A BEBIDA
A Ayahuasca (Vegetal, Uasca ou Santo Daime) é uma mistura de duas plantas (Cipó Mariri e Chacrona) que, após cozidas, resultam num chá de gosto amargo e alucinógeno, que normalmente evoca visões e imagens religiosas (a chamada "miração"), costumando por vezes provocar vômitos ou diarréia em quem toma (por isso os locais onde a beberagem é consumida são equipados de algum tipo de "vomitório", e recomenda-se comer pouco nos 3 dias anteriores).
O RITUAL
O Santo Daime preserva o caráter sagrado da festa e da dança, oriundo do catolicismo popular. Convivem no seu panteão mítico Deus, Jesus, a Virgem Maria, os santos católicos, entidades originárias do universo afro-brasileiro e seres da natureza. Também são louvadas as figuras do Mestre Irineu, identificado com Jesus Cristo, e do Padrinho Sebastião, "encarnação de São João Batista" — de onde são derivadas algumas concepções messiânicas e apocalípticas. Do espiritismo kardecista são reelaboradas noções como as de karma e reencarnação. Os indivíduos possuem dentro de si elementos de uma "memória divina"; ao mesmo tempo, podem, através do próprio comportamento, alterar seu karma, "evoluindo espiritualmente" em direção a sua "salvação". Em consonância com os sistemas xamânicos, verifica-se a existência de uma "guerra mística" entre os homens e os seres espirituais. Os daimistas são concebidos como os "soldados do Exército de Juramidam", empenhados numa "batalha astral para doutrinar os espíritos sem luz". Todo o ritual está permeado por um espírito militar com ênfase na ordem, na disciplina.
Na união do Vegetal (UDV) a cerimônia costuma ter a duração de quatro horas e são dirigidas ou pelo Mestre ou por quem tenha ele designado. A presença do Mestre ou do seu delegado é imprescindível para garantir a necessária concentração e o alto nível do ritual. Após terem bebido a Oaska, os participantes da sessão permanecem sentados até o fim da cerimônia. O Mestre faz então as "chamadas" (cantos iniciáticos) de abertura e inicia a doutrinação espiritual, na qual se pode intercalar alguma peça musical, para criar um clima propício a ter boas "mirações". Nessa ocasião os discípulos têm a oportunidade de ouvir aquilo que eles mais precisam de ouvir, pois o Mestre atua como canal de ligação com a "Força Superior", da qual provêm todos os ensinamentos espirituais. Encerrada a doutrinação, os participantes têm a oportunidade de se expressar e fazer perguntas ao Mestre. Chegada a hora de encerramento, o Mestre entoa as "chamadas" finais e dá por finda a sessão.
Já no Daime eles acrescentam a isso trabalhos espirituais de concentração (com períodos de meditação) ou bailado (execução de uma coreografia simples), podendo chegar a produzir um verdadeiro êxtase coletivo. Há também trabalhos de missa (para os mortos) e rituais de fardamento (momento em que o indivíduo adere oficialmente ao grupo, passando a usar suas vestimentas). Recentemente, vem ganhando força alguns ritos onde ocorre incorporação de espíritos, produto das influências crescentes da umbanda nesta instituição.
OS EFEITOS
O efeito alucinógeno do chá, embalado pelo ritual e egrégora do local, produzem as "mirações", imagens contempladas durante a "burracheira" (efeito da bebida) que podem se manifestar de formas variadas: ora são duradouras, ora fugazes; ora nítidas, ora dotadas de tênues contornos; ora de aparência assustadora, ora de grande beleza. Muitas vezes as mirações revelam fatos do passado, às vezes de um passado anterior à atual encarnação. E, segundo eles, até mesmo o futuro pode ser revelado. Na verdade, as mirações constituem recursos de ilustração utilizados pela burracheira para revelar ensinamentos e o estado de espírito de cada um. Em todas é possível encontrar um significado; todas pedem uma decifração. Mas a forma pela qual elas revelam seus conteúdos é também extremamente variável: às vezes são bastante claras e diretas; outras vezes são enigmáticas e oraculares. Por este motivo, os discípulos podem precisar do auxílio do Mestre para conseguir compreender o seu significado.
2006-12-27 23:26:32
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋
É uma bebida feita de cipó,agua e de uma folha(rainha),que tem substancias alcaloides.
Surgiu na Amazonia aonde foi e é utilizado em ritos por indios,e depois foi para o Acre.Faz parte da cultura local.é forte e na minha opinião nada aconselhavel,ok.
Pense bem,um beijo para ti e um ótimo 2007.Boa sorte!
2006-12-29 07:31:12
·
answer #2
·
answered by ana luiza b 3
·
0⤊
2⤋
Numa das regiões do Brasil existe uma religião que adotaram um chá de um cipó, chamado de santo daime. É uma bebida alucinógica. ficam todos ligadão.
2006-12-28 11:00:54
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Uma bebida (vinho das almas) obtida através do cipó Jagube (banesteriopsis caapi) e a folha Rainha (psicotrya viridis) ambas nativas da floresta tropical.
Pelas propriedades da bebida, feita a partir dos mesmos elementos constituintes da ayahuasca (bebida sagrada utilizada pelos incas antes da chegada dos espanhóis à América e por várias tribos da região amazônica), o usuário desenvolve um estado alterado da consciencia, tendo sido criada uma doutrina religiosa a partir das "visões" dos precursores da doutrina.
2006-12-27 23:17:39
·
answer #4
·
answered by Leandro M 2
·
0⤊
2⤋
não sei bem ao certo o que de fato é , mas tenho uma amiga que frequentou a muito tempo as resuniões desse grupo. e pelo que ela me disse, trata-se de um bebida feita de raízes e tem origem dos índios, de acordo com ela, é uma bebida que é consumida a mais de cinco mil anos... é acho que é isso aí.
2006-12-27 23:02:58
·
answer #5
·
answered by su 1
·
0⤊
2⤋
É uma religião localizada em algumas partes do Brasil como no Acre, por exemplo, onde se bebe um chá que faz parte do ritual deles. Há também em Brasilia. Este chá tem um nome de palavra indígena que não lembro agora. Procure na internet como União do Vegetal ou UDV.....há muitos sites sobre eles.
2006-12-27 22:59:50
·
answer #6
·
answered by Paulo Eduardo 6
·
0⤊
2⤋
Sobre as substâncias presentes no chá leia em
http://www.gluon.com.br/blog/2006/12/27/harmina-cha/
..
...
2006-12-31 00:22:49
·
answer #7
·
answered by LBrud 3
·
0⤊
3⤋
Região que utiliza-se de preceitos do uso de plantas medicinais da amazônia, cientificamente alucinógenos para elevar a alma e o espírito dos seus adeptos, causando alguns estados de extremo zên.
Com todo o respeito aos seus adeptos.
2006-12-30 13:40:06
·
answer #8
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
3⤋
É uma religião localizada em algumas partes do Brasil como no Acre, por exemplo, onde se bebe um chá que faz parte do ritual deles. Há também em Brasilia. Este chá tem um nome de palavra indígena que não lembro agora. Procure na internet como União do Vegetal ou UDV.....há muitos sites sobre eles
2006-12-27 23:02:59
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋