English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-27 06:05:14 · 6 respostas · perguntado por Ana Paula A 1 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

6 respostas

A caverna de platão explica q a realidade de alguém é aquilo em q ela passou a maior parte da vida.

se uma pessoa passa a vida ouvindo q deus é o criador, e nunca ouve nada sobre evolução, no dia q falarem sobre a evolução ela vai negar, e vai afirmar piamente que deus é o criador.

sua realidade pode ser a ilusão dos outros, e vice-versa...

axo q esse mito se auto-explica... to tentando explicar mais mas não consigo =p... então... espero ter ajudado =)

2006-12-27 15:03:12 · answer #1 · answered by launder 2 · 0 0

.
O "mito da caverna", narrado por Platão, em República, é, talvez, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em qualquer tempo, para descrever a situação geral em que se encontra a humanidade.

A relação atual é de ilusão geral, particularmente com os políticos.

A gente sempre acredita que as sombras (políticos em Brasília) são uma realidade, até que a gente deixa de eleger um deles (sai da caverna) e vê que ele não fez/nunca fará falta alguma (vê o mundo que existia sem que a gente soubesse)
.

2006-12-27 15:01:14 · answer #2 · answered by Biggi 7 · 2 0

isto e bem detalhado no filme freud alem da alma a caverna e o inconsciente...ok..vide filme beijo leia e totem e tabu...um beijo

2006-12-27 18:25:48 · answer #3 · answered by WILSONNINJA1977 2 · 0 0

Paulinha,
Quando uso binóculo para observar a paisagem, e vejo tantas coisas que a "olhos nús" passariam despercebidas, fico imaginando o quanto de verdade Platão poderia estar dizendo.
Não é difícil - e é até fácil - pensar que formas de vidas que se movessem mais rápido que os olhos, mesmo os de equipamentos, pudessem ver, estejam tão próximas.
Não me assustaria hoje, descobrir que de alguma forma apenas somos projeções de algo diferente.
Li Platão, nesse texto, a muitos anos. Mas precisei de muito tempo para entender que antes de querer afirmar, ele apenas queria que se questionasse a vida e tudo dela, para que nunca chegassemos a pensar que somos os donos da verdade eterna e duradoura.
Hoje, quando me decepciono com algo, ou quando nem tudo me fique ao contento, lembro-me da "caverna" e me permito duvidar de minhas convicções, de buscar outras formas de compreensão e ai, quase sempre, concluo, feliz, que nem sempre o bicho é tão feio quanto parece.

2006-12-27 16:12:47 · answer #4 · answered by Geninho 4 · 0 0

Falar em "vida real" já é uma questão em si quando consideramos o "mito da caverna". As sombras projetadas no fundo da caverna são a realidade de quem só tem acesso a elas e ignora sua origem mais complexa. Nossa "vida real" também é cheia de projeções de realidades superiores sobre o fundo de nossas cavernas de ignorância. Como o conhecimento pleno do mundo é uma situação intangível, sempre estaremos limitados na consciência da verdade última.

2006-12-27 14:22:08 · answer #5 · answered by fabi 4 · 0 0

Aí eu vou ter que ler Platao de novo prá te responder !

2006-12-27 14:12:25 · answer #6 · answered by ROSANA 6 · 0 2

fedest.com, questions and answers