Também vulgarmente conhecida como "micose de praia" ou "pano branco", a Pitiriase versicolor é uma micose mas, ao contrário do que se pensa, não é adquirida na praia ou piscina. O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e, em algumas delas, é capaz de se desenvolver causando a doença. As áreas de pele mais oleosa, como a face e a porção superior do tronco são as mais frequentemente atingidas.
olha já tive várias vezes tomei NIZORAL comp. ótimo fica bom mesmo
2006-12-27 11:31:58
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Divirta-se, com saúde!
Durante todo o ano, esperou pela chegada do Verão com alguma expectativa. Preparou-se, planeou viajar e guardou algum dinheiro para isso. Chegou a hora de desfrutar do sol, praia e sumos. É tempo de descansar; afinal, ninguém é de ferro. Mas faça tudo isso com cuidado. No Verão, nem tudo é festa. As chamadas doenças de Verão também dão o ar da sua graça nesta época e é preciso estar atento. Os problemas de pele, incómodos gastrintestinais e a desidratação costumam surgir com força total, transformando o que deveria ser diversão em preocupação. Como o corpo fica sempre mais exposto durante o Verão, corre o risco de adquirir doenças de pele, inicialmente insignificantes, mas que podem futuramente transformar-se em melanoma. E a pele não é o único órgão potencialmente prejudicado. O aparelho digestivo também pode sofrer prejuízos por causa do exagerado consumo de iguarias próprias dessa época, além do facto de que os alimentos tendem a deteriorar-se mais rapidamente, com o calor. Por tudo isso, a palavra de ordem para um Verão saudável é prevenção. Isso inclui o conhecimento das doenças, para evitar a sua aquisição, ou a maneira de tratá-las, caso se instalem no organismo. Confira cada caso.
LÍQUEN - Causada por um bloqueio das glândulas sudoríparas, o líquen é comum entre as crianças, quando essas glândulas estão sobrecarregadas pelo clima quente e húmido. Mas pode também acometer adultos, devido ao uso de óleos e filtros solares. O líquen desaparece em dois ou três dias, se for bem tratado. Para isso, deve manter a pele sempre limpa e arejada, usar pouca roupa, tomar banhos frios regularmente e permanecer em ambientes frescos. Não ponha pomadas. Elas são oleosas e podem agravar o problema. Para prevenir o líquen, evite lugares muito quentes, procure usar roupas leves, principalmente de algodão, que absorve o suor. Evite usar roupas de tecidos sintéticos.
MICOSE DE PRAIA - Trata-se de um problema que deixa a pele com uma mancha esbranquiçada e que causa comichão. É fruto do contacto da pele com uma espécie de fungo. Uma vez instalada a doença, deve-se procurar um dermatologista, que vai receitar um remédio apropriado. Como medida preventiva, deve-se evitar o contacto da pele com a areia e a água. Elas podem estar contaminadas. Não use toalhas de outras pessoas nem empreste a sua, pois trata-se de contacto muito comum no Verão. Em piscinas de clubes e condomínios, tenha a sua própria cadeira. Caso contrário, cubra a do local com uma toalha ou uma canga.
PÉ DE ATLETA - É um tipo de micose causada por um fungo diferente do causador da micose de praia. Como nesse caso, o tratamento também é feito com antimicóticos. Não mexa nem coce o local afectado. Lave sempre as mãos, depois de o tocar. Mantenha o pé sempre ventilado. Evite andar descalço em lugares favoráveis ao desenvolvimento do fungo, como é o caso das areias de praias poluídas. Preste atenção aos avisos sobre as condições das praias.
BICHO GEOGRÁFICO - O bicho geográfico é um parasita que vem dos dejectos de animais, especialmente cães e gatos. Ele entra na pele e faz um caminho deixando um rasto vermelho. Procure o dermatologista, que indicará o medicamento próprio. Como o Verão é uma época em que normalmente se anda de chinelos ou descalço, convém ficar atento ao lugar onde pisa.
GASTRENTERITE - A comida contaminada pode causar infecções intestinais e diarreia. Na praia, isso requer atenção especial, pois os alimentos nem sempre são conservados adequadamente e na temperatura correcta. É aí que está o perigo da proliferação bacteriana. Caso seja apanhado por algum problema dessa natureza, alimente-se levemente, sob orientação médica, mantendo a hidratação. Cuidado com o que vai comer ou beber. Especialmente as sandes ou os refrigerantes que o vendedor oferece dentro da caixa de isopor. Lave bem as mãos antes de comer.
DESIDRATAÇÃO - Durante o Verão, o corpo perde maior quantidade de líquidos, através do suor, o que pode contribuir para o desidratar. Caso haja um problema intestinal como a diarreia, o quadro agrava-se. Se a desidratação for leve, a reposição de líquidos resolve. Também pode-se tomar soro caseiro feito com um copo de água filtrada, com uma pitada de sal e três de açúcar. Caso o problema seja um pouco mais grave, pode requerer o soro por via sanguínea. Use roupas leves e claras. Não fique exposto ao sol entre as 10:00 e as 16:00 horas. Beba dois litros e meio de água por dia. Faça refeições leves, com alimentos ricos em água como verduras e legumes em geral, e frutas, especialmente melão, abacaxi, melancia e laranja.
INSOLAÇÃO - A perda de água do corpo pode causar insolação, cujos sintomas são dor de cabeça, vertigens, tonturas, falta de ar, aumento da temperatura corporal, mal--estar e vómitos. Procure sombra e água fresca. Refresque o corpo com um banho frio ou toalhas húmidas. Beba muitos líquidos, use roupas leves e claras. Hidrate-se e alimente-se com uma dieta leve. Não tome banhos de sol nem faça exercícios nos horários de pico. S&L
Consultores: Dr. Sérgio Santiago e Dr. Manoel Martins
2006-12-27 11:24:57
·
answer #9
·
answered by jean e adriana 5
·
0⤊
0⤋