O Plano Real baseou-se em três pilares:
1. Ajuste Fiscal - Combinando aumento de impostos e cortes nos gastos públicos, o governo procurou reduzir o desequilíbrio entre a arrecadação e os gastos públicos.
2. Desindexação da Economia - após anos de inflação recorrente, os agentes econômicos passaram a indexar preços a índices de inflação, criando um círculo vicioso de aumento de preços. A principal ação para reverter este quadro foi a adoção da URV (Unidade Real de Valor), como forma de eliminar a memória inflacionária. A URV era definida diariamente através de um cálculo usando como base uma média diária de inflação através de uma cesta de índices inflacionários.
3. Política Monetária Restritiva - o governo tomou diversas medidas para restringir a atividade econômica interna, como aumento da taxa básica de juros e aumento dos depósitos compulsórios.
A filosofia por trás disso era que em um cenário de inflação de inércia, uma desaceleração da inflação com o menor custo possível para a sociedade deveria vir com uma adaptação brusca das expectativas dos agentes quanto aos preços. Numa economia com pressões inflacionárias e tradição de hiperinflação como o Brasil de 1994, isso foi possível com a criação de um índice estável - a URV - que serviu como referencial de preços, até que o Cruzeiro real pudesse ser substituído por uma moeda forte.
2006-12-28 07:53:41
·
answer #1
·
answered by Ricardo 6
·
1⤊
0⤋
O fundamento principal foi a liberação de produtos importados, a preço de "banana"
Dai, se aqui subir o preço, mandam produtos pela metade do preço. Assim, ou o preço fica estável ou o governo busca produtos "mad in china e ai,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, rsrsrsrsr
2006-12-29 08:18:42
·
answer #2
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
plano financeiro cujo único objetivo era acabar com a hiperinflação e garantir a estabilidade econômica
2006-12-28 13:02:30
·
answer #3
·
answered by thais_cpt 2
·
0⤊
0⤋
Moeda forte, estabilidade econômica e inflacionária.
2006-12-27 22:34:37
·
answer #4
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋