Preocupações actuais
Com o fim da ‘guerra fria’ e o colapso da União Soviética, o conflito entre os Estados Unidos e a Rússia parece ser muito menos provável. Grandes arsenais de armas nucleares estão a ser reduzidos dos dois lados, e as tensões entre os dois países foram reduzidas em grande parte. As preocupações dos estrategas políticos mudaram para outras partes do globo.
Os medos actuais da Guerra nuclear centram-se agora na Índia, que fez o seu primeiro teste em 18 de Maio de 1974, chamado de “Buda sorridente”, e no Paquistão, que fez o primeiro teste em Maio de 1998, dois países que deixam muita gente nervosa devido aos seus diferendos históricos, religiosos, e uma disputa territorial sobre Caxemira, aliadas à possessão mútua de armas nucleares (embora em pequeno número). Ambos empreenderam várias guerras à volta do conflito de Caxemira, e a região como um todo é considerada altamente volátil, havendo conflitos no Afeganistão e no Médio oriente, que influenciam consideravelmente a política do Paquistão, assim como vários assassinatos de pessoas importantes do seu governo, e incidentes entre as facções hindus e muçulmanas. Estudos recentes, feitos pela CIA, citam o conflito entre a Índia e o Paquistão como o que mais provavelmente poderá dar origem a uma guerra nuclear.
No caso do Paquistão, o seu instável governo e a ameaça de que radicais islamitas posam tomar o poder e por consequência o controlo do arsenal nuclear, fez crescer maiores medos, aumentados pelo facto de um dos principais membros do programa de desenvolvimento nuclear ser Sultan Bashiruddin Mahmood, grande simpatizante dos taliban.
Outra questão que preocupa os analistas é o possível conflito entre os Estados Unidos e a China por causa de Taiwan. Embora forças económicas tenham conseguido diminuir a possibilidade de um conflito militar, continua a temer-se que o aumento da capacidade militar e que um passo na direcção da independência de Taiwan possam colocar a situação fora de controlo.
Um terceiro ponto de potencial conflito reside no Médio oriente, onde Israel, que pensa-se, que possua entre 100 a 400 ogivas nucleares (embora isto nunca tenha sido admitido oficialmente). Israel tem estado envolvida em guerras com os seus vizinho em várias ocasiões, e devido ao seu pequeno território, não conseguiria evitar uma eventual invasão, o que poderia levar ao conflito nuclear em alguns cenários.
Existe ainda a preocupação que alguns estados como o Irã e a Coreia do Norte, possam adquirir armas nucleares.
O terrorismo nuclear de organizações não estatais pode começar uma guerra nuclear mais facilmente do que nações que possuem esse armamento, visto que nesse caso estavam sujeitas a retaliação igual. Dispersados geograficamente, e com muita mobilidade, as organizações terroristas não são tão facilmente desencorajadas pela ameaça da retaliação. Para além disso, tendo o colapso da União Soviética posto termo à ‘guerra fria’, aumentou grandemente o risco de armas nucleares poderem ser obtidas no mercado negro.
Uma nota positiva foi dada pela África do Sul, após a transição do regime do apartheid. Esta reconheceu ter construído armas nucleares, para serem usadas em última instância numa eventual guerra de raças, mas que, após a transição, teriam sido destruídas.
2006-12-27 18:52:06
·
answer #1
·
answered by Paulo 7
·
1⤊
0⤋
FALANDO A VERDADE, NAO AXO Q PAISES COMO EUA, RUSSIA, ALEMANHA, ENTRE OUTROS, TENHAM SE DESARMADO E NEM CONTNUEM A PRODUZIR ARMAMENTO NUCLEAR, SENDO ASSIM, O PODER DE DESTRUIÇAO SERIA INIMAGINAVEL.
2006-12-28 15:55:03
·
answer #2
·
answered by du.mada 2
·
1⤊
0⤋
Meu professor de história há 8 anos atrás disse:
"Durante a guerra fria o poderio nuclear mundial era capaz de destruir a terra em 11 segundos... hoje, é capaz de destruir 11 terras em um segundo"...
Isso porque a Coréia e outros países ainda nem tinham divulgado o poder nuclear deles né... Hoje nem faço idéia!
2006-12-28 15:24:20
·
answer #3
·
answered by Leticia 6
·
1⤊
0⤋
Estados Unidos e Rússia (ogivas do tempo da URSS - vale lembrar q tb há algumas dessas ogivas (em pequeno n°) na Ucrânia tb.) são os q mais tem ogivas nucleares. Depois vem a Inglaterra, a França e a China q possuem ogivas na casa das centenas (claro q tudo isso é estimativa, pois por motivos + do q óbvios, nenhum país divulga o n° exato), e depois desses não-oficialmente, temos Israel, Índia, África do Sul e Paquistão. Ultimamente, Coréia do Norte e Irã também desenvolvem pesquisas na área.
2006-12-28 09:21:56
·
answer #4
·
answered by boiler_viewer 6
·
1⤊
0⤋
só uma informação: devido á grande tecnologia de fusão nuclear,
uma bomba atômica desenvolvida em um centro de tecnologia avançada,é equivalente a mais de 1000 bombas que foram desenvolvidas na 2ª guerra.mais uma vez,isso é uma prova que o que importa não é a quantidade,mas a qualidade.
eua inglaterra frança alemanha china rússia e índia
são os maiores detentores de bombas nucleares.
2006-12-28 03:49:45
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Há quase tudo que havia. Os acordos Salt I e II foram interropidos com o fim da guerra fria e nunca mais se falou nisso. O arsenal nuclear ainda é suficiente para acabar com o planeta umas mil vezes A Russia deve ter umas 3500 bombas e os EUA que tinha menos, agora deve ter a mesma quantidade ou mais.
O resto do poderio mundial é fichinha....
2006-12-28 02:52:36
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O poder nuclear é advindo da guerra fria. Os russos o teem em submarinos antigos, que nunca os EUA conseguiram construir. Os EUA teem outras armas nucleares com a maior potência jamais imaginada. Além disso, os EUA teem todas as armas químicas, hoje em dia inadmissíveis em outro país.
O Pasquistão, a Índia e o Irã querem ter armas nucleares também, pois temem o imenso arsenal nuclear americano. E temem a invasão norte-americana. Uma única arma para eles seria o suficiente para afastar o EUA das terras deles e de suas riquezas.
Os EUA são piratas, que deteem o poder nuclear e químico do mundo.
Para voce ter uma idéia, eles mandam na ONU, e a ONU está proibida de verificar as armas norte-americanas.
Se hoje, todos os países do mundo se unissem contra os EUA, eles perderiam em armas. Ganhariam em estratégia, pois os norte-americanos são ignorantes.
Para voce entender como são burros, haja visto o que os pobres vietcongs fizeram com eles, e o que os iraquianos desprezados, famintos, e desesperados teem feito com eles.
Nenhum país tem um milésimo do poder nuclear e químico dos EUA.
A única coisa com que os outros países contam se houver uma invasão norte-americana, e com a fidelidade e inteligência de seu povo para sobreviver.
Os russos não representam mais ameaça alguma, pois os submarinos são antigos, e o povo pensa mais em comer do que guerrear.
A Alemanha, Itália e Japão não representam ameaça alguma, pois desde que perderam a guerra, estão condenados a não ter exercito para ataque, e são constantemente vigiados.
Não há nenhum país que ameace os EUA em poderio militar.
2006-12-28 03:16:39
·
answer #7
·
answered by elysabet 5
·
1⤊
1⤋
o suficiente para acabar com a Terra várias centenas de vezes
2006-12-28 02:50:21
·
answer #8
·
answered by rtyuik 4
·
0⤊
0⤋
Podem juntas destruir o mundo inteiro por várias vezes.
2006-12-28 02:49:53
·
answer #9
·
answered by paulo badminton 2
·
0⤊
0⤋