English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de saber uma religião que seja panteísta.

2006-12-26 09:48:31 · 14 respostas · perguntado por Á amizade é como uma flor 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Boa pergunta.

Há três doutrinas básicas nas quais se baseiam todas as doutrinas, seitas e religiões, são elas:

-Teísmo
-Panteísmo
-Pantiteísmo

- - - - - - - - - - - - - -

Teísmo
---------

O Teísmo (cristão) prega a existência de Deus e não aceita a razão como forma de conhecê-lo, acata antes a revelação, porém considera revelação o que ocorra dentro de sua igreja ou seita, considerando demonismo o que ocorra fora.

Para o teísta o dogma da existência de um deus pessoal, vingativo e cheio de defeitos humanos é explicado por textos (letra morta) que são impostos aos seus crentes.

Outro dogma do Teísmo é o de que esse “deus” fez todas as coisas de um “nada conceitual”, uma fonte de criação externa a esse “deus” que tira tudo do “nada” como de uma cartola de mágico. Questionados sobre o fato de que se essa fonte externa a esse “deus” existisse, ele não seria o Deus Onipotente e Oniciente, pois não estaria naquela fonte e, ela não sendo de sua “criação”, ou geração, haveria outro princípio inteligente e poderoso para ela, os teístas apenas respondem que nem tudo é dado aos filhos de Deus conhecer.

O Teísmo é contraditório por isso, porque afirma a Onipresença desse “deus” mas não explica que ele não esteja na essência de sua mesma fonte de criação... ela é externa a ele.

É contraditório também por afirmar que esse “deus” é Onipotente e Onisciente mas não explica como pode haver outra fonte de criação fora desse “deus” da qual ele não tenha conhecimento e a qual não gerou.

As religiões ocidentais são teístas.

---------------------------
Panteísmo
-------------

O Panteísmo considera um “deus” de cuja essência tudo derive, assim tudo é deus. Uma pedra é manifestação desse “deus”, uma flor, a matéria, as energias, as almas de todos os seres.

Assim, esse “deus” panteísta emana de si tudo quanta exista e depois tudo reabsorve como um oceano total, do qual tudo sai, toma individualidade e forma próprias depois retorna a esse “deus”.

Ai há duas correntes uma que diz que a cada retorno da alma ao plano espiritual (morte física) a alma se dissolva no ser divino. Outra corrente diz que o espírito filho passa por um processo evolutivo para depois se dissolver no ser divino.

O Panteísmo não explica para que esse “deus” emanaria almas-filhas, que evoluiriam, para depois perderem a individualidade, dissolvendo-se em “deus” como um vaso de água que reverte ao oceano divino. Por isso os espiritistas (kardecistas) negam o Panteísmo, mas Kardec não explicou a contradição do Teísmo cristão, até porque isso poderia significar inquisição e morte.

No mais o panteímo não se contradiz por afirmar esse “deus” como Onipresente, Onisciente e Onipotente.

------------------

Pantiteísmo
---------------

O Pantiteísmo ensina o Divino Monismo, no qual Deus é Essência Divina, Onipresente, Onisciente e Onipotente. Deus emana as almas-filhas, como centelhas divinas, que de início são simples, inconscientes e ignorantes, mas com todas as Virtudes Divinas para desabrochá-las no seio do processo evolutivo.

Tudo está imerso em Deus e nele tem origem e sustentação. Ele está no âmago de tudo. De cada filho de Deus. Do poder Divino emanam quintessências das quais, por adensamento vibracional, vão se formando todos os matizes de manifestações, as energias, e por fim as matérias físicas densas.

Mas não significa que Deus seja uma pedra, que devamos adorar um tijolo, ou que as manifestações divinas sejam o próprio Deus.

Também diferentemente do Panteísmo, o Pantiteísmo ensina que as almas adquirem primeiro consciência de que existem, depois consciência de individualidade, vão se aproximando da matéria para evolução, passam por todos os reinos da criação como consciências motrizes de suas existências e depois se despertam no reino animal como inteligências.

Esse processo de aproximação da matéria é chamado de involução da mônada ou centelha divina ou espírito embrionário.

Depois se inicia a fase da evolução, ou conscientização individual, desabroxando as Virtudes Divinas, sementes divinas que são os espíritos filhos em fazimento; em auto-elaboração; em auto-lapidação.

No seio da sociedade e da família entra a fase intelecto-moral onde a condição fraterna é desenvolvida. Através das vidas, das encarnações e desencarnações, dá-se a evolução intelectual, moral, amorosa e depois a inspiração, a intuição e o nirvana ou auto-cristificação.

Após o espírito-filho estar com Dons, Poderes e Virtudes desabroxados, cessa a necessidade das encarnações no mundo físico e a evolução irá se processar no reino do puro espírito.

Para o Pantiteísta não há dissolução em Deus. Há o auto-desabroxamento da semente divina. (A Sua imagem e Semelhança, lembra-te). Há a sintonia íntima com o Princípio Divino, no templo da Consciência, no mais íntimo do espírito filho, para torná-lo, cada vez mais, Espírito e Verdade como Deus o é.

---------- - - -
O Poema a seguir foi tirado do livro: "Evangelho Eterno e Orações Poderosas, de O. Polidoro"

DEUS

Eu Sou a Essência Absoluta, Sou Arquinatural,
Onisciente e Onipresente, Sou a Mente Universal,
Sou a Causa Originária, Sou o Pai Onipotente,
Sou Distinto e Sou o Todo, Eu Sou Ambivalente.

Estou Fora e Dentro, Estou em Cima e em Baixo,
Eu Sou o Todo e a Parte, Eu é que a tudo enfaixo,
Sendo a Divina Essência, Me Revelo também Criação,
E Respiro na Minha Obra, sendo o Todo e a Fração.

Estou em vossas profundezas, sempre a vos Manter,
Pois Sou a vossa Existência, a vossa Razão de Ser,
E Falo no vosso íntimo, e também no vosso exterior,
Estou no cérebro e no coração, porque Sou o Senhor.

Vinde pois a Meu Templo, retornai portanto a Mim,
Estou em vós e no Infinito, Sou Princípio e Sou Fim,
De Minha Mente sois filhos, vós sereis sempre deuses,
E, marchando para a Verdade, ruireis as vossas cruzes.

Não vos entregueis a mistérios, enigmas e rituais,
Eu Quero Verdade e Virtude, nada de “ismos” que tais,
Que de Mim partem as Leis, e, quando nelas crescerdes,
Em Meus Fatos crescereis, para Minhas Glórias terdes.

Eu não Venho e não Vou, Eu sou o Eterno e o Presente,
Sempre Fui e Serei, em vós, a Essência Divina Patente,
A vossa presença é em Mim, e Quero-a plena e crescida,
Acima de simulacros, glorificando em Mim a Eterna Vida.

Abandonando os atrasados e mórbidos encaminhamentos,
Que lembram tempos idólatras e paganismos poeirentos,
Buscai a Mim no Templo Interior, em Virtude e Verdade,
E unidos a Mim tereis, em Mim, a Glória e a Liberdade.

Sempre Fui, Sou e Serei em vós a Fonte de Clemência,
Aguardando a vossa Santidade, na Integral Consciência,
Pois não quero formas e babugens, mas filhos conscientes,
Filhos colaboradores Meus, pela União de Nossas Mentes.

2006-12-26 12:16:06 · answer #1 · answered by Tupã Mirim 4 · 2 0

.
Panteísmo é uma doutrina que identifica Deus em tudo.

Do grego: pan (tudo) e theos (Deus).
.

2006-12-26 11:44:13 · answer #2 · answered by Biggi 7 · 2 0

Panteísmo é uma doutrina que identifica o universo (em grego: pan,tudo) com Deus (em grego: theos). A reflexão deve partir de um conhecimento da realidade divina e depois especular sobre a relação entre o divino e o não-divino. A este ponto de vista chama-se panteísmo acósmico. Inversamente, quando a reflexão começa de uma percepção de toda realidade finita, das entidades passíveis de mudança e é dado o nome Deus a sua totalidade, denomina-se panteísmo cósmico.

O panteísta é aquele que acredita e/ou tem a percepção da natureza e do Universo, como divindade.

Etimologicamente falando, o termo panteísmo deriva das palavras gregas pan ("tudo") e teísmo ("crença em deus"), sustentando a idéia da crença em um Deus que está em tudo, ou à de muitos deuses representados pelos múltiplos elementos divinizados da natureza e do universo.

Em diversas culturas panteístas, freqüentemente a idéia de um Deus que vive em tudo, complementa e coexiste pacificamente com o conceito de múltiplos deuses associados com os diversos elementos da natureza, sendo ambos, aspectos do panteísmo.

Principal convicção é que Deus, ou força divina, está presente no mundo e permeia tudo o que nele existe. O divino também pode ser experimentado como algo impessoal, como a alma do mundo, ou um sistema do mundo. O panteísmo costuma ser associado ao misticismo, no qual o objetivo do mortal é alcançar a união com o divino.

2006-12-29 13:21:39 · answer #3 · answered by Carlos R 2 · 1 0

Eu sou panteista. As respostas que você já tem estão corretas. Deus está em tudo e em todos. Tudo é centelha do DIVINO. Somos parte de Deus e a Ele voltaremos. Daí, a máxima dos mandamentos, quando perguntaram a Jesus qual o maior dos mandamentos e ele respondeu:" amarás o senhor teu Deus sobre todas as coisas... e ao próximo como a ti mesmo", pois eu estou em Deus, o próximo está em Deus, eu - o próximo - Deus, somos um todo. Em conseqüência, me amando e amando o meu próximo (que eu conheço), também estou amando a Deus (que não conheço).

2006-12-27 05:58:27 · answer #4 · answered by Antonio Luiz F 5 · 1 0

o termo “panteísmo” vem de duas radicais que significam “tudo” e “deus”, e assim e definido como “doutrina que equaciona Deus com as forças e as leis do universo”.
Não pode haver dúvida sobre isso: O universo, o “livro da natureza”, revela muito sobre Deus. Mas para Deus ser mesmo real para nós, precisamos de muito mais conhecimento sobre ele do que apenas o que podemos ver no universo. Precisamos realmente de sua Revelação divina. Conforme lemos: ‘Como se pode depositar fé em Deus sem ter primeiro ouvido falar dele?’ (Rom. 10:14)

2006-12-26 11:01:49 · answer #5 · answered by Herman 6 · 1 0

Oi! Á amizade é como uma flor.
Panteísmo é uma doutrina que identifica o universo (em grego: pan,tudo) com Deus (em grego: theos). A reflexão deve partir de um conhecimento da realidade divina e depois especular sobre a relação entre o divino e o não-divino. A este ponto de vista chama-se panteísmo acósmico. Inversamente, quando a reflexão começa de uma percepção de toda realidade finita, das entidades passíveis de mudança e é dado o nome Deus a sua totalidade, denomina-se panteísmo cósmico.
O panteísta é aquele que acredita e/ou tem a percepção da natureza e do Universo, como divindade.
Etimologicamente falando, o termo panteísmo deriva das palavras gregas pan ("tudo") e teísmo ("crença em deus"), sustentando a idéia da crença em um Deus que está em tudo, ou à de muitos deuses representados pelos múltiplos elementos divinizados da natureza e do universo.
Em diversas culturas panteístas, freqüentemente a idéia de um Deus que vive em tudo, complementa e coexiste pacificamente com o conceito de múltiplos deuses associados com os diversos elementos da natureza, sendo ambos, aspectos do panteísmo.
Principal convicção é que Deus, ou força divina, está presente no mundo e permeia tudo o que nele existe. O divino também pode ser experimentado como algo impessoal, como a alma do mundo, ou um sistema do mundo. O panteísmo costuma ser associado ao misticismo, no qual o objetivo do mortal é alcançar a união com o divino.
Um Feliz 2007, para você e seus Familiares.
Um forte abraço.

2006-12-26 10:13:34 · answer #6 · answered by RuyLFreitas 7 · 1 0

Panteísmo - [do grego pân,pantós = tudo, todos + teísmo].
Doutrina segundo a qual só DEUS é real e o mundo, é um conjunto de manifestações ou emanações.
As Religiões primitivas são PANTEÍSTAS acredita-se num grande DEUS NATUREZA todos os elementos naturais são divinzados, se atribui ïnteligencias¨espirituais ao vento, a água, fogo, populações animais etc.

2006-12-26 10:07:59 · answer #7 · answered by LUROSA 4 · 1 0

Doutrina segundo a qual só Deus é real e o mundo é um conjunto de manifestações ou emanações.
Feliz 2007!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2006-12-26 10:03:28 · answer #8 · answered by Veterana. 7 · 1 0

Em linhas gerais, o panteismo acredita que cada espírito ao desencarnar se junte a outros tantos, formando um todo.
O espiritismo discorda - e a menor noção sobre Deus - e afirma que todos nós somos seres individuais e eternos e que guardamos nossa individualidade para todo o sempre, não sendo
sempre a mesma pessoa, pois evoluimos em cada reencarnação.
No panteismo tudo seria uma parte da divindade, que a ela tornaria.
Bjs

2006-12-26 10:02:11 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

Devem aparecer algumas cópias de enciclopédias por aí, mas simplificando pra entender, o Panteísmo é uma crença de que em tudo há uma escência divina.

Assim sendo, tudo que vemos e tocamos seria parte de um deus, inclusive nós. Religiões panteístas creem também, que forças da natureza seriam deusas, como o deus tupã dos índios brasileiros que seria representado pelo sol ou pelo moderno santo daime, que crê no poder divino de um chá para enlevar as pessoas a um plano novo de consciência.

Participam dessa crença, religiões afro-brasileiras, sul americanas, africanas, asiáticas e algumas filosofias orientais que foram introduzidas no ocidente com outros enfoques e nomes.

2006-12-26 09:58:31 · answer #10 · answered by jorge luiz stein 5 · 1 0

fedest.com, questions and answers