English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

13 respostas

Existe um engano largamente difundido sobre a interpretação da famosa fórmula de Einstein E = mc2. Esta fórmula é freqüentemente interpretada como significando que massa e energia podem ser convertidas uma na outra, ou seja, que uma parte da massa de um corpo pode desaparecer se no processo surgir uma certa quantidade de energia. Então, massa e energia seriam grandezas não conservadas. Isto não é verdade.

Massa é a medida da inércia de um corpo. Energia é a capacidade de realizar trabalho. O que Einstein mostrou na sua teoria especial da relatividade, e que é plenamente aceito por todos os físicos e testado com grande precisão por um sem número de experimentos, é que se um corpo ganha uma certa quantidade de energia E, sua inércia aumenta de uma quantidade equivalente a E/c2 (onde c é a velocidade da luz no vácuo). E inversamente, se um corpo perde uma certa quantidade de energia E, sua inércia fica diminuida de uma quantidade equivalente a E/c2. Neste sentido, e apenas neste sentido, é usual dizer que massa e energia estão uma associada com a outra ou que existe uma equivalência entre massa e energia.

A noção incorreta de que massa pode ser transformada em energia tem origem provavelmente nas descrições populares dos processos de fissão nuclear, onde é colocada ênfase no fato de que os fragmentos da fissão de um átomo de urânio têm massa total menor do que a massa do átomo de urânio original, enquanto que uma considerável quantidade de energia parece ter surgido do nada (como energia cinética dos fragmentos, energia da radiação eletromagnética, etc.). Mas esta energia não veio do nada. Ela já estava presente como energia potencial no arranjo de prótons e nêutrons no núcleo do átomo de urânio antes da fissão, energia potencial esta que diminuiu pelo rearranjo das partículas nos fragmentos mais estáveis da fissão. A diminuição desta energia potencial do átomo de urânio vem junto com a redução da massa que é observada se ignorarmos a massa associada à energia cinética dos fragmentos, à energia da radiação eletromagnética, etc. A energia potencial diminui e a energia cinética aumenta. A energia total se conserva. A massa associada à energia potencial diminui e a massa associada à energia cinética aumenta. A massa total se conserva.

O processo de explosão de TNT é uma boa analogia com o processo de fissão do urânio. A energia produzida não aparece simplesmente por mágica: ela já estava presente anteriormente como energia potencial química na maneira como os átomos de carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio se arranjam para formar as moléculas de TNT. Quando estas moléculas se fragmentam e estes fragmentos se reorganizam em agrupamentos mais estáveis, parte desta energia potencial deixa de existir e em seu lugar aparece a energia cinética destes agrupamentos, que se movem originando a onda de choque da explosão.

A melhor maneira de apreciar a conclusão de Einstein é entender que se um corpo ganha (ou perde) uma certa quantidade de energia E , sua massa aumenta (ou diminui) de uma quantidade igual a E/c2.

Abraço!

2006-12-27 07:22:15 · answer #1 · answered by Martin 2 · 4 1

Equivalência entre Energia e Massa.

Demonstra a quantidade de Energia produzida se fosse possível transformar uma certa quantidade de Massa.

Antes se acreditava que Energia era Energia e Massa era Massa.

Einstein disse que Energia e Massa são faces da mesma moeda.

2006-12-27 15:19:31 · answer #2 · answered by Beakman 5 · 4 2

A melhor resposta é a do Martin, mas não está totalmente correta, como o disse o Teteu é possível sim, por aniquilação, converter-se massa em energia
E digo mais: pelo efeito de formação de pares (onde um fóton, que não possui massa, com energia superior 1,22MeV pode ou não ser "transformado" em um par elétron-pósitron ao passar nas próximidades de um núcleo atômico), Pode acontecer o oposto.
Então vamos colocar a resposta do Martin de forma mais genérica, ou seja, a massa inercial de um corpo aumenta ou diminui seguindo a relação de Einstein podendo até mesmo perder totalmente a sua massa.
Devemos lembrar também que essa equação se refere à massa de repouso, e portanto não considera energia cinética, para isso deve-se multiplicar a massa pela função
gama =1/Raiz[1-(velocidade do corpo ao quadrado/c^2)]

2006-12-29 11:50:36 · answer #3 · answered by Ferrão 2 · 1 0

Pois bem, pelo nível da galera aqui, todo mundo já deve ter ouvido falar de matéria e anti-matéria.
O tomógrafo emissor de pósitrons, por exemplo, trabalha com anti-matéria.
Quando um elétron se encontra com um pósitron(anti-elétron) ocorre um fenômeno conhecido como aniquilamento, toda a matéria é transformada em energia! Não estou dizendo que a energia veio do nada, mas que agora não há mais massa, apenas energia.
A energia liberada neste processo pode ser calculada pela fórmula E=mc2!
É por isso que o Super-Homem que vive nesta dimensão não pode se encontrar com o Super-Homem que vive na dimensão do mal!!!! Caso eles se encontrassem, haveria aniquilamento de suas massas e a energia liberada acabaria com New York!!!
Um abraço e Feliz Ano Novo!

2006-12-28 06:52:45 · answer #4 · answered by tetéu 2 · 1 0

A melhor resposta até o momento é sem dúvida a do MARTIN, pois não existe uma lei de conservação da massa, e sim da energia. Um artigo muito esclarecedor pode ser encontrado na revista brasileira de ensino de física de autoria do prof. Nivaldo Lemos.

2006-12-28 10:06:16 · answer #5 · answered by Fui!!! 4 · 0 0

pelo o que eu sei, o que o martim disse tá certo, é simplesmente o equilibrio entre energia e massa.

2006-12-31 04:04:28 · answer #6 · answered by Mariana.... 4 · 0 2

Energia é o produto da massa (considerada) pela velocidade da luz elevada ao quadrado.

2006-12-28 16:01:05 · answer #7 · answered by Daniel . 6 · 0 2

R: Essa fórmula nada mais é doque tudo é relativo dependento
de onde vc estiver. Tempo espaço aqui é equivalente ao tempo espaço dali.
Se vc viajar 1 ano na velocidade da luz fora de nosso planeta aqui poderá ter passado 10 anos no nosso tempo conhecido.
( puro exemplo).

2006-12-27 15:59:52 · answer #8 · answered by Walter M 2 · 0 2

Logo pra mim, esta é fácil E=MC2
Energia igual a massa ao quadrado de constante de velocidade de luz.
Agora matéria é energia condençada.
Fusão núclear é quando em um exemplo clássico.
A temperatura de um milhão de graus junta-se, como quatro tijolinhos de hidorgênio para formar um de hélio. ou seja como não cabe o resultado é energia...

2006-12-27 15:29:45 · answer #9 · answered by prof. Pardal 2 · 0 2

Variação de Energia = massa x Velocidade da Luz ao quadrado.

Sabe aquilo que você ouviu dizer: Lei de Lavosier: na naturez nada se cria tudo se transforma.

Então, ela não é verdade. A perda de um pokinho de energia. E é para isso que serve essa formula.

2006-12-27 16:10:56 · answer #10 · answered by jucatony 4 · 0 3

fedest.com, questions and answers