English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-27 06:48:06 · 15 respostas · perguntado por shimatseru 2 em Artes e Humanidades Filosofia

15 respostas

Assistiu o filme né? Teoria do caos seria uma série de eventos, que aparentemente distintos, são conduzidos para que produza algo em comum. No caso do filme, aparentemente é um assalto a banco, onde aparece a disputa entre o policial e o bandido, mas ambos no final, vão atrás de um objetivo comum. Não vou contar mais, para não atrapalhar quem ainda não viu o filme! Um abraço!

2006-12-27 06:55:55 · answer #1 · answered by ale 6 · 0 0

Oi Shimatseru,

Toda a nossa ciência desde os fabulosos enunciados de Newton, até o nascimento da física quantica no início do século XX está baseada em um pressuposto filosófico denominado determinismo. O determinismo é o que nos permite escrever "leis", como o são a lei de Newton, as leis de Maxwell ou a equação da onda. Essas leis estabelecem um relacionamento entre entradas e saídas para um evento, de forma que para um mesmo conjunto de entradas, você sempre obterá as mesmas saídas.

Não entendeu? Ora, digamos que você jogue uma pedra no chão. Você pode escrever um equação matemática que diz a posição desta pedra em relação a uma referência por você arbitrada, a qualquer instante desde que você a largou. Ora, segundo esta lei determinista, sempre que você jogar a pedra ela terá a mesma posição para um dado instante.

Isso pode ser uma (aproximada) verdade para o caso de um evento simples como a queda de uma pedra, mas quando introduzimos o fator complexidade, o nosso determinismo começa a degringolar. Tanto que mesmo que façamos um experimento determinado, usando o mesmo conjunto de condições, teremos a cada repetição um resultado novo. Fabuloso, nõ acha?

Bom, a DuPont achava isso péssimo. Toda vez que eles colocavam um reator de polimerização para funcionar, usando os mesmos parâmetros de entrada, mantendo as coisas do jeitinho que eles fizeram daquela vez em que tinham conseguido o polímero dos sonhos e ...pimba...lá vinha a decepção, quando viam que mesmo mantendo as condições idênticas o polímero era radicalmente diferente.

O que acontece está associado a duas incapacidades nossas mesmo. A primeira diz sobre a pobreza dos nosos modelos físicos. Lembra-se quando você ecreveu uma lei para dizer como a pedra cairia??? Pois é; desconsiderou o arraste do ar e sua variação de densidade. Desconsiderou um "ventinho" e o efeito do movimento no escoamento, desconsiderou os vórtices de Van Karman surgindo na esteira da pedra, desconsiderou a variação gravitacional local, etc, etc, etc. Se tivesse considerado tudo isso, nunca teria resolvido o problema.

O outro fato importante é que nossa capacidade de medida é sempre limitada. Ok, você pode medir com 10 casas decimais, mas o valor que deixou de fora, em se tratando de um sistema complexo, pode fazer toda a diferenção.

Então você pode começar a enxergar o caos desta forma. Como uma teoria matemática usada para descrever problemas físicos nos quais o determinismo clássico seja uma resposta pobre. Entretanto, não são problemas aleatórios.

Abraços fractais,

2006-12-28 11:01:16 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

a teoria do caos é um nome grosseiro dado á uma grande lei da ciencia (2ª lei da termodinamica) que diz q tudo tende ao maior grau de desordem, tudo envelhece, degrada e se deteriora..........por exemplo vc nunca vai embaralhar um baralho e ele se tornará arrumado e sim cada vez mais desembaralhado............essa é a teoria do caos, tudo tende a se desorganizar, tudo...........so há uma unica coisa q é contraria essa lei, e ate hoje os cientistas nao sabem pq, essa coisa é a evoluçao, é a unica coisa q torna o seres vivos mais organizados, complexos e melhores com o passar do tempo.............qq duvida me escreva email, tenho muitos textos a respeito...t+++

2006-12-28 05:07:46 · answer #3 · answered by Scully 4 · 0 0

Nas duas últimas décadas, a filosofia, a literatura, as ciências naturais e a matemática voltam novamente a convergir no emprego desses conceitos como sistemas fundamentais de investigação para descrever o mundo. A noção de caos reconquistou tanta importância e está tão presente que voltou a ter um valor e uma função ideológica secundária e funciona como um enfoque da auto-reflexão do Zeitgeist da atualidade.

2006-12-27 10:04:27 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Congresso Nacional.

2006-12-27 07:23:41 · answer #5 · answered by Washington 3 · 0 0

O caos, entendo que, só pode ser estabelecido se faltassem uma das duas energias:elétrica ou petróleo, pois são essas energias os deuses que sustentam a sociedade moderna.Sem uma delas, tudo que foi escrito, pregado, profetizado e desenvolvido se tornariam inúteis

2006-12-27 07:16:24 · answer #6 · answered by klogh 6 · 0 0

Não entendi absolutamente nadinha, mas já que perguntou e pesquisei, vai aí a resposta

Um conjunto de objetos estudados que se inter-relacionem é chamado de sistema. Entre os sistemas consideram-se duas categorias: lineares e não-lineares, que divergem entre si na sua relação de causa e efeito. Na primeira a resposta a um distúrbio é diretamente proporcional à intensidade deste. Já na segunda a resposta não é necessariamente proporcional à intensidade do distúrbio, e é esta a categoria de sistemas que serve de objeto à teoria do caos, mais conhecidos como sistemas dinâmicos não-lineares.
Esta teoria estuda o comportamento aleatório e imprevisível dos sistemas, mostrando uma faceta onde podem ocorrer irregularidades na uniformidade da natureza como um todo. Isto ocorre a partir de pequenas alterações que aparentemente nada têm a ver com o evento futuro, alterando toda uma previsão física dita precisa.
Uma das idéias centrais desta teoria, é que os comportamentos casuais (aleatórios) também são governados por leis e que estas podem predizer dois resultados para uma entrada de dados. O primeiro é uma resposta ordenada e lisa e cujo futuro dos eventos ocorre dentro de margens estatísticas de erros previsíveis. O segundo é uma resposta também ordenada, onde porém a resultante futura dos eventos é corrugada, onde a superfície é áspera, caótica, ou seja, ocorre uma contradição neste ponto onde é previsível que os resultados de um determinado sistema será caótico.
Exemplo de caos
Um exemplo claro seria uma pedra atirada numa piscina, as ondas geradas na queda da pedra se propagam até as margens, refletem e retornam, cruzando-se entre si e, portanto, interagindo. Continuando novamente as ondas vão às margens, porém, já distorcidas devido às reflexões anteriores e às interações ocasionadas pelos cruzamentos entre si. Neste momento começam já a ocorrer alguns movimentos aparentemente caóticos, porém ainda previsíveis pois são padrões cíclicos das ondas.

2006-12-27 07:07:29 · answer #7 · answered by Harmony 7 · 0 0

Resumidamente a teoria do Caos é que uma pequenina mudança no ínicio de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.

Ou seja, uma ação realizada por você ou qualquer outra pessoa ou um animal hoje, trará uma resultado amanhã, este desconhecido. Nas primícias da década de 1960, o então meteorologista americano Edward lorenz descobriu que fenômenos aparentemente simples tinham um comportamento tão desordenado quanto a vida.

Ele chegou a tal conclusão ao testar um programa de computador que simulava o movimento de massas de ar. Até que num dia Lorenz teclou um dos números que alimentavam os cálculos da máquina com algumas casas decimais a menos, com a espectativa de que o resultado mudasse pouco.

No entanto a alteração insignificante transformou completamente o padrão das massas de ar. Para o meteorologista, era como se “ o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no texas”. Com base em tais observações, ele formulou equações que mostravam o tal “efeito borboleta”.

Estava criada a teoria do caos. Com o passar do tempo, cientistas concluíram que a mesma imprevisibilidade aparecia em quase tudo, da quantidade que o olho pisca até a cotação da Bolsa de Valores.

Com tudo, na decada de 1970, o matemático polonês benoit mandelbrot deu um novo impulso à teoria do caos, ao notar que as equações de Lorenz coincidiam com as que ele próprio havia feito quando desenvolveu os fractais (figuras geradas a paritir de fórmulas que retratam matematicamente a geometria da natureza, como o relevo do solo ou as ramificações de veias e artérias).

A união da matemática de Mandelbrot e o experimento de Lorenz, indica que a teoria do caos está na essência de tudo, modelando o universo.

2006-12-27 07:05:44 · answer #8 · answered by Jussara 3 · 0 0

A teoria do caos, de forma simplicada, é AÇÃO vx REAÇÃO.
" O simples bater de asas de uma borboleta no Brasil pode causar um terremoto no Japão"

2006-12-27 07:02:02 · answer #9 · answered by Charmed One 2 · 0 0

A Teoria do Caos para a física e a matemática é a hipótese que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Isso significa que para um determinado resultado será necessária a ação e a interação de inúmeros elementos de forma aleatória. Para entender o que isso significa, basta pegar um exemplo na natureza, onde esses sistemas são comuns. A formação de uma nuvem no céu, por exemplo, pode ser desencadeada e se desenvolver com base em centenas de fatores que podem ser o calor, o frio, a evaporação da água, os ventos, o clima, condições do Sol, os eventos sobre a superfície e inúmeros outros.

Para a maioria de nós, a soma de uma quantidade indeterminada de elementos, com possibilidades infinitas de variação e de interação, resultaria em nada mais do que um acontecimento ao acaso.

Pois, é exatamente isso que os matemáticos querem prever: o acaso.

Alguns pesquisadores já conseguiram chegar a algumas equações capazes de prever o resultado de sistemas como esses, ainda assim, a maior parte desses cálculos prevê um mínimo de constância dentro do sistema, o que normalmente não ocorre na natureza.

Os cálculos envolvendo a Teoria do Caos são utilizados para descrever e entender fenômenos meteorológicos, crescimento de populações, variações no mercado financeiro e movimentos de placas tectônicas, entre outros. Uma das mais conhecidas bases da teoria é o chamado "efeito borboleta", teorizado pelo matemático Edward Lorenz, em 1963.

Os fractais por exemplo (aqles desenhos malucos cheios de cores e voltas q ficam mto bonitos) seriam uma idéia palpavel disto.

2006-12-27 07:01:55 · answer #10 · answered by Aninha!!! 3 · 0 0

O que é, olha no google!

Mais qual é, é essa aki ow:
QUANDO UMA BORBOLETA BATE SUAS ASAS EM UM LUGAR QUALQUER DO MUNDO É CAPAIS DE PROVOCA UM TORNADO EM OUTRO!

- tenha cuidado com as coisas mais singelas que você faz na vida por que futura mente elas podem até mesmo te destruir!

Um forte abraço.

2006-12-27 07:01:02 · answer #11 · answered by xilder 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers