Quem iniciou esta seita foi Charles Tase Russel, o qual escreveu livros que dizia ser inspirados mas que são pouco lembrados pelas próprias Testemunhas de Jeová. Joseph Franklin Rutherford foi quem organizou o movimento, o qual não se importou muito com Russel. Em 1931 foi ele quem inventou o título: “Testemunhas de Jeová”. Seu sucessor foi Nathan Homer Knorr.
2006-12-26 23:54:28
·
answer #1
·
answered by ...S2...Luciana 2.4 3
·
0⤊
13⤋
Porque em vez de você ler livros indicados por pessoas ou de escritores que DETESTAM as Testemunhas de Jeová, porque não conversa com uma delas ?
Quem melhor para lhe contar VERDADEIRAMENTE quem são as Testemunhas de Jeová do que elas próprias ?
Acesse o ÚNICO site OFICIAL das Testemunhas de Jeová, e entenda seu surgimento.
Link: http://www.watchtower.org/t/jt/index.htm?article=article_01.htm
Um abraço!
2006-12-27 08:23:31
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
11⤊
2⤋
Na verdade no inicio ninguém teve a Idéia de se organizar e formar uma Igreja. As circunstâncias envolvendo pesquisas teológicas bÃblicas é que levou Charles Taze Russel e outros associados curiosos se juntarem. Por crescer o pequeno grupo de estudo, houve a necessidade de se estruturarem de maneira organizada, o que mais tarde veio ser uma Instituição, fundada em 1870. O movimento desde do começo como grupo de estudantes da BÃblia procuravam entender e aplicar em suas vidas o que aprendiam. Assim com se dá em estudos cientÃficos através de erros e acertos, as Testemunhas de Jeová obtiveram esclarecimentos que as fizeram distintas das demais denominações religiosas até hoje. Elas reconhecem que muitas das coisas que eram ensinado vieram se reajustando com o tempo, pois entende que cada assunto é dado em uma época apropriada. No entanto sua relação com seu Deus Jeová em fazer a sua vontade, é mais importante do que servi a um Deus por “datas”, assim como vêem fazendo o restante das pessoas da cristandade ao longo dos anos.
2006-12-27 10:54:54
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
9⤊
1⤋
Quem afirma que as TJ's são uma seita, não sabe o que significa seita. As TJ's são uma organização mundial (estão em mais de 235 países e ilhas), pregando e ensinando a Bíblia, como autoridade máxima. Não possuem pastores (como títulos, pois nosso pastor excelente e Cristo). Russel, realmente deu início ao estudo da ´Bíblia, por não encontrar coerência com certos ensinos de sua então atual religião. Empregou todas as suas economias em gráficas e em todas as coisas que pudessem divulgar as boas novas. Morreu sem deixar bens materiais. Ao contrário de muitos líderes hoje que enriquecem às custas dos fiéis. Interessante, que este fato tem incomodado muitos, que esquecem que o protestantismo começou também com um homem (Lutero), o espiritismo com Allan Kardec, e o próprio catolicismo aceita o papa como líder infalível. Existem também líderes do budismo, hinduismo, xintoismo, etc. AS Testemunhas, não vivem comentando estes fatos, pois têm muito que estudar. Os livros e as revistas são baseadas na Bíblia, e têm ajudado milhares de pessoas a adquirir conhecimento bíblico, além de serem exostadas a ler diariamente a própria Bíblia. De que acusam as TJ's ? de corrupção, imoralidade, de serem mentirosas, de matarem seus semelhantes? Não, pois apesar de serem imperfeitas sujeitas a muitos erros, quando não se arrependem são expulsas da congregação. Eu e minha família e alguns parentes somos Testemunhas de Jeová e nos orgulhamos disso. Jeová é a Maior autoridade, o Soberano do universo, Jesus é o nosso Rei. Atualmente sabemos que muitos desinformados vivem difamando a organização sem motivos concretos. Será inveja? Por que não seguir o exemplo de organização, união, dedicação e principalmente amor demonstrados pelas TJ1s?
2006-12-27 08:53:52
·
answer #4
·
answered by veruskinha 3
·
9⤊
1⤋
Testemunhas de Jeová religião cristã não trinitária. Adoram exclusivamente a Jeová e consideram-se seguidores de Jesus Cristo. Os seus adeptos estão espalhados pela maioria dos países da Terra e ascendem a mais de seis milhões e meio de praticantes, apesar de reunirem um número muito superior de simpatizantes. Crêem que a sua religião é a restauração do verdadeiro cristianismo, mas não são fundamentalistas no sentido em que o termo é comumente usado. Afirmam basear todas as suas práticas e doutrinas no conteúdo da Bíblia.
As Testemunhas de Jeová são bem conhecidas pela sua regularidade e grande persistência na obra de evangelização de casa em casa e nas ruas. Possuem o maior parque gráfico do mundo visando a impressão e distribuição de centenas de milhões de exemplares da Bíblia e de publicações baseadas nela. Como parte da sua adoração a Deus, assistem semanalmente a reuniões congregacionais e a grandes eventos anuais, onde o estudo da Bíblia constitui a principal temática.
2006-12-27 08:16:17
·
answer #5
·
answered by Pauloyahoo 4
·
9⤊
2⤋
O movimento foi iniciado por Charles Taze Russell, a partir da década de 70 do Século XIX. Russell e alguns amigos formaram um pequeno grupo de estudo não sectário da Bíblia, em Allegheny (hoje integrada na cidade de Pittsburgo, Pensilvânia), nos Estados Unidos da América. Com o fim de publicar as suas ideias sobre o que considerava ser a verdade bíblica em contraste com erros doutrinais que atribuia a outras denominações religiosas, Russell começou a publicar A Sentinela, que veio a tornar-se a mais distribuída e traduzida revista religiosa do mundo. As pessoas que recebiam a revista começaram a reunir-se em grupos para estudo da Bíblia. Assim, acabaram por tornar-se conhecidos por Estudantes da Bíblia ou, quando a Sentinela começou a ser traduzida em outras línguas, Estudantes Internacionais da Bíblia.
Originalmente, a impressão de A Sentinela e tratados religiosos era feita quase que inteiramente por firmas comerciais. Mas, visando uma maior divulgação pela página impressa, Russell fundou a Sociedade de Tratados da Torre de Vigia de Sião, sendo que esta associação religiosa é hoje conhecida como Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia. Estava deste modo formado o principal instrumento legal do grupo religioso que posteriormente viria a ficar conhecido por Testemunhas de Jeová, visando a realização da sua obra mundial de evangelização. Usualmente, ao se empregar a expressão Sociedade Torre de Vigia, pretende-se mencionar esta primeira Sociedade, ainda em funcionamento, cuja Directoria veio a constituir o que se convencionou chamar Corpo Governante, ou seja, o grupo de homens responsáveis pelas actividades mundiais das Testemunhas de Jeová. Finalmente, a partir da década de 70 do Século XX, passou a existir uma clara distinção entre o Corpo Governante e as várias sociedades jurídicas que as Testemunhas usam simplesmente como instrumentos legais para as suas actividades.
Hoje, as Testemunhas de Jeová constituem um grupo mundial de milhões de membros reunidos em células locais conhecidas por Congregações unidas sob uma estrutura mundial que coordena todas as suas actividades. Apesar de possuírem o que chamam de organização e nela existirem homens que assumem responsabilidades locais ou mais abrangentes, as Testemunhas não têm a distinção entre clero e leigos, tal como acontece com muitas denominações religiosas. Os seus responsáveis não possuem títulos honoríficos, não usam vestimenta ou símbolos distintivos, não se lhes impõe o celibato, não são assalariados e espera-se que sejam os primeiros a dar o exemplo de boa conduta e moral aos restantes membros da congregação.
Apesar de duramente perseguidas e proscritas em muitos países, sendo alvo de críticas e várias controvérsias devido à sua singular interpretação da Bíblia e apego intransigente às suas doutrinas que, na sua maioria, diferem da teologia dita cristã, rejeitando assim qualquer envolvimento ecuménico, mantendo uma estrita neutralidade política e militar e defendendo uma conduta moral bastante rígida, as Testemunhas de Jeová continuam a experimentar um contínuo aumento entre as suas fileiras. Para isso contribui um zelo notável, que alguns consideram proselitismo agressivo, no que chamam "obra de pregação das Boas Novas do Reino". Este serviço realizado voluntariamente distingue-as e torna-as conhecidas mundialmente, sendo habitual observá-las nas suas regulares visitas às casas dos seus vizinhos e no contacto directo com o público onde quer que haja pessoas. Preocupam-se também em divulgar os seus ensinos por publicarem milhares de milhões de páginas de informação em várias centenas de línguas, sem esquecer os que têm necessidades especiais, tal como os surdos ou cegos. Aos interessados oferecem estudos domiciliares e gratuitos da Bíblia tentando depois trazê-los até aos seus centros de reunião, conhecidos por Salões do Reino. As suas reuniões e Congressos, bem como a realização de cerimónias como casamentos e funerais, são sempre realizadas gratuitamente e nunca fazem colectas. Aceitam contribuições voluntárias e anónimas para o financiamento da sua obra e dos seus locais de reunião. Mantêm ainda extensos programas de educação e de serviço voluntário em várias frentes.
2006-12-27 07:53:11
·
answer #6
·
answered by FelipeLima 3
·
9⤊
3⤋
.
Fundada por Charles Taze Russell, por volta de 1876.
.
2006-12-27 08:22:25
·
answer #7
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋
Histórico da Seita
Sobre a história das Testemunhas de Jeová, recomendo a leitura dos livros Como Responder às Testemunhas de Jeová, Testemunhas de Jeová - Comentário Exegético e Explicativo, e Provas Documentais, ambos os três publicados pela Editora Candeia, e de autoria de Esequias Soares da Silva. Também recomendo Desmascarando as Seitas, da Editora CPAD, de autoria de Paulo Romeiro/Natanael Rinaldi, O Império das Seitas Vol I, de Walter Martim, Editora Betânia e Deve-se Crer na Trindade, de Robert Browman Jr, editora Candeia. Todos são excelentes livros, e a maioria pode ser comprada em uma livraria evangélica, ou pela internet. Clique aqui, para ir à página da Livraria virtual.
Mas acima destes livros, o melhor de todos, o qual você não pode perder, sabe qual é? A Bíblia! Nós, como seguidores de Cristo, temos de dar uma maior atenção ao conhecimento das Escrituras, observação e crítica de valores em desacordo com a Bíblia, e leitura de livros. O povo evangélico é o que menos lê. Será que se nós fôssemos Judeus ná época em que Cristo veio, não seríamos nós que o crucificaríamos por falta de conhecimento das Escrituras? Hoje, por falta de conhecimento das Escrituras, muitos cristãos são levados ao engano pelas seitas. Que Deus possa nos capacitar, e nos fortalecer, como corpo, para em Nome de Jesus, ser a luz do mundo, o sal da terra, e poder dar mais gosto à vida daqueles que trilham a vida sem sentido que é estar separado do Criador.
A ênfase maior na minha página darei à contestação das doutrinas, e da história comentarei brevemente as fases de Russel e de Rutherford.
O fundador da seita que conhecemos hoje como Testemunhas de Jeová, foi Charles Taze Russel. Russel nasceu em 1852, e teve ensinamento religioso em uma Igreja Congregacional. Russel porém, ainda bem jovem, rejeitou a doutrina do castigo eterno, e talvez por esse motivo se sentiu atraido pelas doutrinas adventistas. Russel mais tarde também abandonou o adventismo, e em 1870 fundou uma classe de estudos bíblicos, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, da qual, em 1876, elegeu-se "pastor".
Russel passou a fazer discípulos e a publicar, em julho de 1879, uma revista chamada A Torre de Vigia de Sião e Arauto da Presença de Cristo, com uma tiragem de 6.000 exemplares. Em 1884, Russel registrou a organização Zion´s Watch Tower Tract Society, que em 1886 publicou o primeiro de uma série de livros, cujo autor dos primeiros seis foi o próprio Russel. Hoje estes livros têm o nome de Estudos das Escrituras, mas primeiramente foram chamados de Aurora do Milênio. Para que você tenha uma idéia dos ensinamentos de Russel, observe este trecho da revista Watctower, de setembro de 1910, p. 298:
"Os seis tomos de Estudos das Escrituras constituem praticamente a Biblia. Não são meramente um comentário acerca da Bíblia, mas praticamente a própria Bíblia... Não se pode descobrir o plano divino estudando a Bíblia. Se Alguém coloca de lado os Estudos, mesmo depois de familiarizar-se com eles e se dirige apenas à. Biblia, dentro de dois anos volta às trevas. Ao contrário, se lê os Estudos das Escrituras com as suas citações, ainda que não tenha lido sequer uma página da Bíblia, ao cabo de dois anos estará na luz"
Aqui nós vemos a afirmação assombrosa de que não se pode ser salvo lendo a Bíblia. Os livros de Russel são postos acima da Bíblia. Hoje em dia não é muito diferente, pois as Testemunhas de Jeová (todas elas) lêem A Sentinela, e Despertai!, e aqueles que não fazem parte da Organização de Deus, segundo ela própria, serão destruídos. Esta é uma característica típica de seita exclusivista.
Neste contexto, surgiu o mito de 1914.
2006-12-27 07:52:49
·
answer #8
·
answered by APOLOGÉTICO 4
·
0⤊
13⤋
O fundador da seita que conhecemos hoje como Testemunhas de Jeová, foi Charles Taze Russel. Russel nasceu em 1852, e teve ensinamento religioso em uma Igreja Congregacional. Russel porém, ainda bem jovem, rejeitou a doutrina do castigo eterno, e talvez por esse motivo se sentiu atraido pelas doutrinas adventistas. Russel mais tarde também abandonou o adventismo, e em 1870 fundou uma classe de estudos bíblicos, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, da qual, em 1876, elegeu-se "pastor".
Russel passou a fazer discípulos e a publicar, em julho de 1879, uma revista chamada A Torre de Vigia de Sião e Arauto da Presença de Cristo, com uma tiragem de 6.000 exemplares. Em 1884, Russel registrou a organização Zion´s Watch Tower Tract Society, que em 1886 publicou o primeiro de uma série de livros, cujo autor dos primeiros seis foi o próprio Russel. Hoje estes livros têm o nome de Estudos das Escrituras, mas primeiramente foram chamados de Aurora do Milênio. Para que você tenha uma idéia dos ensinamentos de Russel, observe este trecho da revista Watctower, de setembro de 1910, p. 298:
"Os seis tomos de Estudos das Escrituras constituem praticamente a Biblia. Não são meramente um comentário acerca da Bíblia, mas praticamente a própria Bíblia... Não se pode descobrir o plano divino estudando a Bíblia. Se Alguém coloca de lado os Estudos, mesmo depois de familiarizar-se com eles e se dirige apenas à. Biblia, dentro de dois anos volta às trevas. Ao contrário, se lê os Estudos das Escrituras com as suas citações, ainda que não tenha lido sequer uma página da Bíblia, ao cabo de dois anos estará na luz"
Aqui nós vemos a afirmação assombrosa de que não se pode ser salvo lendo a Bíblia. Os livros de Russel são postos acima da Bíblia. Hoje em dia não é muito diferente, pois as Testemunhas de Jeová (todas elas) lêem A Sentinela, e Despertai!, e aqueles que não fazem parte da Organização de Deus, segundo ela própria, serão destruídos. Esta é uma característica típica de seita exclusivista.
Neste contexto, surgiu o mito de 1914.
2006-12-27 07:56:25
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
14⤋