As redes sem fio de um modo geral se utilizam de Rádio Frequência. E por se tratar de sinais de rádio há possibilidades de existir grampos, hackers, rastreadores de sinal, etc...
Isso é o que presumo.
Agora, a fonte de pesquisa diz o seguinte:
As redes Wi-Fi estão, em princípio, expostas a dois perigos principais. O primeiro é um intruso conseguir se conectar ao nosso ponto de acesso. Isto lhe permitiria utilizar alguns dos recursos da rede, por exemplo, a conexões à internet e até mesmo impressoras compartilhadas. O segundo é que o invasor consiga de fato acessar a rede interna, seja ela doméstica ou corporativa, o que lhe permitiria roubar dados, senhas, nomes de conta e arquivos de trabalho.
Frente à primeira ameaça, a proteção mais utilizada é algum sistema de autenticação que obrigue todo usuário a demonstrar sua identidade no momento da conexão. Isto pode ser feito por meio de uma senha de acesso ou pela validação de um dispositivo específico, como o computador. A identificação do PC é um dos mecanismos de controle de acesso mais simples disponíveis. Para isso, se realiza uma análise do cartão de conexão sem fio instalado no PC que deseja se conectar. Esta análise consiste na identificação do endereço MAC do cartão. No entanto, este mecanismo de filtragem pode ser burlado sem grande dificuldade por um hacker.
Frente à segunda ameaça, a proteção mais indicada é a codificação da informação que circula pela rede Wi-Fi. O primeiro mecanismo de segurança utilizado foi o denominado WEP – Wired Equivalent Privacy – que se baseia no algoritmo de criptografia RC4 e pode empregar empregar chaves de criptografia de 64 a 256 bits. No entanto, já faz tempo que a criptografia WEP foi rompida, portanto qualquer hacker que tenha acesso à rede sem fio e que capture alguns megas de informação criptografada poderá romper a chave em poucos minutos.
Há alguns anos está disponível outro padrão, o WPA – Wi-Fi Protected Access – , que melhorou a proteção proporcionada pelo WEP e, no ano passado, foi criado o padrão 802.11i , também conhecido como WPA2, com mecanismos ainda mais fortes de autenticação e criptografia do tráfego.
2006-12-27 02:08:47
·
answer #1
·
answered by Zé Ninguém 5
·
2⤊
0⤋
Sim, com certeza a segurança para redes sem fio, sem dúvida nenhuma é um problema, mas como já foi dito por outras pessoas, é necessário ter profissionais capacitados para usufruir de novas tecnologias.
Eu por exemplo, sei que o primeiro protocolo de criptografia de rede sem fio já foi quebrado e é facilmente quebrado hoje, por isso existem novos métodos e protocolos , mas assim como surgem as novas tecnologias , surgem novos problemas.
Portanto, antes de ter uma rede sem fio, é necessário sem dúvida nenhuma pensar na segurança desta rede, que facilmente pode ser invadida!!
2006-12-27 04:44:03
·
answer #2
·
answered by Ademilson F 1
·
0⤊
0⤋
Porque muitas pessoas e até mesmo empresas começam a utilizar-se de novas tecnologias sem um preparo adequado. A falta de conhecimento, políticas e estratégias é extremamente negativa para qualquer coisa. Onde há profissionais capacitados e experientes a coisa funciona de forma diferente. Mas há aí uma série de fatores envolvidos,
2006-12-27 02:27:33
·
answer #3
·
answered by Marcio d 3
·
0⤊
0⤋
Depende, se vc tiver um bom profissional cuidando dela não! Pq ele saberá protege-la corretamente!
Vc consegue invadir uma rede dessas somente se ela não for bem protegida, pq tem algumas pessoas que nem ao menos alteram a senha do roteador, que dirá ter um firewall decente!
2006-12-27 02:08:38
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
por que a gente não pode amarrar elas nas árvores para poder descansar.
2006-12-27 02:13:41
·
answer #5
·
answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6
·
0⤊
1⤋