Significado das palavras originais hebraicas e gregas
“Cruz” (Al, ALA, CBC, Fi) traduz a palavra grega staurós, que “significa, principalmente, um poste ou estaca vertical. Nesta se pregavam os malfeitores para execução.” (Expository Dictionary of New Testament Words, London, Inglaterra; 1962; W. E. Vine, Vol. I, página 256) O verbo grego stauróo (“crucificar”, Al) significava “cercar de estacas”, como no caso duma estacada ou paliçada, ou “prender a ou fixar em poste ou estaca”, “pendurar em estaca”. (João 19:15) A palavra grega xýlon, significando “madeiro ou estaca”, ou “lenho”, é também usada com referência ao instrumento usado para entregar Jesus à morte. (Atos 5:30; 10:39; 13:29) A palavra hebraica ‘ets, significando “estaca” ou “madeiro, lenho, trave, pau”, é usada em Deuteronômio 21:22, 23, citado por Paulo em Gálatas 3:13, com referência à maneira da morte de Jesus.
Primitivo uso pagão da cruz
A forma da “cruz”, duas vigas em ângulos retos, “teve sua origem na antiga Caldéia e foi usada como símbolo do deus Tamuz (tendo a forma do Tau místico, a letra inicial de seu nome) naquele país e em terras adjacentes, inclusive no Egito. Por volta dos meados do terceiro século A. D., as igrejas ou se tinham apartado ou tinham parodiado certas doutrinas da fé cristã. A fim de aumentar o prestígio do sistema eclesiástico apóstata aceitavam-se pagãos nas igrejas à parte de uma regeneração pela fé, e permitia-se-lhes em grande parte reterem seus sinais e símbolos pagãos. Assim se adotou o Tau ou T, na sua forma mais freqüente, com o madeiro atravessado um pouco abaixado para representar a cruz de cristo. — Expository Dictionary of New Testament Words (London, Inglaterra; 1962), W. E. Vine, Vol. I, página 256.
“Encontraram-se diversos objetos, datando de longos períodos anteriores à Era Cristã, marcados com cruzes de feitios diferentes, em quase cada parte do mundo antigo. A Índia, a Síria, a Pérsia e o Egito produziram todos inúmeros exemplos, ao passo que em quase toda a parte da Europa se encontraram numerosos casos, datando desde a parte posterior da Idade da Pedra até os tempos cristãos. O uso da cruz como símbolo religioso em tempos pré-cristãos e entre povos não-cristãos provavelmente pode ser considerado como quase universal, e em muitíssimos casos ligava-se a alguma forma de culto da natureza.” — The Encyclopœdia Britannica, 1946, Vol. 6, página 753.
Uso mais antigo da cruz pelos professos cristãos
“Pode-se afirmar com segurança que só depois do edito de Milão, em 312 A. D., foi a cruz usada como sinal permanente de nossa Redenção. De Rossi declara positivamente que nenhum monograma de Cristo, descoberto nas catacumbas ou em outros lugares pode ser atribuído a um período anterior ao ano 312. Mesmo depois daquele ano, que marcou época, a igreja, então livre e triunfante, contentou-se com o simples monograma de Cristo: a letra grega qui verticalmente cruzada por um rô, e às vezes horizontalmente por um iota. [Artwork — caractere grego] O crucifixo mais antigo mencionado como objeto de culto público é o venerado na Igreja de Narbonne, no sul da França, tão cedo quanto o 6.° século.” — The Ecclesiastical Review, (Baltimore, Maryland; setembro de 1920), N.° 3, página 275.
Versões católicas e protestantes da Bíblia, em certos versículos dizem que Jesus morreu num madeiro
Atos 10:39, CBC “Nós, somos testemunhas de tudo o que [Jesus] fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, suspendendo-o num madeiro.”
Atos 5:30, Al “O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.”
Gál. 3:13, ALA “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro.”
1 Ped. 2:24, Fi “O qual foi o mesmo que levou os nossos pecados em seu corpo sôbre o madeiro.”
O instrumento da morte de Jesus era uma estaca [ou madeiro] para que os judeus fossem libertos da maldição da Lei
Gál. 3:13 “Cristo nos livrou da maldição da Lei por meio duma compra, por se tornar maldição em nosso lugar, porque está escrito: ‘Maldito é todo aquele pendurado num madeiro.’”
2006-12-27 00:33:34
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
1⤊
3⤋
Cristo nos livrou da maldição da Lei por meio duma compra, por se tornar maldição em nosso lugar, porque está escrito: “Maldito é todo aquele pendurado num madeiro.
2006-12-27 13:03:09
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Caro colega,
Na Bíblia que tenho aqui está assim:
"Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro."
O link para a tradução está abaixo, nas "Fontes". O que entendo desse versículo é que Cristo se sacrificou por nós...
2006-12-27 07:12:45
·
answer #3
·
answered by Verbena 6
·
2⤊
1⤋
versão João Ferreira de Almeida , edição revista e corrigida:
Diz: " Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: maldito todo aquele que for pendurado no madeiro."
2006-12-27 06:58:30
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
versão João Ferreira de Almeida , edição revista e corrigida:
Diz: " Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: maldito todo aquele que for pendurado no madeiro."
2006-12-27 06:44:19
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Apóstolo Paulo: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. (Gal 3:13)
2006-12-27 06:41:47
·
answer #6
·
answered by APOLOGÉTICO 4
·
2⤊
1⤋
"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;"
Versão Almeida Revista e Corrigida
2006-12-28 16:54:44
·
answer #7
·
answered by KALÉ 1
·
0⤊
0⤋
Almeida Revista e Atualizada ,que diz:
"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele própio maldição em nosso lugar ( porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),"
esta referência é sobre o texto de Dt 21.23, e por ela fica bem claro que quando a lei de Deus é quebrada , impõem-se uma maldição, sendo isso juízo de Deus.Quando Cristo morreu no madeiro_cruz_, isso não somente foi o sinal de alguém que estava amaldiçoado, porém mais do que isso, foi o sinal de que Cristo recebeu a punição de Deus pelo nosso pecado.
Que Deus possa te abençoar mais e mais e não deixe de nos visitar de vez em quando, escute vale a pena ouvir posições diferentes e fazer uma melhor idéia sobre pontos de vista diversos.
2006-12-27 15:17:16
·
answer #8
·
answered by carl.7 5
·
0⤊
0⤋
"Cristo nos livrou da maldição da Lei por meio duma compra, por se tornar maldição em nosso lugar, porque está escrito: "Maldito é todo aquele pendurado num madeiro" - (Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas)
2006-12-27 07:43:42
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Mateus 27.32 E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua CRUZ.
Mateus 27.39 E os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça
40 e dizendo: Tu, que destróis o santuário e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és Filho de Deus, desce da CRUZ.
Mateus 27.42 A outros salvou; a si mesmo não pode salvar. Rei de Israel é ele; desça agora da CRUZ, e creremos nele;
Marcos 15.21 E obrigaram certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a carregar-lhe a CRUZ.
Marcos 15
45 E, depois que o soube do centurião, cedeu o cadáver a José;
46 o qual, tendo comprado um pano de linho, tirou da CRUZ o corpo, envolveu-o no pano e o depositou num sepulcro aberto em rocha; e rolou uma pedra para a porta do sepulcro.
Lucas 23
26 Quando o levaram dali tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a CRUZ às costas, para que a levasse após Jesus.
João 19
19 E Pilatos escreveu também um título, e o colocou sobre a CRUZ; e nele estava escrito: JESUS O NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
2006-12-27 10:19:05
·
answer #10
·
answered by BomStarAki 5
·
1⤊
2⤋