Por que os católicos dizem que o Senhor Jesus é Deus?
Nós, católicos, acreditamos que Jesus Cristo é Deus. Primeiramente, pelo dom precioso da fé que gratuitamente recebemos – e que está à disposição de todos os que não se fecham para ele – o qual dispensa demonstrações.
Em segundo lugar, porque isto vem provado nas Sagradas Escrituras com as próprias palavras do Redentor e testemunhos de outros. Jesus Cristo é aí referido ora como Deus, ora como Filho de Deus, o que, para efeito de provar sua divindade, dá na mesma. Pois o Filho tem a mesma natureza do Pai. Nós, simples mortais, podemos ser filhos adotivos de Deus. Filho de Deus propriamente, por natureza, gerado desde toda a Eternidade, só Jesus Cristo: "Tu és meu filho, eu te gerei hoje" (Sl 2, 7; Act 13, 35; Heb 1,5 e 5,5).
Jesus Cristo, ademais de ser verdadeiro Deus, é verdadeiro homem. Houve hereges que negaram a natureza humana de Jesus Cristo. Para eles, Jesus seria somente Deus e seu corpo uma espécie de fantasma sem substância, apenas para ser visto. Mas aqui não nos ocuparemos desses hereges, pois se perderam na noite dos tempos. Vejamos algumas passagens da Escritura que nos falam da divindade de Jesus Cristo.
Por exemplo, quando Caifás conjurou-O, "em nome do Deus vivo" a dizer se era "o Cristo, o Filho de Deus", respondeu Jesus: "Sim. Além disso eu Vos declaro que vereis doravante o Filho do Homem [Ele mesmo] sentar-se à direita do Todo-Poderoso, e voltar sobre as nuvens do céu" (Mt 26, 63-64, Mc 14, 61,62; Lc 22, 67-70). Os sacerdotes judeus compreenderam bem toda a extensão dessa afirmação, pois rasgaram as vestes dizendo que Ele blasfemara e que, por isso, era réu de morte. Teria Jesus cometido um perjúrio?, cabe perguntar aos protestantes. Deus nos livre de o pensar!
Já antes, na festa da Dedicação, aos judeus que O rodearam perguntando peremptoriamente: – "Até quando nos deixarás na incerteza? Se tu és o Cristo, dize-nos claramente" –, respondeu-lhes Nosso Senhor: "Eu vo-lo digo, mas não credes. As obras que faço em nome de meu Pai dão testemunho de mim. Entretanto, não credes, porque não sois das minhas ovelhas ... Eu e o Pai somos um" (Jo 10, 24 a 30). Ora, ouvindo isso os judeus quiseram apedrejá-Lo "porque, sendo homem te fazes passar por Deus". Cristo Jesus não os desmentiu; pelo contrário, admoestou-os: "como acusais de blasfemo aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, porque eu disse: Sou o filho de Deus? Se eu não faço as obras de meu Pai, não me credes. Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai" (id., 36 a 38).
Estando uma vez em Cesaréia de Felipe, perguntou Jesus aos Apóstolos: "No dizer do povo, quem é o Filho do homem?" Eles responderam "Uns dizem que é João Batista, outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas". Perguntou-lhes Jesus: "E vós, quem dizeis que sou?" São Pedro, adiantando-se, respondeu: "Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo!" Ao que respondeu Cristo Jesus: "Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue quem te revelou isto, mas meu Pai, que está nos Céus" (Mt 16, 13 a 17). Não podia ser mais claro. Essa profissão de fé mereceu a São Pedro ser declarado como a pedra angular da Igreja.
Quando Jesus Cristo foi batizado por São João Batista, "eis que se abriram os céus, viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele. E eis que ouviu uma voz do céu que dizia: Este é o meu Filho muito amado, no qual pus as minhas complacências" (Mt 3, 16-17), o que ocorreu também durante a Transfiguração no Monte Tabor, com o seguinte acréscimo: "Escutai-O".
Há várias outras passagens nas quais Jesus afirma Sua divindade. E isso os Apóstolos e os Discípulos creram, tanto assim que o ensinaram em seus escritos e pregações. São João começa o seu Evangelho dizendo: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus". E para que não ficasse dúvida, esclareceu: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós" (Jo 1, 1 e 14). E conclui seu Evangelho com estas palavras: "Estas coisas foram escritas para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em Seu nome" (Jo 20, 31). Por sua vez, São Marcos inicia assim seu Evangelho: "Princípio da Boa Nova, de Jesus Cristo, Filho de Deus" (1, 1).
Portanto os protestantes, que dizem seguir a Bíblia à risca, para serem coerentes consigo mesmos deveriam reconhecer a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
2006-12-30 01:31:04
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Jesus disse : Quem Ve a mim Ve ao pai, porque eu e o pai somos um.
Jesus `e chamado de Senhor , Ele `e o Deus filho,
O Senhor `e o Deus Pai, e temos o consolador que `e o Deus espirito Santo. Jesus nasceu de Deus, e o espirito Santo nasceu de Jesus. e Deus `e Deus pelo seu propio poder. assim como o ar que respiramos nao o vemos,mas cremos que ele existe porque o sentimos. O importante `e que vamos ir ao ceu , Seguir a Paz com todos e a santificacao sem a qual ninguem ver`a o Senhor.
2006-12-26 21:30:29
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Olá!!!!!!
1 – Jesus é o filho de Deus, não é? Se ele é filho de um Deus também é Deus, pois quem é filho de um Rei, também reina, “Filho de gato gatinho é” FILHO DE DEUS “DEUZINHO” Ã.
2 – Os incautos e leigos não podem provar a trindade, apesar deste nome não existir em nehuma bÃblia. EU POSSO LHE PROVAR PELA PRÃPRIA BÃBLIA (inclusive na Tradução Novo Mundo).
3 – Vc também não viu Jesus e nem o EspÃrito Santo, então porque Vc crer neles? O Filho de Deus e... “a força ativa de Deus”? Vc não viu o papa mas sabe que ele existe, vc não me conheçe mas agora sabe que tem alguém para te refutar.
4 – Vc citou o versÃculo de 1 João 4:12 mas os versos anteriores já lhe dar a resposta, leia do começo do capÃtulo que vai estar falando de DEUS, ESPÃRITO SANTO E DE SEU FILHO JESUS CRISTO, EIS aà UMA PROVA DA TRINDADE.
5 – Se Ainda Não Ficou Convencido, que tal João 14:23, vc citou um versúculo que fala que Deus faz em nós morada, mas este verso que te mostro diz: FAREMOS, Faremos quem? Deus e Jesus através de seu EspÃrito Santo, ou vc não tem Deus na vida? Se responderes que tem, é o Deus EspÃrito Santo que habita em VC.
6 – Jesus estava sendo batizado, O Pai falou este é meu filho, o Filho estava na agua e o EspÃrito Santo (que Desceria somente no pentecoste antecipou-se e) desceu em forma de pomba. Prova a trindade ou não?
7 – João 17 Jesus ora a seu pai por todos nós, ELE ORA AO DEUS PAI ATRAVÃS DO DEUS FILHO QUE TEM AUTORIDADE DE NOS DAR A SUA GLÃRIA, O ESPIRITO SANTO (João 17;22) mais uma prova da trindade.
CONCLUINDO, Como o amor de Deus pôde ser aperfeiçoado em nós sem Jesus morrer na cruz e sem a habitação de Seu EspÃrito Santo em nós?
Deus é Eterno, Jesus é eterno o EspÃrito Santo é eterno.
Deus é onipotente, Jesus é onipotente o EspÃrito Santo é onipotente.
Deus é onipresente, Jesus é onipresente o EspÃrito Santo é onipresente.
Deus é onisciente, Jesus é onisciente o EspÃrito Santo é onisciente.
Deus é Amor, Jesus é Amor o EspÃrito Santo é Amor.
Deus é Vida, Jesus é Vida o EspÃrito Santo é Vida..................
SÃO TRÃS DEUSES EM UM SÃ.
2006-12-29 09:52:26
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Doutrina da Trindade
Um dos pontos da doutrina cristã mais atacado, é o referente à doutrina da Tindade. A maioria das seitas, como Mórmons, Espiritismo, Testemunhas de Jeová, entre outras, ou distorce, ou nega tal doutrina. Porém negar a Trindade e dizer que Jesus é uma criatura, não é uma heresia nova, pois tal idéia foi defendida por Ário (256-336 d.C.), já no terceiro século de nossa era. Irei tecer alguns comentários sobre a doutrina, sem contudo fazer um grande aprofundamento teológico da mesma, mas farei uso de argumentos baseados nas Escrituras, que sejam suficientes tanto para entender a doutrina, tanto para derrubar os argumentos infundados da Sociedade Torre de Vigia (STV).
A STV afirma que como a doutrina da Trindade não pode ser entendida, não deve ser aceita, pois Deus não é Deus de confusão (I Co 14:33). Antes de explicar a doutrina, farei uma citação de um trecho de uma publicação da STV:
"Sal. 90:2: "Antes de nascerem os próprios montes ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo, sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus."
Há lógica nisso? Nossa mente não pode compreender isso plenamente. Mas não é uma razão sólida para o rejeitar. "
Raiciocínio à Base das Escrituras, p. 123
Partindo da citação acima, e comparando-a com o argumento da STV de que a doutrina da Trindade não deve ser aceita por estar além da razão, a STV terá duas alternativas: negar a eternidade de Deus, ou aceitar a Trindade.
Quanto à doutrina da Trindade não poder ser entendida, e ser confusa, eu discordo. A doutrina da Trindade só não é entendida pelos não crentes, pelos novos na fé, ou pelos que não se dão o tempo de estudá-la. Apesar da doutrina poder ser entendida, não podemos porém esgotar o assunto, pois agora conhecemos em parte (I Co 13:12), mas podemos sim verificar nas Escrituras argumentos suficientes para que tenhamos uma idéia clara e definida.
As principais dúvidas ocorrem por que não se sabe diferenciar Trindade e Triunidade. Este geralmente é o ponto no qual a STV faz confusão. Trindade não é triteísmo. A STV, para dizer que a doutrina da Trindade tem origem pagâ, apresenta várias tríades de deuses. Mas em todos os exemplos citados, são apenas três deuses, geralmente de religiões politeístas, e não uma trindade. Deus não tem três substâncias, mas sim uma só. Deus é Triúno em Sua forma de existir. Diz-se que o Filho é uma pessoa, o Espírito outra, e o Pai outra, mas a palávra pessoa denota individualidade substancial e moral. Por este motivo, é um pouco "perigoso" usar a palavra pessoa para descrever a Trindade. Não há distinção moral, ideal ou substancial na Divindade. Há distinção de ministério. Uma "Pessoa" da Divindade, nunca discorda da outra, pois há unidade. Não devemos confundir as pessoas(Jesus não é o Pai, o Pai não é o Espírito Santo, e o Espírito Santo não é Jesus), mas não devemos dividir as substâncias. Pode parecer um pouco confuso, mas não é. As dúvidas serão dirimidas com o decorrer do estudo, verificando-se o que foi exposto acima, nas Escrituras Sagradas.
Mas vamos ao que interessa: a doutrina da Trindade. Partirei de argumentos que defendem e que negam a Trindade, e farei a exposição de contra-argumentos, mostrando qual a verdade diante das Escrituras. A STV afirma que a cristandade(como chamam os cristãos que não fazem parte da seita), por defender a Trindade, é politeísta. Isso ocorre devido ao fato da STV não entender e não estudar a doutrina. Eu afirmo que a STV que é politeísta, pois ela afirma que Jesus é um deus, que o diabo é um deus, e que homens podem ser deuses. É verdade que as Escrituras chamam o diabo (deus deste século), e algumas vezes homens de deuses. Mas tais não são deuses por natureza, mas o são por que alguém (ou eles próprioso) os consideram como tal.
"Outrora, quando não conhecíeis a Deus,
servíeis aos que por natureza não são deuses;"
Gálatas 4:8
A Bíblia afirma claramente que há um só Deus:
"um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos."
Efésios 4:5-6
" Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."
Isaías 43:10
"Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus."
Isaías 44:6
Existe somente um Deus! É isso que a Bíblia afirma. Como as testemunhas de Jeová afirmam que Jesus é um deus menor que Jeová? É por que a crença da seita contradiz a Bíblia. As TJ consideram somente ao Pai como Jeová, mas Jeová é Triúno! Se não fosse assim, a Bíblia estaria se contradizendo, pois se há somente um Deus, como pode Jesus ser Deus, se ele não é Jeová? As Escrituras deixam bem clara a Deidade de Jesus, o que comprova a Trindade:
"de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém."
Romanos 9:5
"Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino."
Hebreus 1:8
"aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,"
Tito 2:13
Podemos verificar claramente nos versículos acima, que Jesus é Deus. Isto confirma a doutrina da Trindade, pois como há somente um Deus, e Jesus é Deus, logo Deus Pai e Deus Filho fazem parte de uma Trindade. A STV geralmente anda em círculos, pulando de versículo em versículo (fora de contexto) para contradizer a Trindade. Mas se quisermos refutar a doutrina da Trindade deveremos refutar também a Bíblia. Jesus é Deus (Jo 20:28), o Pai é Deus (Sl 90:2); homens não são deuses (Ez 28:2; Ez 28:9).
Um argumento da STV, para negar que Jesus é Deus, é I Co 8:6:
"todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também."
A STV usa este versículo para afirmar que somente o Pai é Deus. Mas como todos os argumentos da STV são inconsistente, este não poderia fugir à regra. Se nós usarmos este versículo para dizer que somente o Pai é Deus, deveremos também afirmar que somente o Filho é Senhor, e isto contraria a Escritura (Mt 11:25)
2006-12-27 06:34:58
·
answer #4
·
answered by APOLOGÉTICO 4
·
0⤊
0⤋
Vamos pensar um pouco: O que significa a palavra Deus? ... bom, Deus é umtitulo, assim como rei, governante, principe, etc... tanto que em 2 Corintios 4:4 Satanas, isso mesmo, Satanas, é chamado de deus.. pq? pq ele tem mto poder...
Jesus é um deus sim! Pq? pq ele tem muitissimo poder .. mas tem agluem, distinto, diferente dele que tem mais poder .. quem é? o Deus Todo-Poderoso, SEU PAI E DEUS tambem, jeova!! Isso é simples entender... o proprio Deus, Jeova (nome pessoal assim como Jesus é nome pessoal) disse que Jesus é seu filho no texto acima citado por voce... SAo tres: O Pai, O filho, e o espírito santo, mas separadamente e nao juntos como ensinam as religioes, porque a Biblia nao ensina.... NEM O PROPRIO JESUS nunca disse que ele, o Pai e o espirito santo fossem UM, literalmente... boa pergunta!
2006-12-27 06:16:58
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Jesus foi chamado assim por ter despertado o ki, só isso.
Hoje temos muitos deuses inconscientes vagando soltos.
A diferença é que de vez em quando um acorda.
2006-12-27 05:57:23
·
answer #6
·
answered by Satori 6
·
0⤊
0⤋
A santíssima trindade é como os aparelhos de som 3x1, lembra? disco de vinil, cassete e radio!!! Ou seja: Pai, filho, e espírito santo, mas todos em um só, ou seja, Jesus tem a mesma autoridade de Deus pai, e vice-versa, só que com o santíssimo espírito santo junto!!
2006-12-26 21:45:34
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
.
Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo.
Mesma substância e poder.
.
2006-12-26 21:36:35
·
answer #8
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋
Essa lição já aprendi e entendi.....Jesus é filho de Deus ....Deus é pai de toda humanidade....portanto Jesus é nosso irmão.
As pessoas acham mais fácil e cômodo falar que é mistério para não raciocinar.....
Muita Paz!
2006-12-26 21:33:19
·
answer #9
·
answered by sueli m 5
·
0⤊
0⤋
Resposta: vc não tem o q fazer da vida e fica criticando a religião de quem acredita!!! faça algo util e viva sua vida sem interferir dos outros
2006-12-26 21:32:01
·
answer #10
·
answered by LICCA 7
·
0⤊
0⤋