Origem do Metodismo
A Igreja Metodista teve seu inÃcio nos meados do século XVIII na Inglaterra.
Era uma época em que a sociedade inglesa passava por rápidas transformações. Milhares de pessoas saÃam da zona rural, que era controlada por grandes proprietários, para procurar trabalho nas novas indústrias das cidades.
Nesse tempo o povo vivia na miséria trabalhando longas horas e só ganhando o mÃnimo necessário para sua sobrevivência. As pessoas moravam em cortiços, sem as mÃnimas condições e não tinham acesso a médicos quando ficavam doentes.
As crianças não iam à escola porque em geral trabalhavam para ajudar seus pais. Havia grande número de alcóolatras. O povo estava frustrado e desiludido.
Em 1730 João e Carlos Wesley, William Morgan e Bob Kirkham começaram a reunir-se em Oxford para estudar juntos, organizando uma pequena sociedade, o chamado Clube Santo. Esforçavam-se por levar uma vida devocional disciplinada e regularmente se dedicavam a ensinar os órfãos, visitar os presos, cuidar dos pobres e idosos.
Ali, foram eles, pela primeira vez, chamados "metodistas". Esse nome foi decorrente do rigor com que desenvolviam suas práticas de vida e de cristianismo, com muita disciplina e método.
Na realidade, João Wesley não se propôs a fundar uma nova Igreja ou denominação, mas grupos de renovação na Igreja da Inglaterra. As circunstâncias históricas, como a independência dos Estados Unidos, obrigou o Metodismo a constituir-se finalmente em uma denominação ou Igreja, tal fato sucedendo contra os desejos e propósitos originais do reformador.
Wesley sempre considerou a si mesmo como um ministro da Igreja da Inglaterra (Igreja Anglicana). Não queria separar-se dela; queria, sim, reformá-la por dentro. Por isso o nome que deu aos primeiros grupos metodistas foi o de sociedades. Não de Igrejas ou igrejas. Era a idéia de células que, por seu intenso fervor e sua atividade renovadora, fossem dentro do corpo da Igreja um novo e poderoso elemento de vida.
O avivamento espiritual promovido por João Wesley e seus cooperadores visava a santidade de vida, a harmonização da vontade do homem com a vontade de Deus.
[editar] Doutrina Metodista
o Metodismo herdou muito da Reforma Inglesa, Wesley baseou os 25 Artigos do Metodismo nos 39 Artigos de Religião Anglicanos. Existem diferenças doutrinárias entre o Metodismo e as doutrinas da Reforma:
Autoridade - Ao invés do da idéia calvinista de Sola Scriptura, o metodismo segue o princÃpio do Quadrilátero Wesleyano: Deve-se imaginar um quadrilátero com as Escrituras no centro, por serem as principais fontes de Revelação sobre Deus; As Escrituras devem ser interpretadas pela Fé, pela Razão, Tradição e pela Experiência pessoal com Deus; Cada um destes itens deve ser colocado em uma das extremidades do quadrilátero. As Escrituras são a suprema autoridade.
Arminianismo- Deus elegeu toda a humanidade para a Salvação, cabe ao indivÃduo converter-se reconhecendo a Jesus como Salvador. Cristo não morreu somente para os eleitos, mas para toda a humanidade. O Homem possui Livre-ArbÃtrio para escolher entre o bem e o mau. O Cristão pode cair da Graça e perder a Salvação.
Salvação - é realizada em três passos: Graça Previniente Conversão; Santificação.
[editar] O Metodismo na Inglaterra
O Metodismo à herdeiro da Reforma, mediante a Igreja da Inglaterra, cujos 39 Artigos formam a base dos Artigos de Religião do Metodismo e cuja liturgia (O Livro de Oração Comum) exerceu grande influência na liturgia metodista, o Metodismo aceitou as três colunas principais da Reforma: A autoridade das Escrituras, a Justificação pela Fé e o Sacerdócio Universal dos crentes (que também podemos simbolizar pelos "3 Ps", ou seja, palavra, perdão e povo).
[editar] O Metodismo nos Estados Unidos
A primeira "Sociedade" metodista surgiu, em Londres, em fins de 1739 – vinte anos depois já se implantava no Novo Mundo. Em 1760, Natanael Gilbert, convertido por John Wesley, na Inglaterra, ao voltar para AntÃgua, no Caribe, começou a compartilhar as boas-novas com a população escrava. O mesmo impulso de missão espontânea fez o Metodismo em VirgÃnia e Maryland, construiu rudes capelas de pau roliço, itinerou diversas das "Três Colônias", e até despertou vocações entre jovens norte-americanos.
Pouco depois, numa outra famÃlia de metodistas imigrantes da Irlanda, a Sra. Barbara Heck estaria pressionando seu primo e pregador metodista, Filipe Embury, a iniciar uma missão de proclamação em Nova Iorque. Bem mais para o norte, encontrava-se um jovem imigrante, Guilherme Black, engajado na pregação leiga na Terra Nova, hoje parte do Canadá. Só alguns anos depois dos começos mencionados é que, a pedido dos metodistas arrebanhados do Novo Mundo, Wesley e os metodistas ingleses enviaram obreiros à guisa de missionários.
[editar] Desdobramentos do Metodismo
Posteriormente outros movimentos e denominações emergiram do Metodismo:
A Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos, (United Methodist Church) - segunda maior denominação protestante dos Estados Unidos, organizada pela união de vários grupos evangélicos pietistas e metodistas. A Igreja Metodista do Brasil possui comunhão com ela.
Igreja Metodista Episcopal Africana - ramo do metodisto americano voltado à comunidade negra.
Igreja Metodista Livre - ramo evangelicalista.
Movimento de Santidade - (Holiness Churches), como a Igreja do Nazareno.
Exército de Salvação - organização que enfatiza a prática as doutrinas sociais e crença da conversão pessoal do metodismo.
A concepção ecumênica do metodismo levaram a várias denominações a unirem em casos como a Igreja Unida do Canadá, Igreja Valdense-Metodista na Itália, Igreja Unida da Austrália, Igreja Unida do Sul da Ãndia.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Metodismo"
2006-12-27 06:32:11
·
answer #3
·
answered by APOLOGÉTICO 4
·
0⤊
2⤋