English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-27 05:16:20 · 22 respostas · perguntado por darlan37 1 em Artes e Humanidades História

22 respostas

é uma guerra que ocorreu no clima de inverno.

2006-12-27 05:20:40 · answer #1 · answered by ♡Sophia♡ 7 · 1 1

A guerra fria foi uma tensão entre os EUA que defendia o capitalismo contra a Russia que defendia o Socialismo. è chamada de guerra fria, pois apesar de a todo momento as duas potencias mostrarem todo seu material para se fazer uma guerra nuclear, não houve um conflito de fato. A guerra fria só ajudou pois como havia uma grande corrida para mostrar qual sistema economico era melhor conseguimos tecnologia como chegar á lua. Mas é logico que uma guerra nunca é bom.

2006-12-27 17:38:23 · answer #2 · answered by Bárbara D 1 · 2 0

Os tratados da Guerra Fria
Os Estados Unidos e o início da Guerra Fria


Os Tratados da Guerra Fria(1945-49)

Com a crescente histeria anticomunista (nos E.U. A, o Comitê de atividades anti-americanas deu início, em 1947, à “caça aos comunistas”) a diplomacia americana tratou de arregimentar parceiros no seu grande embate ideológico contra a URSS. O primeiro de uma série de tratados que assinaram foi o TIAR (Tratado inter-americano de auxilio recíproco) acertado no Rio de Janeiro em 1947, afirmando o conceito de “defesa coletiva” do continente americano. Por ele as nações latino-americanas, formariam uma frente comum caso houvesse a agressão de uma “potência externa” (isto é a URSS). O TIAR serviu também para que as relações entre os militares se estreitassem. Os generais latino-americanos passaram a ver seus países em função da estratégia da Guerra Fria (*).

(*) exemplo disso é a fundação das Escola Superior de Guerra no Brasil, em 1949, e o livro “Geopolitica do Brasil”, do General Golbery do Couto e Silva



A política de contenção ao comunismo
TIAR América (partidos comunistas, guevarismo)
OTAN Europa (Bloco Soviético)
OTASE Ásia (Maoísmo e guerrilhas do Vietmin)

Também passaram a preocupar-se com a “subversão interna”, especialmente depois da Revolução Cubana de 1959.
A luta anticomunista interna, estendida aos governos populistas, considerados aliados dos comunistas, levou-os à instituírem, por meio de golpes militares, os Estados de Segurança Nacional (Brasil em 1964; Argentina em 1966 e novamente em 1976; Peru e Equador em 1968; Uruguai e Chile em 1973).

Em 1949, em 4 de abril, foi a vez dos países europeus abraçarem uma aliança liderada pelos Estados Unidos: a OTAN (North Atlantic Treaty Organization). Inicialmente com 12 membros, hoje ela conta com 19 (**).

(**) os seus membros eram os E.U.A., o Canadá, a G.B., a França (retirou-se em 1966), a Alemanha Ocidental, a Itália, o Benelux, a Islândia, a Noruega, Portugal e a Dinamarca. Em 1998 foram acolhidas a Polônia, a República Tcheca e a Hungria, que, anteriormente pertenciam ao Pacto de Varsóvia, arquitetado pela URSS em 1955. Com a admissão de regimes fascistas como o de Salazar em Portugal, ou o dos militares turcos e gregos, a OTAN ficou em dificuldades em proclamar-se como “defensora da democracia”.

Com um estado-maior comum, a OTAN tinha a função original de proteger os países europeus ocidentais de um possível ataque das divisões soviéticas estacionadas na Alemanha Oriental. A motivação para que a aliança se realizasse deveu-se a crise de Berlim. Os E.U.A., ao se decidirem reerguer a indústria pesada alemã, assustaram os soviéticos. Stalin ordenou então o bloqueio por terra a Berlim, em protesto contra uma futura República Federal Alemã, vinculada aos americanos. Os aliados ocidentais superaram o problema recorrendo a uma ponte aérea que abasteceu a população de Berlim durante o desentendimento.


Por último, em razão das guerras da Coréia (1950-53) e do Vietnã (a primeira de 1945 -54 e a segunda de 1962-75), que os Estados Unidos consideraram como uma ameaça a sua hegemonia na Ásia, criaram a OTASE (Southeast Asia Treaty Organization), em seguimento ao tratado de defesa coletiva assinado em Manila, capital das Filipinas, em 8 de setembro de 1954, para conter o “expansionismo maoísta” na Ásia. A OTASE englobava, além dos E.U.A., antigos colonialismos, como o francês e o inglês, ex-dominios britânicos como a Austrália e a Nova Zelândia, e “protetorados dos ocidentais” como Filipinas e Tailândia, além do Paquistão.

Esses tratados refletiam, cada um a seu modo, a evidência do colossal poder que os Estados Unidos exerceram no mundo do após-guerra e fizeram por ajudar ainda mais seu vigor econômico e financeiro. Num planeta arruinado pela Guerra Mundial foi natural que os Estados Unidos, única potência sobrevivente, reordenasse o mundo, agora como superpotência, à sua vontade.
.......

GUERRA FRIA é, pois, guerra de ideologias.

2006-12-27 13:45:28 · answer #3 · answered by Juarez dos Reis Correa 4 · 1 0

é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado nalgum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.
Data: 1964 – 1991
Local: todo o planeta
Desfecho: Vitória dos Estados Unidos
Capitalistas:
Estados Unidos
Europa Ocidental
Japão
Coréia do Sul
América Latina

Socialistas:
União Soviética
Europa Oriental
China
Cuba

2006-12-31 06:40:26 · answer #4 · answered by sourdb 3 · 0 0

Guerra fria foi um conflito ideologico representado por Capitalismo (Estados Unidos) vs Socialismo (URSS) foi uma guerra de disputas e conquistas cada lado queria provar que sua ideologia era superior muitos fatos aconteceram de importante nessa epoca, Como desenvolvimento em massa de bombas atomicas, exploramento do espaço sideral e grande investimento na industria belica, no final a URSS quebrou e os EUA sairam como os grandes vitoriosos

2006-12-31 05:40:47 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

guerra que nunca aconteceu entre os USA e URSS. de 1945 a 1989, esses países mantiveram-se em contante tensão com a iminência de uma guerra nuclear que destruíria o mudo. só chocarrice, nenhuma superpotência quiz assumir essa guerra de mentira.

2006-12-30 17:33:48 · answer #6 · answered by andryihatcliff 3 · 0 0

Vê aí na internet. Veja no google. E da próxima vez só faça perguntas inteligentes, que as pessoas POSSAM responder. Alguma coisa que NÃO ESTEJA ja internet,ok? Obrigado.

2006-12-30 15:07:48 · answer #7 · answered by edchaves77 6 · 0 0

A história dos últimos 50 anos do nosso século foi inteiramente condicionada pelos resultados da 2ª Guerra Mundial, quando em 1945, depois de 6 anos batalhas em quase todos os continentes da terra, a Grande Aliança (os E.U.A a GB. e a URSS) conseguiu vencer o Eixo (a Alemanha nazista, a Italia fascista e o Japão do micado). No final, depois de ter-se dissipado a fumaça e em meios aos escombros que cobriam 50 milhões de mortos, restaram apenas duas potências, logo chamadas, com toda a razão, de superpotências: os Estados Unidos da América e a União Soviética.

Fraudando as expectativas dos que esperavam um pós-guerra de harmonia e colaboração entre os vitoriosos, baseado nas “4 polícias” de Roosevelt (os EUA, a URSS, a Grã-Bretanha e a China), o que se viu foi o contrário. Mal encerrado o tiroteio, os dois gigantes passaram a se desentender. Obviamente que colocaram, um no outro, a culpa por ter deflagrado a Guerra Fria. Para os soviéticos, os americanos - especialmente depois da explosão das Bombas Atômicas sobre o Japão -, agiam como donos do mundo. Para os ianques, ao contrário, eram os soviéticos quem desejavam impor sua ideologia comunista ao restante do planeta.

Não chegando a acordo nenhum, trataram de armar-se, lançando-se na mais perigosa e custosa corrida armamentista de todos os tempos. Uma organização calculou os gastos da Guerra Fria em U$ 17 trilhões de dólares! Ambos os lados, por sua vez, arregimentaram, em tratados ou protocolos, o maior número de povos e países para a sua causa. O mundo dividiu-se em dois campos antagônicos, separados por uma sinuosa linha vertical que ia de um polo ao outro, como se desenhasse sobre o Atlas um enorme Tratado de Tordesilhas ideológico.

De uma lado dessa linha, na sua parte Ocidental segundo a visão americana, ficava o “Mundo Livre”, os Estados Unidos e os seus aliados. Do outro, atrás da “Cortina de Ferro”, alinhavam-se a URSS e seus satélites, esmagados pela tirania comunista. Dispensável dizer que para os soviéticos era exatamente o contrário. Para Zdánov, por exemplo, o ideólogo e segundo homem do regime comunista, tratava-se, como discursou na Conferencia de Schreiberhau, em setembro de 1947, da existência de “dois mundos”, opostos entre si. Um deles em mãos do “bando imperialista e antidemocrático”, liderado pelos americanos, e o outro composto pelas “forças antiimperialistas e antifascistas”, lideradas pelos soviéticos. Ambos consideravam-se regimes inconciliáveis. Capitalismo e Comunismo, Democracia e Totalitarismo, apenas aguardavam o momento oportuno para desencadear a 3ª Guerra Mundial que, dado o potencial atômico que dispunham seria a guerra final. Esta idéia do equilíbrio de forças entre as superpotências, no entanto, não correspondia à realidade. O potencial americano, excetuando-se na capacidade de mutua destruição, sempre foi várias vezes superior ao dos soviéticos.

2006-12-30 11:22:43 · answer #8 · answered by Macanudo 2 · 0 0

Guerra não declarada entre EUA e adeptos (Capitalismo) URSS e forçados adeptos (Socialismo). Antagonismo, com direito a pavor de um dos dois apertarem o botão do Juízo Final, que nem daria uma Terceira Guerra, já a destruição total e completa do planeta......

2006-12-30 10:32:19 · answer #9 · answered by Rosemary S 5 · 0 0

A guerra fria foi a guerra entre duas ideologias completamente diferentes, o Comunismo e o Capitalismo.

Do lado capitalista estava os Estados Unidos, e do comunista a ex-URSS( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

Esta guerra foi denominada guerra fria pelo fato dessas duas grandes nações nunca terem se enfrentado diretamente, embora conflitos regionais como o do Vietnã.

Esses dois lados queriam impor sua superioridade sobre o outro a qualquer custo, daí se desenvolveu as armas que poderiam ter destruído o mundo caso fossem utilizadas.

Foi também dai que se iniciou a corrida espacial, para ver quem conseguia maiores avanços tecnológicos, foi ai que a URSS conseguiu lançar o primeiro ser vivo ao espaço, e depois colocar Gagarin no espaço.

Porem esta breve superioridade comunista terminou com o lançamento do projeto Apolo11 onde se conseguiu chegar a Lua.

Durante anos a grande preocupação era esta guerra pois dai se definia os países comunistas e capitalistas.

A maior crise que houve entre essas duas grandes potências foi a crise dos mísseis com o governo cubano, o que quase resultou em um conflito direto.

2006-12-28 13:40:28 · answer #10 · answered by Marco 1 · 0 0

A Guerra Fria é a denominação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a antiga União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

É chamada "fria" porque não houve qualquer combate armado, apesar da ameaça da guerra nuclear a qualquer momento.

2006-12-27 22:47:23 · answer #11 · answered by Abutre2013 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers