English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Preciso de ajuda de alguém que entenda sobre condomínios, nossos direitos, como fazer, etc.
Moro em um condomínio em Pedro Leopoldo/MG, que é aberto.
Mas pelo motivo de pessoas estranhas virem até aqui mexer com drogas, o síndico convocou a todos para uma reunião. Pretendemos fechar o condomínio, melhorar a iluminação do lado de fora que é precária, comprar bloqueador de ar, separar a água (antes era dividido igualmente. Agora queremos que cada um pague a sua) e contratar um guarda, vigia, segurança, algo do gênero, não sei bem...
Mas na reunião não chegamos a conclusão alguma. Todos queria m falar e não davam vez aos outros. Não resolvemos nada.

Por isso gostaria de ajuda para resolver tudo o mais rápido possível!

Obrigada!

2006-12-27 10:23:41 · 9 respostas · perguntado por Naty =D 2 em Casa e Jardim Outras - Casa e Jardim

9 respostas

Não pode ficar só no papo deve-se propor uma votação para a resolução das questões em pauta. O que for decidido deve ser relatado em ata das reuniões e isto é objeto legal que comprova as decisões propostas pela assembléia. Porém, o condomínio deve ser registrado em cartório e ter um representante legal - o síndico. As pessoas que se opuserem na reunião ou nem tão pouco quizerem comparecer a ela, não poderá legalmente questionar as decisões propostas e definidas pela assembléia, no entanto para isso deve-se seguir algumas formalidades para não ocorrer em vícios que sejam motivos de nulidade ou anulação das decisões afincadas.
As decisões são conferidas através das decisões que a maioria teve como acordo e estas decisões valem para todo o restante do condomínio, até para os não presentes nas reuniões. Estes caso não colaborem financeiramente para a efetivação das decisões tratadas pela assembléia podem ser negativadas e portanto responsabilizadas legalmente, desde que cumpridas todas as formalidades legais.
Alguns condomínios além do síndico possui ainda secretário, contabilista e um advogado para as operações do direito. No entanto, a maioria dos condomínios não têm condições financeiras de manter tantos cargos para seu funcionamento, ficando a acumulação de cargo com o sindico apenas. O síndico e demais funcionário do condomínio têm direito a salário. Muitos condomínios optam por deixar o sindico livre das taxas de condomínio como remuneração por suas funções.

2006-12-27 11:00:46 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Nem todas as Legislações Municipais permitem a constituição de condomínios fechados. Consulte a Prefeitura de seu município. Existem cidades nas quais você pode cercar o condomínio, fazer portão, mas não pode fechar a rua de acesso a ele.
Mas roubar pode. São coisas de Brasil...

2006-12-31 09:37:43 · answer #2 · answered by CSS™ 7 · 0 0

melhor seria formar uma equipe de moradores com finções de debater interesses comuns,uma comissão que intermediaria as reivindicações e repasassem depois aos interessados.

2006-12-27 20:33:47 · answer #3 · answered by majô 7 · 0 0

façam um questionário com os assuntos por ordem de importancia.passem para os condominos para saber o que pensam.
façam um orçamento detahado de cada idéia, custos total e para cada condomino.
façam algum tipo de divulgação nos murais mostrando as vantagens de cada melhoria a ser adotada principlamente na valorização dos imóveis.
Mostrem aos condôminos que os problemas do condomínio são de todos e não do síndico e amadureçam as idéias fazendo as melhorias por partes por exemplo primeiro a iluminação, depois os vigias depois a divisão da água etc.
espero ter ajudado

2006-12-27 20:14:44 · answer #4 · answered by gordo 4 · 0 0

Sendo seu condomínio aberto, não há muito que se fazer. Porém, se vocês tem a intenção de transformar em condomínio fechado, deverá ter seu registro fixado.
O síndico será autoridade máxima, sempre ajudado pelo conselho (3 pessoas), poderá ter um zelador ou um administrador, ambos com salários devidamente registrados. E se na convenção dizer que o síndico auferirá um salário, este deverá ser pago, no entanto não haverá nem p/o síndico nem para o conselho, a isenção de pagamento de cotas condominiais.
O assunto é extenso e se você preferir me escrever, posso te ajudar.
Atualmente sou do conselho fiscal de meu condomínio. Sempre estive ligada ao desenvolvimento do mesmo, tanto que já fui síndica.
Qualquer dúvida entre em contato.
Mas se preferir entre no "sindiconet.com.br" e terá amplas informações.

2006-12-27 19:44:44 · answer #5 · answered by veregri 6 · 0 0

Inicialmente o condôminio tem que ter um síndico.
Tem que haver uma convenção lavrada em cartório.
Para haver uma reunião, tem que ser feita a convocação com no mínimo 3 dias de antecedência.
Para aprovar ou não qualquer reivindicação, tem que haver votos da maioria dos condônimos.
Enfim, é muito complicado...
O melhor é entregar o condominio para uma imobiliária, lá existe profissionais habilitados .
Abraços.
Feliz 2007.

2006-12-27 18:54:59 · answer #6 · answered by Leidy 6 · 0 0

Tereza,

Isso é normal, depois de que cada um receber um papel muito bem redigido com os custos de todas as reformas necessárias e de projetos futuros vocês serão obrigados a fazer uma outra reunião que certamente ficará lotada e com muitas reivindicações, aguarde.

Feliz 2007 e Boa Sorte!

2006-12-27 18:42:53 · answer #7 · answered by Malukety em movimento 7 · 0 0

a solução é simples : mude-se deste condominio.

2006-12-27 18:40:11 · answer #8 · answered by felixthecat 2 · 0 0

Isto acontece porque não tem um mediador, que deveria ser o síndico. Acho que você poderia iniciar um movimento para mudar o síndico e por que não ficar no lugar dele? Afinal segurança é uma questão de sobrevivência. Além do mais você não pagaria a mensalidade do condomínio.

2006-12-27 18:29:30 · answer #9 · answered by Adenir S 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers