É mentira. Os apóstolos nunca foram católicos.
Essa denominação só foi adotada no ano de 381 d.C. pelo imperador Teodósio.
Quando Jesus falou em pedra Ele não estava se referindo a Pedro.
Ela se perdeu desde o início quando instituiu a oração pelos mortos, uso de velas entre outras coisas.
2006-12-26 10:40:09
·
answer #1
·
answered by Jorge C 3
·
2⤊
4⤋
A igreja católica a princípio deu continuidade, mas com o tempo foi distorcido os seus princípios originais. Hoje a igreja católica tem corruptos como em qualquer outra igreja.
2006-12-26 11:30:28
·
answer #2
·
answered by ? 4
·
2⤊
2⤋
Na verdade, a Igreja como instituição socia organizada, com dogmas, hierarquia, sacramentos, etc., data do século III.
Quanto à afimação de Jesus "Pedro, tu és Pedra e sobre ti erguerei a minha igreja, diz respeito a um outro conceito, o de "eclesia", que quer dizer reunião. Ou seja, a reunião dos primeiros apótolos e seguidores antes do surgimento da instituição social - igreja - também é "igreja" , ainda que não em termos sociológicos.
Se você considerar historicamente, a Igreja Católica, nada ou muito pouco tem do chamado "Cristianimo Primitivo", neste caso você poderia dizer que muito - ou quase completamente se transformou, Por outro lado, se consideramos que as instituições socias transformam-se com a própria marcha da História, o fato de isso com ela ocorrer esta absolutamente dentro das leis da "mudança social" vista numa perspectiva histórica.
2006-12-26 10:36:45
·
answer #3
·
answered by jotaéle 2
·
3⤊
3⤋
Meu irmão,vamos deixar religião e igrejinhas de lado, tem tanta coisa para se falar.Será que as instituições (igrejas) levam você ao céu, só se for o da boca!!!! Se você seguir os dois únicos e verdadeiros princípios da lei de Deus(AMA AO TEU DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS E AMA A TEU PROXIMO COMO A TI MESMO) Você nem precisa se lembrar de igrejas feitas de pedras, tijolos, barros e cimentos feitas pelos homens!!! Acorda para Cristo!!!!
2006-12-26 10:26:41
·
answer #4
·
answered by JOana 5
·
2⤊
2⤋
.
Se foi fundada por Cristo, por meio de Pedro, alguma coisa tá errada nessa igreja-estado:
1. Cristo (ou Pedro) fundou uma igreja, não um Estado (Vaticano);
2. A simplicidade era a tônica na vida de Jesus e de seus seguidores. Simplicidade na igreja romana?
3. Jesus andava no meio das pessoas, conversava com as pessoas, qualquer um podia chegar-se a Ele sem que houvesse necessidade de agendar entrevista. Tente você falar com o papa, ou até mesmo com o bispo de sua diocese?
4. Quanto às riquezas, nem é necessário falar.
5. Quer mais?
.
2006-12-26 11:36:05
·
answer #5
·
answered by Biggi 7
·
2⤊
3⤋
Há muitas contradições com a Bíblia. Quando Jesus esteve neste mundo a Igreja que Ele fundou não tinha o nome que tem hoje, nem mesmo no tempo dos apóstolos ela tinha esse nome. Pedro não menciona isso na Bíblia. Ele também não tinha o títlulo de papa. Já que papa significa Pai, e a Bíblia diz "ha ninguém chames de Pai a não ser aquele que os criou".
A |greja que Jesus fundou era bem diferente desta, não tem nada a ver com a de hoje.
2006-12-26 11:18:00
·
answer #6
·
answered by Gilberto 5
·
1⤊
2⤋
Ela dá continuidade a obra de Jesus. Mas tenho que reconhecer que alguns segmentos mudam um pouco o perfil.
2006-12-26 10:22:51
·
answer #7
·
answered by virgentina55 6
·
2⤊
3⤋
Na verdade isso não se aplica à igreja católica. Isso é uma realidade (em parte do que está na pergunta) da igreja cristã.
Quando a igreja começou, sequer era chamada de cristã, quanto mais de católica. Somente depois que a igreja se estabeleceu em Tessalônica foi que eles passaram a ser chamados de cristãos (seguidores do Cristo).
A igreja foi fundada por Jesus e seu exemplo foi passado através de seus apóstolos, cujo líder administrador era Tiago e cuja personalidade mais carismática e conhecida era Pedro.
Depois, a disseminação do evangelho pelo mundo conhecido à época, foi função dada por Jesus à Paulo.
Somente depois da miscigenação e da introdução de uma série de dogmas e de práticas que não haviam na igreja primitiva (ocorridas depois da estatização do cristianismo pelo imperador Constantino em 394 DC) foi que a igrja passou a agir com essa impáfia e a ter muitos dos trejeitos e das coisas fora da Bíblia que persistem em macular a fé.
Credito a maior culpa disso aos líderes, que sabem dos erros, mas que insistem em guiar as pessoas por caminhos tortuosos e a disseminar enganos e falácias.
Por isso a Bíblia diz que não devemos chamar a ninguém por pai ou guia (papa).
2006-12-26 10:18:35
·
answer #8
·
answered by jorge luiz stein 5
·
3⤊
4⤋
igrejas existem antes de cristo. jesus é o precursor da igreja cristã porém ele ñ definiu religião. os homens que fizeram separações, entre católica, evangélica e tal...pedro fundou igrejas cristãs.
2006-12-26 10:18:15
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Nao é a Igreja q diz ser fundada por Cristo, é o Evangelho que o diz.
Cristo nao fundou nenhuma igreja "protestante", afinal , Ele não protestava contra nada, a não ser contra fariseus e hipócritas..
Portanto, quem se perdeu da Igreja de Cristo , foi quem "protestou" contra ela.
"Extra Ecclesia, nulla salus"
2006-12-26 10:17:20
·
answer #10
·
answered by Frei Bento 7
·
3⤊
5⤋
SERIA OS PROTESTANTES DEPOIS DE MARTINHO LUTERO QUE FUNDOU A IGREJA DE JESUS??? CONTE OUTRA!!!
2006-12-26 10:12:11
·
answer #11
·
answered by SATELLITE 7
·
1⤊
3⤋