q eu sei q não me fazem bem, q sei q Deus não me acompanha. Essa é a filosofia dos Adventistas do Sétimo Dia, nada de muito estranho e assustador, apenas remamos contra a maré, contra a correnteza do mundo, pois já o velho ditado nos mostra: "Apenas peixes mortos seguem a correnteza". E é isso q eu vou procurar e continuar a fazer, remar contra a correnteza do mundo e procurar alcançar o meu objetivo q é o Céu!
2006-12-28 02:18:10
·
answer #4
·
answered by Biano! 7th Day 4
·
3⤊
2⤋
Bibi. Meus parabéns por tuas colocações. Quando o meu relacionamento aqui no year era bastante grande com a então minha netinha "Arcoiris amiga", para não ofendê-la em sua crença andei olhando demoradamente a página Adventista na information superhighway. Como CRISTÃO, nós temos um ponto em comum: a Guarda do Sábado. Nada me leva a querer ofendê-la ou desmerecer o teu trabalho, como o de todo o cidadão que trabalha para o bem comum da humanidade. Aqui no Rio Grande do Sul conhecia o trabalho dos Adventistas no combate ao fumo, com o Curso "Deixe de fumar em 5 dias." Na comunidade que participo, existem alguns jovens que estudaram em Escolas Adventistas. Felicidades. VR.
2016-12-18 20:28:30
·
answer #5
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
P/ eles ainda estamos vivendo nos tempos das leis, o evagelio de cristo é somente ensinamentos moderados q são pouco usados por eles!!!!
2006-12-28 02:50:40
·
answer #6
·
answered by Glauber 4
·
0⤊
1⤋
Sao vegatarianos e comem comida gelada no sábado, pois acham que esquentar o almoço vai desagradar a Deus.
2006-12-28 03:33:29
·
answer #7
·
answered by ROSANA 6
·
0⤊
2⤋
ACESSE: www.baptistlink.com/solascriptura/Seitas/Advent7Dia-PlanetaEv.htm
Ali tem bastente explicações que quer saber sobre essa seita maligna!!
2006-12-28 02:11:56
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
3⤋
.
Pule fora.
.
2006-12-28 00:39:18
·
answer #9
·
answered by Biggi 7
·
2⤊
4⤋
Sei que cultuam o sábado, como os Judeus.
Me parece que não acreditam que Jesus foi o Cristo e sim um profeta, e que o Cristo ainda virá no sétimo dia!
Feliz Ano Novo!
2006-12-28 00:36:08
·
answer #10
·
answered by João José da Silva 4
·
2⤊
4⤋