English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Achei esta informação em um livro e gostaria de maiores explicações sobre isso que me deixou muito confusa.

2006-12-27 07:04:34 · 4 respostas · perguntado por Cassia Tiemi 3 em Animais de Estimação Outros - Animais de Estimação

4 respostas

É o maior animal capaz de viver em um hábitat tão hostil como o deserto.

Domesticado há mais de 3.000 anos, se utiliza como meio de transporte. Também se aproveita sua lã e seu leite.


Vive nos desertos do norte da África e Arábia. Recentemente, foi introduzido na Austrália e América.



--------------------------------------------------------------------------------

Camel Wrestling Festival

A foto (abaixo) foi enviada pelo Professor Dr. O. Tekin AYBAŞ, em 14/01/2005: Dear Helena, this as you know is a camel in Ayvalik (where we are living now). Last sunday there was a festival called "camel wrestling". I took this photograph. Tekin.

Festival "camel wrestling", Ayvalik - Turquia (09/01/2005). A palavra wrestling significa um tipo de esporte em que duas pessoas lutam entre si tentanto derrubar a outra no chão.



(83k)


--------------------------------------------------------------------------------

Características físicas:

Os camelídeos, embora não estejam classificados na subordem dos ruminantes, são animais que ruminam. Seu estômago é dividido em três compartimentos apenas, sendo o folhoso e o coagulador fundidos. A pança, volumosa, contém células aqüíferas onde a parte líquida dos alimentos é armazenada.

Como os girafídeos, mas em grau menor, os camelídeos apresentam pescoço longo, devido ao alongamento (e não à multiplicação) das vértebras cervicais. Ainda, eles gingam e só têm dois dedos em cada pé, sendo os laterais completamente ausentes.

A grande diferença entre as duas famílias reside no fato de os girafídeos andarem sobre suas patas desenvolvidas com cascos (ungulígrados), enquanto que, entre os camelídeos, o contato com o solo dá-se por meio das duas últimas falanges (digitígrados).

Suas patas possuem conformações largas, achatadas e com "almofadas" carnosas, o que ajuda na caminhada sobre a areia em terrenos áridos. A sola plantar, longa e elástica, permite que estes animais se desloquem na areia, mal se enterrando nela.

Não têm cascos, mas uma grande unha na extremidade de cada um dos dois dedos. O osso canhão, proveniente da fusão dos metacarpianos (e metatarsianos) não é soldado em toda a sua extensão e apresenta a extremidade bifurcada antes do começo da articulação com as falanges.

Ao contrário da maioria dos ruminantes, os camelídeos não tem cornos e sua dentição é caracterizada pela presença de 2 caninos e de 2 incisivos no maxilar superior.

Os camelídeos possuem um diafragma ossificado, o que constitui caso único entre os mamíferos, e seus glóbulos vermelhos são particularmente numerosos.

O focinho apresenta-se recoberto de pêlos e o lábio superior mostra-se fendido verticalmente, podendo as ventas fechar-se à vontade, o que representa uma adaptação à vida no deserto, onde o vento é carregado de areia.

Tanto os dromedários quanto os camelos caminham a uma velocidade de 4 a 6 km/h, e podem carregar até 180 kg de peso (os dromedários) e 250 kg de peso (os camelos).

Abaixo, um Máximo Postal emitido pela República da Mauritânia, em 1966.



Hábitos alimentares:

Eles se alimentam de plantas verdes e suculentas. Sobrevivem recorrendo às substâncias armazenadas na corcova, razão pela qual nesses períodos ela vai "emagrecendo" e murchando.

Ao voltarem a comer e a beber, a corcova aumenta e fica firme outra vez. Um dromedário sedento pode tomar até 140 litros de água em apenas 10 minutos.

Conservação:
Os camelídeos tiveram seu apogeu no longínquo passado da pré-história, muito antes do aparecimento do homem na Terra.

Quando surgiu, a família dos camelídeos estava em via de extinção. Sua super adaptação à vida desértica não lhe permitia mais sobreviver em condições climáticas sujeitas a variações.

Domesticando seus últimos representantes, o homem salvou esta família de um desaparecimento certo, provocando tanto pela concorrência de outros herbívoros desérticos como pelos predadores.

Abaixo, um Máximo Postal emitido pela República da Tunísia, em 1969.

2006-12-27 07:10:26 · answer #1 · answered by jean e adriana 5 · 0 1

Olha, não sabia disso! muito interessante...

Se a informação do livro for verdadeira, provavelmente a forma das hemáceas do camelo é semelhante à das aves e répteis devido à um caso de convergência evolutiva!

Um outro exemplo de convergência é o que acontece os morcegos, que possuem asas assim como as aves, mesmo não sendo parentes delas.

2006-12-28 10:50:31 · answer #2 · answered by Barbara 1 · 1 0

Bom, às vezes o camelo é um descente de um dinossauro meio réptil meio ave????É uma possibilidade, não?

2006-12-27 16:07:09 · answer #3 · answered by Thatá 1 · 0 0

Simples, criaturazinha! Pq ele tbm é uma ave... Ainda ontem vi dois camelos passarem voando ali na praia da tijuca...

2006-12-27 15:07:13 · answer #4 · answered by D´Anjou 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers