English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-27 09:52:24 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Computadores e Internet Internet

8 respostas

refere-se a mudança para uma Internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Estas regras já foram amplamente discutidas antes do surgimento do termo, sob outros nomes como infoware[1], the internet operating system[2] e the open source paradigm shift[3] e são produto de um consenso entre empresas de grande sucesso (como Google, Amazon, Yahoo e Microsoft) e estudiosos da Web (como Tim O'Reilly[4], Vicent Cerf[5] e Tim Berners-Lee [6]) e da consolidação do que realmente traz resultado na Internet.

Segundo Tim O'Reilly, um dos criadores do termo Web 2.0, a regra mais importante seria desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede pra se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

Embora haja um certo consenso quanto à legitimidade dessa nova geração da grande rede, diversas pessoas criticam o termo.

Web 2.0 e a programação

Começou-se a desenvolver softwares que são usados pela Internet e vendidos não em pacotes mas como serviços, pagos mensalmente como uma conta de água. Além disso, mudou-se a forma de fazer softwares. Para que tudo funcionasse bem na Internet, foi necessário criar novas tecnologias (como AJAX) que tornassem a experiência do usuário mais rica, com interfaces rápidas e muito fáceis de usar.

Definiu-se então que quanto mais simples e modular a programação, melhor. Assim é fácil tirar ou acrescentar uma funcionalidade ou compartilhar uma parte do seu software com outro software. Os módulos podem ser reutilizados em diversos softwares ou compartilhados para serem usados por programas de terceiros. Metodologias e conceitos como o Getting Real e Agile tem-se popularizado entre as empresas que desenvolvem aplicativos ditos "Web 2.0".

Segundo estes princípios, os softwares são desenvolvidos de forma fiquem melhores quanto mais são usados, pois os usuários podem ajudar a torná-lo melhor. Por exemplo, quando um usuário avalia uma notícia, ele ajuda o software a saber qual notícia é a melhor. Da mesma maneira, quando um usuário organiza uma informação através de marcações, ele ajuda o software a entregar informações cada vez mais organizadas.

[editar] Interfaces com o usuário

A Web 2.0 propõe uma experiência de uso semelhante à de aplicativos para desktop, frequentemente fazendo uso de uma combinação de tecnologias surgidas no final da década de 1990, que incluem Web services APIs (1998), AJAX (1998), Web syndication (1997), entre outras. Estas tecnologias aumentaram a velocidade e a facilidade de uso de aplicativos Web, sendo responsáveis por um aumento significativo no conteúdo (colaborativo ou meramente expositivo) existente na Internet. Estas também permitiram que usuários comuns, que até então não possuíam conhecimentos necessários para publicar conteúdo na Internet - pela ausência de ferramentas de uso simplificado - publicassem e consumissem informação de forma rápida e constante. Notadamente têm-se os blogs e wikis como expoentes desta massificação. Permitiu ainda o desenvolvimento de interfaces ricas, completas e funcionais, sendo que alguns aplicativos Web, ainda em versão beta, são considerados por muitos como "desktops on-line", proporcionando ao usuário um ambiente de trabalho inteiramente baseado na WWW, acessível de qualquer computador com conexão à Internet.

De forma particular, o AJAX permite ao usuário não esperar que uma página Web se recarregue ou que o processo seja terminado para continuar usando o software. Cada informação é processada separadamente, de forma assíncrona, de forma que não é mais necessário recarregar a página a cada clique.

[editar] A Web é a plataforma, o software um serviço

Na Web 2.0 os softwares funcionam pela Internet, não somente instalados no computador local, de forma que vários programas podem se integrar formando uma grande plataforma. Por exemplo, os seus contatos do programa de e-mail podem ser usados no programa de agenda, ou pode-se criar um novo evento numa agenda através do programa de e-mail. Os programas funcionam como serviços em vez de vendê-los em pacotes. Estes serviços podem ser cobrados com uma mensalidade, como a sua conta de água.

Outro conceito da web 2.0 que interfere na programação chama-se "Beta perpétuo". Na web 2.0 acabaram-se os ciclos de lançamento de programas. Os programas são corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo, e o usuário participa deste processo dando sugestões, reportando erros e aproveitando as melhorias constantes. Em oposição ao que acontece com softwares tradicionais, em caixas, com instaladores e dependentes de um sistema operacional, aplicativos Web podem ser atualizados de forma constante, linear e independente da ação do usuário final. No caso de atualizações de segurança e desempenho, por exemplo, o usuário da aplicação seria imediatamente beneficiado sem mesmo tomar conhecimento.

Na web 2.0 os programas são abertos, ou seja, uma parte do programa pode ser utilizado por qualquer pessoa para se fazer outro programa. São utilizadas APIs para deixar que outros sites utilizem partes dos seus dados nos serviços deles. Em vez de grandes servidores provendo uma enorme quantidade de arquivos, na web 2.0 descobriu-se as redes P2P, na qual cada usuário é um servidor de arquivos e os arquivos são trocados diretamente entre eles.

[editar] Web 2.0 e o conteúdo

O conteúdo dos websites também sofreu um enorme impacto com a Web 2.0, dando ao usuário a possibilidade de participar, geralmente gerando e organizando as informações. Mesmo quando o conteúdo não é gerado pelos usuários, este pode ser enriquecido através de comentários, avaliação, ou personalização.

Algumas aplicações Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado para cada usuário, sob forma de página pessoal, permitindo a ele a filtragem de informação que ele considera relevante.

O conceito usado é comparável com o do software livre: se há muitas pessoas olhando, todos os erros são corrigidos facilmente. Para isso existem comunidades que se auto-moderam, através da participação dos usuários indicando ao sistema qual usuário não deve mais participar da comunidade.

Dentro dos princípios da Web 2.0 o conteúdo deve ser aberto, utilizando licenças como "Common Creatives" que flexibilizam os direitos autorais permitindo que o usuário reutilize (republicando, alterando ou colaborando) o conteúdo. O compartilhamento de informações deve dar ao usuário a possibilidade de reutilizá-lo.

Além do conteúdo editorial e noticioso, na web 2.0 o conteúdo de alguns sites visa gerar comunidades, seja através de sites de relacionamento, seja através de comentários em notícias e blogues.

Excelente final de semana!
________________________________________________

2006-12-27 09:57:42 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Entendo que é alguma coisa relacionada a internet e que tem uma versão 2.0..

2006-12-28 12:20:47 · answer #2 · answered by . 6 · 0 0

olaaaaaaaaaaaaaaaa moça, poxa sumiu ja estava triste com a vossa ausência

o que sei que um internet mais rapida bijs

2006-12-27 20:06:55 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Acompanho o Eremita.

2006-12-27 18:12:25 · answer #4 · answered by Enzo- 7 · 0 0

Os empreendimentos na internet que deram certo pensam na web como uma plataforma, não como uma simples rede de computadores .Esta idéia de internet como plataforma é a essência da web 2.0
O que é uma plataforma? Talvez não seja o melhor, mas o mais popular exemplo é o Windows. De forma bem simples e superficial, a plataforma é o lugar onde os programas existem. Ela dá os elementos que os programas precisam para existir. Entender profundamente o que é plataforma, o conceito em si, é coisa para os cientistas da computação, mas a internet como plataforma é coisa para todos que se envolvem com ela

Bjs.

2006-12-27 18:07:54 · answer #5 · answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7 · 0 0

Sinceramente, eu nem sabia que estávamos c/ a web 1.0 ainda (^-^') kkkk... Então... pelo menos pra mim não faz diferença...(apesar de não saber o que tem de melhor nessa 2.0... (¬.¬') )

Um abraço.!

ps: Um ótimo Ano novo pra vc tb. (^◦^) ♪ ♫

2006-12-27 18:05:01 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Interatividade total.
http://lista2.0br.com.br/

2006-12-27 18:04:15 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Deve ser um novo tipo de programa de internet.

2006-12-27 18:00:36 · answer #8 · answered by Dark White 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers